Não há dúvidas de que a presença de um Scrum Master faz toda a diferença para uma equipe, afinal, esse profissional é responsável por ensinar e pôr em prática todos os valores da metodologia Scrum.

Aliás, podemos dizer que existem três papéis indispensáveis para o Scrum Team, já que o Scrum Master concilia suas responsabilidades com a performance do Product Owner e do time de desenvolvimento.

Falando especificamente sobre o Scrum Master, quem assume esse cargo trabalha para facilitar (e muito) o trabalho de toda a equipe.

Por ser especialista nos conceitos de Scrum, no framework e ter facilidade com a gestão ágil de projetos, existem muitas particularidades na atuação do Scrum Master!

Para entender melhor sobre como um Scrum Master trabalha e qual deve ser sua relação com os outros membros da sua equipe, continue por aqui e leia o conteúdo até o final.

Veja abaixo o que você vai encontrar nos próximos tópicos:

Sumário

O que é um Scrum Master?

Chegou a hora de saber, em detalhes, o que define um Scrum Master.

O Scrum Master é responsável por reunir o máximo de conhecimento no time de Scrum. Logo, fica evidente que este é nada mais, nada menos, do que o encarregado de potencializar o trabalho da equipe (garantindo que todos os envolvidos entendam e apliquem os devidos princípios).

Ou seja, esse profissional facilita vários processos do Scrum – como  alinhamentos diários, reuniões de planejamento de sprint, desenvolvimento de relatórios, revisões, retrospectivas e refinamento.

Entre as principais características que o profissional deve ter para alcançar um bom desempenho, vale destacar as soft skills relacionadas às habilidades de comunicação, política e facilitação.

O que faz um Scrum Master?

Está claro que Scrum Master é um facilitador para a empresa e todos os seus colegas de trabalho, uma vez que é quem consegue empregar ações que potencializam as habilidades de todos os envolvidos num projeto Scrum.

Logo você vai saber que o Scrum Master trabalha para que o Product Owner e os desenvolvedores possam se comunicar de forma direta, sem necessidade de sua interferência.

Dessa forma, os seus objetivos são traçados com metodologias ágeis, que consistem em times auto-organizados, com total capacidade de agirem de modo 100% independente.

É esse conjunto que consegue direcionar/determinar o rumo do projeto.

Obviamente, para que seja um verdadeiro facilitador, você vai conhecer as responsabilidades atribuídas ao Scrum Master a seguir.

Responsabilidades do Scrum Master

Com tudo que foi descrito até agora, já dá para ter uma noção mais aprofundada sobre a função do Scrum Master, é interessante dar mais um passo e identificar o que fica sob o controle do profissional.

Quais são, de fato, as características de um Scrum Master? O que esse profissional deve fazer para lidar com a gestão das tecnologias de marketing e alcançar o máximo com sua equipe? 

Veja tudo nos próximos tópicos.

Agilizar reuniões

Reuniões rápidas estão entre as partes mais importantes de um desenvolvimento ágil, porém, na maioria das vezes são as mais incompreendidas. 

Sendo bem realista, alguma vez uma reunião rápida, por si só, tornou sua equipe mais ágil?

A questão é que essas reuniões devem ser agendadas para pontos específicos. No entanto, acabam sendo usadas para inflar egos, para compor um planejamento ou por vezes para justificar descrições de trabalho.

Elas também não representam a única hora para mencionar os obstáculos de cada ação. Quem tiver algum problema, deve pedir ajuda antes! 

O Scrum Master é a pessoa ideal para mediar essas reuniões rápidas e, de certa forma, fazer com que cumpram com sua verdadeira função.

Planejamento de sprint

Os planejamentos de sprints precisam funcionar, portanto, é importante ter um backlog bem escrito, contendo os critérios de aceitação de uma forma compreensível para qualquer integrante do Time Scrum. 

É exatamente para isso que o Scrum Master acaba se reunindo com o Product Owner (PO).

O intuito desse conjunto é auxiliar o PO a realizar suas tarefas. 

Nessa reunião, também acontece o refinamento de backlog.

Revisões de projetos

É possível que a revisão de projetos seja o momento em que o Scrum Master conduz tudo de forma mais ativa, inclusive, é quando tem que se planejar com antecedência e se preparar.

A reunião feita nesta etapa consiste em uma dinâmica mais descontraída e intuitiva.

É o momento apropriado para que o Scrum Master busque entender os problemas existentes até então e, assim, identifique o que ajudou e o que atrapalhou o sprint recém-finalizado (isso é explicado aos próprios membros do Time Scrum).

Vale lembrar que jogar a responsabilidade uns para os outros enquanto os erros são apresentados é algo desnecessário.

