Neste artigo vamos explorar as principais soft skills para o sucesso de um Product Manager no universo de Product Management. Vamos entender como essas habilidades interpessoais podem impulsionar sua carreira e contribuir significativamente para o sucesso de seus projetos!

Vamos começar entendendo, o que são as soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais que impactam sua performance em um ambiente de trabalho.

Por que dar atenção e focar no desenvolvimento delas?

Essas habilidades influenciam diretamente na forma que você vai se demonstrar e na forma em que você vai trazer resultados pois elas são um conjunto.

💡 Um exemplo:

Quando nós falamos sobre gestão de pessoas, essa habilidade, por exemplo, engloba a questão da empatia, como você trabalha em equipe, a sua comunicação e esse conjunto de comportamentos que você tem dentro do ambiente de trabalho, irão determinar como serão suas reações dentro daquele ambiente.

Essa série de comportamentos que (não são fáceis de medir), o nosso maior foco dentro deste módulo é que vocês terminem sabendo se auto-avaliar. E que vocês tenham uma autonomia, saberem desenvolver essa habilidade que você está em defasagem.

Lembre-se: As empresas contratam por Hard skills e demitem por Soft skills!

Em uma triagem de processo seletivo você estará sendo contratado pelas suas habilidades técnicas, será observado durante uma prova, uma resolução de Case, durante um Painel, se você possui essas habilidades.

E durante o dia a dia, que você estará em contato com seus gestores, seus líderes, você irá demonstrar suas habilidades comportamentais, e isso vai mostrar se realmente você tem fit cultural com a empresa, se realmente você está cumprindo com a ética da empresa.

  • São mais difícieis de medir
  • São mais trabalhosas de aprimorar
  • Você será observado o tempo todo
  • Será preciso observar, estudar, praticar, errar, melhorar (volte para o primeiro passo)
  • Feedbacks são ouro – porém saiba filtrar
  • Feedbacks não têm réplica
  • Autoconhecimento alavanca as melhorias
  • Aproveite as pessoas ao seu redor
  • “De 0-10, o quão você acha que eu melhorei em x….?”

Principais Softs Skills

No universo dinâmico do product management, a capacidade de um profissional ir além das habilidades técnicas e abraçar as competências interpessoais, conhecidas como soft skills, é crucial.

Para os product managers, estas habilidades não são apenas complementos desejáveis, mas elementos fundamentais para o sucesso na área.

Vamos explorar as principais soft skills que todo Product Manager deve desenvolver e aprimorar para se destacar na gestão eficaz de produtos:

Gestão de Pessoas

Iremos entender um pouco sobre essa habilidade, entender como você se metrifica, como você se auto-avalia, quais são as micro-habilidades que você irá precisar ficar de olho e ao final da aula será disponibilizado um material extra para vocês.

Por que Gestão e Liderança de Pessoas é tão importante para o mercado de trabalho? Hoje em dia nós estamos vendo mais empresas que estão dando maior autonomia para seus colaboradores, como gestoriar seus pares em seus próprios projetos.

Caso você não consiga gestoriar essas pessoas, você não irá conseguir um bom resultado, e irá desenvolver aquela visão negativa em relação à essa habilidade dentro do ambiente de trabalho.

Como saber se estamos mandando bem ou não?

A primeira micro-habilidade que está compondo essa questão de gestão de pessoas, é justamente a liderança, ou seja, você consegue liderar pessoas?, você é uma pessoas que consegue engajar?

você consegue criar um senso de organização na sua cabeça? e transpassar aquilo para as pessoas de forma que elas entendam o objetivo?

Além da questão da Liderança de Pessoas. nós temos a Gestão de Crise, ou seja, você entregou um plano de ação para sua equipe, explicou os objetivos, mas você se depara com uma crise, em algum momento algo deu errado no seu planejamento.

  • Qual sua atitude?
  • Como se comportar nos momentos de crise?
  • Como analisar os dados que compõem aquela situação?
  • Desenvolver um plano de ação de correção e passar isso para as pessoas, para que elas te ajudem a contornar aquela crise.

