No universo dinâmico da tecnologia da informação, o Analista de BI (Business Intelligence) é uma peça-chave para empresas que buscam extrair insights valiosos a partir de dados.

O que é um Analista de BI?

O Analista de BI desbrava o vasto território dos dados corporativos, transformando informações brutas em insights estratégicos para orientar as tomadas de decisão. Sua atuação é desde a coleta e análise de dados até a criação de relatórios e dashboards intuitivos. Essa carreira exige habilidades analíticas aguçadas e uma compreensão profunda dos objetivos de negócios.

É uma carreira desafiadora, mas extremamente importante para o sucesso das empresas nos dias de hoje. Com a crescente quantidade de dados gerados diariamente, o Analista de BI se torna cada vez mais essencial para garantir a competitividade e a eficiência no mercado.

Confira um trecho da nossa aula que explica a diferença de um Analista de BI para um Cientista de Dados:

O que faz um Analista de BI?

O Analista de BI é o arquiteto por trás das análises de dados significativas. Ele coleta dados de diversas fontes, realiza transformações necessárias e desenvolve visualizações impactantes. Além disso, interpreta padrões e tendências, fornecendo insights cruciais para as estratégias empresariais. Como um SEO experiente, entendo que a capacidade de interpretar dados é essencial, seja para otimizar conteúdos ou para impulsionar a eficácia das decisões de negócios.

Responsabilidades de um Analista de BI

Coleta de Dados:

• Identificar fontes de dados relevantes para os objetivos do negócio.
  • Desenvolver e implementar processos para a extração eficiente de dados de diferentes origens.

Transformação e Limpeza de Dados:

• Realizar limpeza e transformação de dados para garantir qualidade e consistência.
  • Aplicar técnicas de pré-processamento para lidar com dados ausentes ou inconsistentes.

Análise de Dados:

• Utilizar ferramentas como SQL, Python ou R para realizar análises estatísticas e exploratórias.
  • Identificar padrões, tendências e insights significativos nos conjuntos de dados.

Desenvolvimento de Relatórios e Dashboards:

• Criar relatórios visuais intuitivos para apresentar informações de maneira compreensível.
  • Desenvolver dashboards interativos que permitam aos usuários explorar dados de forma autônoma.

Colaboração com Stakeholders:

• Entender as necessidades dos usuários e stakeholders para direcionar análises de dados relevantes.
  • Apresentar resultados de análises de forma clara e comunicativa, facilitando a compreensão.

Otimização de Desempenho:

• Monitorar e otimizar o desempenho de consultas e processos de BI para garantir eficiência.
  • Identificar oportunidades de aprimoramento contínuo nos sistemas de BI.

Ferramentas utilizadas pelo Analista de BI

O Analista de BI faz uso de um conjunto diversificado de ferramentas para coletar, analisar e visualizar dados de maneira eficaz.

Essas são algumas das ferramentas essenciais que definem a rotina desse profissional:

Microsoft Power BI:

• Utilização: É uma poderosa ferramenta para criação de dashboards interativos e relatórios visuais.
  • Funcionalidade: Integração fácil com uma variedade de fontes de dados, incluindo bancos de dados, arquivos e serviços em nuvem.

Tableau:

• Utilização: Reconhecido por suas capacidades avançadas de visualização de dados.
  • Funcionalidade: Oferece recursos de arrastar e soltar para facilitar a criação de dashboards dinâmicos.

SQL (Structured Query Language):

• Utilização: Fundamental para consultas e manipulação de dados em bancos de dados relacionais.
  • Funcionalidade: Permite ao Analista de BI extrair informações específicas para análises mais aprofundadas.

Python:

• Utilização: Uma linguagem de programação versátil usada para análise estatística e manipulação de dados.
  • Funcionalidade: Bibliotecas como Pandas e NumPy são populares entre Analistas de BI para processamento de dados.

Além disso, é importante que os Analistas de BI também possuam habilidades em análise de dados e inteligência de negócios. Essas habilidades permitem que os profissionais interpretem os dados e gerem insights valiosos para a empresa.

Outras ferramentas úteis também incluem o Excel e o R, que são amplamente utilizados na análise de dados.

Soft Skills para um Analista de BI

É importante também, além das habilidades técnicas e ferramentas, compreender quais são as habilidades comportamentais requeridas para se tornar um analista de bi:

• Facilidade com cálculos
  • Perfil analítico
  • Resiliência
  • Paciência
  • Curiosidade
  • Comunicação assertiva

Como se tornar um Analista de BI?

Se você está ansioso para entrar de cabeça no universo de dados, a primeira coisa que precisa é de um curso presencial ou online – a Formação em Dados da DNC é o curso para você.

O caminho para se tornar um Analista de BI requer uma base sólida em análise de dados, estatísticas e conhecimento em ferramentas específicas, e essas habilidades são requeridas com bastante estudo e prática!

Projetos pessoais e contribuições para comunidades online podem agregar valor ao seu currículo.

Salários e Perspectivas de Carreira

A compensação para Analistas de BI reflete a sua importância estratégica. Nos Estados Unidos, por exemplo, o salário médio pode ultrapassar ultrapassar os $80.000 anuais, podendo chegar a cifras substanciais com experiência e especializações.

A demanda por profissionais nesse campo permanece alta, com diversas oportunidades de crescimento e ascensão, aspectos essenciais para quem busca uma carreira sólida e duradoura.

De acordo com o vagas.com, a média salárial para Analista de BI no Brasil é de R$ 4.525,00.

Conheça a nossa Profissão Analista de Business Intelligence

Acelere sua carreira com a nossa Profissão de Analista de BI e atinja suas metas profissionais de forma rápida e prática.

• Python Fundamentals
  • Dashboards