O Scrum Master se limita a identificar os erros e mostrar como evitá-los nos próximos projetos. Tornando a vida e o trabalho de quem é responsável pelos projetos importantes de uma empresa bem mais tranquila. 

Retrospectivas

A última reunião é chamada de retrospectiva, a qual tem a avaliação do processo de trabalho no sprint como principal objetivo. 

Por dizer avaliar, entenda que isso significa olhar com muita atenção para tudo que ocorreu na sprint e recomendar soluções que possam adaptar o que não está bom e impedindo a agilidade do progresso.

Tal técnica deve ser simples e eficaz, mantendo em mente que uma reunião de retrospectiva deve especialmente avaliar o processo num todo e levantar propostas que possam aprimorá-lo.

É o Scrum Master quem deve perceber o momento de fazer tais dinâmicas, com estratégias eficientes para que a reunião seja diferente das anteriores e leve a equipe trabalhar melhor esse processo da retrospectiva.

Administração de quadro de Scrum

Sabendo que o quadro é o recurso que define um método Scrum, é preciso dar ênfase na questão da colaboração e tomada de decisão da equipe.

Normalmente, as tarefas e projetos são divididos em sprints de 2 semanas.

No primeiro, a equipe se reúne para decidir o que pretendem realizar, bem como para designar os resposta para suas respectivas tarefas.

Ao longo das sprints posteriores, o Scrum continua tendo reuniões com certa frequência (que seja o suficiente para manter tudo funcionando e longe de problemas).

É então que as tarefas são organizadas no quadro do Scrum — o qual pode ser dividido em três (ou mais) colunas: pendências planejadas, em andamento e finalizadas.

Aqui o Scrum Master também trabalha com o Product Owner para contribuir com as definições que facilitem o entendimento do time sobre as pessoas que precisam ser atingidas.

Ou ainda é a hora de se discutir sobre as motivações das tarefas e o impacto que terão na organização.

Nesse momento, sempre é bom fazer uma ligação entre o planejamento estratégico e a execução, além de criar e/ou organizar tarefas relevantes para os objetivos que devem ser atingidos.

Por fim, o Scrum Master deve contribuir com outra demanda do PO: refinar o backlog, que quer dizer dividir as maiores estórias – descrever a necessidade do usuário do produto de forma simples e leve com a utilização de metodologia ágil – em tarefas menores.

A meta é fazer com que sejam realizadas dentro do time-box do Sprint determinado, juntando as menores e mais rápidas estórias em uma maior (evitando cometer erro de microgerenciamento).

Reuniões individuais

As reuniões do Scrum são realizadas de forma bem frequente, como deu para notar.

Recomenda-se, inclusive, a adoção de um sistema com reuniões diárias do Scrum.

Nesse caso, estamos falando sobre as reuniões individuais, que são curtas e vão direto ao ponto.

É comum que o Scrum Master faça essas reuniões todos os dias, logo no início do expediente.

Ao final de cada reunião rápida, os membros de cada equipe devem ter respondido perguntas como: “o que você fez ontem?” e “o que vai fazer hoje?”.

Em seguida, nas reuniões individuais também podem sinalizar algum obstáculo que esteja enfrentado até o momento.

Como as reuniões individuais são diárias, não devem levar mais do que quinze e trinta minutos.

Elas servem apenas como uma maneira de manter os membros da equipe atualizados, tanto em suas próprias tarefas quanto na questão de se comunicar com os outros sem restrições.

Graças a sua frequência, as reuniões individuais permitem que os problemas sejam resolvidos à medida que surgem, mantendo o sprint em andamento e respeitando o cronograma.  

Consultas

É importante que um mestre Scrum esteja preparado para consultar tanto os membros da equipe quanto as outras partes internas interessadas visando encontrar a melhor forma de trabalhar com a equipe Scrum.

Bloqueadores

Os bloqueadores externos são eliminados pelo mestre de Scrum, afinal, este profissional ajuda a equipe gerenciando desafios internos, propondo certas melhorias em processos ou organizando o fluxo de trabalho.

Trabalho ativo

Quando a equipe não vai bem, o mestre de Scrum tem que dar seu jeito. 

Ele (a) precisa saber o que fazer para consertar computadores, mudar estações de trabalho de lugar ou ajustar o ar-condicionado, por exemplo.

A ideia é que estejam dispostos a fazer tudo o que for necessário para contribuir significativamente com a sua equipe e não deve se esqueça de seu lado humano para o bem dos envolvidos.

O Scrum master pode até ficar responsável por tudo que envolva ou possa influenciar a produtividade e performance do time como arrumar computadores, disponibilizar e garantir o compartilhamento de links.