Isso compõe a questão de gestão e liderança de pessoas.

Outra micro-habilidade super importante, é a Gestão de Risco, que é, antes de você entregar aquele plano para a equipe, antes de você tomar uma decisão para gerenciar uma crise, você identificar os possíveis riscos que sua equipe está correndo dentro daquele ambiente.

Os riscos que devem ser mapeados são aquele que podem colocar seu objetivo em “Xeque”, que podem impedir de ao final da semana, você não atingir a meta que a equipe estava esperando.

Outro ponto extremamente importante é a Empatia, nem todo mundo aprende rápido, nem todo mundo tem o mesmo desempenho, irá ter algum dia que alguém não irá trabalhar por algum motivo.

A questão de você se colocar no lugar do outro e utilizar disso para proporcionar melhores resultados é uma habilidade muito difícil de se desenvolver.

Inteligência Emocional

É um tema que está muito em alta e dentre as habilidades que estamos falando ela é uma das mais difíceis de você controlar e aprimorar.

Uma outra habilidade requerida é a adaptabilidade.

Quando estamos falando de adaptação em ambientes diversos, estamos falando de você mudar de função ou de área dentro da empresa, mantendo o mesmo nível de performance.

Outra questão muito importante é a Resiliência, você precisa olhar para situações difíceis e tomar a frente, puxar a equipe para o desafio.

Você olhar para essa situação e dizer que você pode mudar aquilo, pode melhorar, isso é ser Resiliente.

Para saber se você melhorou sua Inteligência Emocional, você deve se perguntar:

  • Sei lidar com conflitos sem perder o controle?
  • Qual minha postura diante de grandes mudanças?
  • Qual a minha reação perante situações criticas?

Criatividade

Você se considera uma pessoa criativa?

Quando nós falamos de habilidade, estamos falando da habilidade de você pegar técnicas e conhecimentos que você já desenvolveu e juntar eles para resolver problemas. E como nós estimulamos a questão da habilidade?

Precisamos entender 3 pontos importantes.

1️⃣ Estímulo: escutar música, escutar PodCasts, assistir filmes.

2️⃣ Mapa mental: É uma forma de organizar ideia avulsas em sua mente, uma forma de você fazer um brainstorm em time ou sozinho, para colocar as ideia na mesa.

3️⃣ Scamper: É uma ferramenta para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, utilizada para organizar o processo de brainstorm:

Como saber se eu melhorei?

Você irá analisar se você consegue mesclar essas técnicas de maneira inovadora.

E se você consegue pensar na melhoria, e testar para mostrar o antes e depois destes testes?

Se sim, você está no caminho certo para desenvolver sua criatividade.

Alguns livros para estudo que vão te ajudar no processo criativo:

Comunicação Assertiva

Quando estamos falando de comunicação assertiva, muita gente não assume que não tem uma comunicação assertiva.

Como eu sei se possuo essa comunicação?

A primeira micro-habilidade que está envolvendo essa questão da comunicação assertiva é a Capacidade de Síntese.

A capacidade de Sínstese é a habilidade de sintetisar algo de maneira assertiva e garantir que seu ouvinte irá entender exatamente o que você esta falando para ele.

Além da capacidade de Síntese, quando falamos de comunicação assertiva, também estamos falando de você escutar o que a pessoas está falando ativamente.

Quando falamos de comunicação assertiva, estamos falando sobre trazer todos os elementos de maneira clara, e que não fique dúvidas e não tenha risco do que você esta passando ao seu time, não seja entregue.

Como eu sei que melhorei minha comunicação?

Precisamos pensar na saída das tarefas que eu peço ao meu time, elas estão sendo entregues de acordo com a expectativa que eu criei sobre aquilo?

Alguns livros para estudo que vão te ajudar a ter uma comunicação assertiva:

Organização e Gestão de Tempo

Uma habilidade super importante que pode ser desenvolvida e aprimorada todos os dias, pois será utilizada para o resto da vida.

Devemos levar em conta:

  • Planejamento do seu dia, semana e mês.

Uma micro-habilidade dentro da Organização e Gestão de Tempo é a Flexibilidade, que é mapear possíveis imprevistos, que acontecem toda semana, sempre devemos colocar um tempo a mais levando em conta possíveis imprevistos.

Ferramentas e softwares, são técnicas que ajudam a gestoriar melhor o tempo e ser uma pessoa mais produtiva, um exemplo disso é o Scrum, você separa suas tarefas e atividades por intervalos.

Existem várias ferramentas que podem auxiliar no desempenho das suas atribuições diárias.

Negociação

Quando falamos de Negociação, estamos falando de poder de Argumentação, quando você esta falando com uma pessoas e você precisa vender uma ideia, durante desenvolvimento de projetos, seja com o time na hora de pontuar as tarefas, seja com o Sponsor na hora de solicitar um dado que ele não está seguro de lhe passar.

Além da argumentação precisamos desenvolver a Autoconfiança, pois se você vai convicto de que sabe o que está falando, irá mudar o jogo para você.

Você precisa também de paciência e estudo, pois não é uma habilidade que se desenvolve da noite para o dia. Precisa ter paciência pois você irá precisar da ajuda do pessoal que trabalha com você, e estudo, pois sem dados sua argumentação fica “pobre”, fica inválida, qualquer pessoa consegue provar que você esta errado.

Priorização de Tarefas

O primeiro ponto a ser reforçado é a questão de trabalhar com o framework ágil, o P.O trás os requisitos do cliente, trás os objetivos, você irá pegar os objetivos e perguntar ao seu gestor qual dessas tarefas é a mais crítica da semana, após isso, você irá fazer uma priorização para medir a urgência das tarefas.

Como eu sei que estou melhorando?

Você irá trabalhar com ferramentas, essas ferramentas irão estar te dando o resultado da sua produtividade, trabalhando com priorização você terá que olhar para o trabalho do seu mês.

Outra coisa importante é você validar isso com quem te passou o objetivo, você precisa fazer as perguntas corretas e tomar decisões direcionadas.

Uma coisa que pode te ajudar bastante, é utilizar a tecnologia ao seu favor, pois quando você utiliza ferramentas que irão te dar esse auxílio de visualização da sua semana, você consegue priorizar melhor.

Mindset

Mindset é uma sequencia de comportamentos e conceitos pré-estabelecidos que temos em nossa cabeça que pode determinar 2 formas de reagir, frente à situações em nossa vida.

1️⃣ Mindset de Crescimento: Se deparou com um problema, assume-se o modo HardWork, e vamos resolver esse problema, vamos aprender, vou lidar com isso HOJE.

2️⃣ Pessoa que tem uma “trava”: quando se depara com um problema, cria uma certa “trava” para resolve-lo, procrastinando suas tarefas.

Existem algumas maneiras de trabalharmos isso para focarmos no Mindset de Crescimento, ajudar você a se guiar na carreira, usar como impulso para resolver nossos problemas.

Temos a questão do desconforto, você não pode estar muito acomodado, pois isso leva a você diminuir sua produtividade. Você precisa estar minimamente desconfortável para que você consiga ter uma evolução.

Quando falamos de Mindset de Crescimento, estamos falando de Foco no Processo, ao invés de você focar no seu objetivo final, divida ele em micro objetivos, para assim ter uma visão mais ampla do processo, atribuindo a você mini conquistas.

Conclusão

As soft skills são habilidades comportamentais, seu padrão de comportamento, das atitudes que você tem perante a desafios, problemas e dentro do ambiente de trabalho. Diferente das habilidades técnicas, você terá que aprender com as pessoas a sua volta como metrificar para saber se você está mandando bem ou não.

A partir dessas soft skills, você irá criar seu padrão, criar seu objetivo de melhoria e traçar o seu plano de ação!

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