Confira um trecho da nossa aula sobre Scrum Master:

Os impactos das responsabilidades de um Scrum Master para o negócio é:

Fomentando a Comunicação: O Scrum Master trabalha para garantir que todos os membros da equipe tenham as informações de que precisam para realizar seu trabalho de forma eficaz. Isso pode incluir agendar reuniões regulares, como as reuniões diárias de stand-up, onde os membros da equipe compartilham atualizações sobre seu progresso e identificam quaisquer obstáculos.

Resolução de Conflitos: Conflitos inevitavelmente surgem em qualquer equipe, e o Scrum Master desempenha um papel fundamental na resolução desses conflitos de maneira construtiva. Isso pode envolver facilitar discussões entre membros da equipe, ajudar a encontrar soluções de compromisso e garantir que as relações interpessoais permaneçam saudáveis.

Promoção da Colaboração: O Scrum Master incentiva a colaboração entre os membros da equipe, ajudando-os a trabalhar juntos de maneira eficiente para alcançar os objetivos do projeto. Isso pode envolver a implementação de práticas ágeis, como o emparelhamento de programadores ou a realização de sessões de brainstorming em equipe.

Como me tornar Scrum Master?

A chave que você precisa para se trocar um Scrum Master é estudar muito!

Tendo uma boa base teórica e até prática das ações que um Scrum Master precisa lidar é o suficiente para ter sucesso com as entrevistas e desempenhar um excelente papel quando estiver na área.

Se você tem interesse em se tornar Scrum Master por tudo que leu aqui e quer conquistar boas oportunidades de trabalho, procure absorver toda a metodologia proposta antes de qualquer coisa (além de aproveitar para criar uma rede de networking antes mesmo de atuar).

Uma opção interessante é fazer cursos preparatórios e certificados, como os da DNC.

Ainda que seu objetivo seja começar apenas aprendendo, as aulas da Formação em Projetos da DNC oferecem conteúdos extremamente completos e projetos práticos que permitem uma compreensão mais afunilada sobre como tudo se relaciona na área e acontece na rotina profissional.

Torne-se um Scrum Master em apenas 3 meses e acelere sua carreira!

Você será o líder da eficiência ágil, conduzindo equipes para alcançar metas em tempo recorde, guiando projetos complexos com sua experiência em Scrum, desenvolvendo habilidades como:

  • Excel Intermediário
  • Gerenciamento de stakeholders
  • Fundamentos do Scrum

Qual o salário de um Scrum Master?

De acordo com dados apresentados na Glassdoor, a média salarial de um Scrum Master é de R$9.055, tendo a possibilidade de passar para R$12.000 quando se torna um Scrum Master Sênior.

Conheça abaixo as categorias de carreira na área!

  • Scrum Master Júnior: iniciante que tem conhecimentos desejáveis e está desenvolvendo habilidades com as experiências necessárias para o papel. Nessa etapa, a remuneração média é de R$ 5.374,00;
  • Scrum Master Pleno: profissional que já tem uma experiência consolidada e já detêm a maior parte das habilidades que o cargo exige. Aqui a remuneração média parte para R$ 8.038,00;
  • Scrum Master Sênior: por fim, profissional quando o profissional conquista uma ampla e comprovada experiência em todas as atribuições do cargo, mas ainda se dispõe a permanecer em constante evolução para executar seu papel com excelência. Graças a toda dedicação, a remuneração média dessa etapa é R$ 10.000,00.

Como o Scrum Master e o Product Owner se relacionam?

Mencionamos ao longo das responsabilidades do Scrum Master como se dá a realização das cerimônias que o Scrum divide com um Product Owner (como dailys e sprints).

Analisando essas funções, percebemos que as responsabilidades do Scrum Master implicam em disponibilizar os recursos necessários para que as atividades ocorram, dando conselhos e direcionando as pessoas dos demais papéis.

Enquanto isso, o Product Owner de cada projeto é designado conforme seus conhecimentos e experiências na área.

Ou seja, mesmo com toda autonomia de atuação do PO, o Scrum Master fica responsável por auxiliar e adaptar o modo de agir do Product Owner em relação à metodologia.

Conclusão

Com tudo que vimos até aqui, fica nítido que um mestre de Scrum ajuda toda uma equipe a gerenciar o processo, levando a empresa a conquistar algumas vitórias importantes.

Suas capacidades e habilidades agregam valor às entregas dos clientes, que acontecem com regularidade.

Seus colegas de equipe e gerentes se sentem mais seguros para manter o foco no que sabem fazer de melhor, enquanto o Scrum Master orquestra tudo isso.

Quando o Scrum funciona, os gerentes de produto mantém o foco na estratégia geral, os desenvolvedores criam os melhores códigos e os vendedores podem continuar tocando o sino.

Para saber mais sobre esse cargo, acesse o site da DNC e confira nosso curso dedicado especificamente para essa área.

Você vai se apaixonar!

Leia também

Veja também nossos outros artigos relacionados: