Geralmente, associamos zona de conforto a algo cômodo, tranquilo e sem muita instabilidade. No entanto, no âmbito profissional, estar na zona de conforto pode ser algo bem ruim, que esteja te impedindo de evoluir e alcançar patamares superiores na sua carreira.

Você já parou para pensar no caminho que você faz todo dia para o trabalho ou faculdade? Ele é a única opção?

Provavelmente não, correto? As cidades têm várias ruas, várias opções de trajetos. Porque você repete o mesmo trajeto todo dia?
A resposta mais provável é que este trajeto entre na sua zona de conforto! Seja por ser o mais rápido, o mais prático, você sabe que ele te leva até o seu destino no tempo desejado.

Mas já parou para pensar como seguir caminhos diferentes podem dar um ar diferente ao seu dia e quebrar a monotonia? Se você sair meia hora mais cedo, você pode ir por um caminho mais bonito, com lojas diferentes, ver pessoas novas e por aí vai.

E isso não se aplica apenas ao trajeto do trabalho não! Nós caímos na Zona de Conforto em vários aspectos de nossa vida, principalmente no ambiente de trabalho!

Não vou mentir: A zona de conforto é algo que é bem confortável e nos dá segurança. Estaria mentindo se dissesse que eu mesmo não faço o mesmo trajeto todo dia para vir trabalhar.
Entretanto, no nosso trabalho, ficar dentro da Zona de Conforto é sinônimo de estagnação!

Atualmente, os gestores não procuram por pessoas estáticas, que só fazem o que lhes é pedido, procuram por profissionais com um mindset de crescimento, que se propõem a entregar sempre mais do que o esperado, ou seja, que se baseiam no overdelivery sempre. Estamos em uma época em que as áreas se integram e não existem mais projetos de áreas isoladas. Talvez a vendedora consiga fazer alguma melhoria para ajudar em operações, e talvez o Vídeomaker consiga escrever um artigo (digo por experiência própria. Prazer, Vídeomaker da DNC).

Claro, tudo tem suas limitações. Às vezes, assim como eu, você é uma pessoa que não tem jeito nenhum para vendas ou lidar com pessoas, então as coisas que você pode explorar no seu ambiente de trabalho são limitadas, sim! Apesar disso, não utilize isso como muleta e tente se desenvolver nesses aspectos pois tenha certeza que eles serão importantes para sua carreira. E acredite: Essas habilidades vão além do seu cargo, então não se prenda a sua posição.

Vai pensando aí: Desde que você entrou no seu emprego, quais serviços que vão além do esperado você experimentou?

Pensando nisso, vou dar 4 dicas para você sair da sua Zona de Conforto:

1. Peça por algo novo!

Se você não tem ideia do que pode fazer fora de seu cargo, chega no seu gestor e fala: “E aí mestre, tem alguma responsabilidade nova para eu tomar conta?”
A ideia não é ficar lotado de trabalho, então veja se você tem tempo, e tenha certeza de que consegue absorver uma nova tarefa. Nunca se sabe! Você vai aprender coisas novas, pensar de jeitos diferentes, quebrar sua rotina, e quem sabe não descobre alguma nova habilidade oculta ou algo que goste muito de fazer!

2. Enfrente seus medos!

zona de conforto

Às vezes, não testamos algumas coisas pois a ideia pode parecer intimidadora! Seja o medo de falar em público, medo de falar com seu chefe ou algo do tipo, você precisa respirar fundo e enfrentar seus medos! Se você deixar que eles te controlem, você vai perder muitas oportunidades de evoluir e crescer profissionalmente. Permita-se!

3. Aprenda algo novo!

Esteja sempre aprendendo algo novo! Seja uma nova tecnologia (afinal, estamos na Era da Tecnologia), alguma técnica de trabalho ou uma nova metodologia, explorar coisas novas é um dos melhores jeitos de desenvolver suas capacidades e novas habilidades!
Já parou para procurar alguma técnica para facilitar seu trabalho, ou até mesmo algum app? Sair da sua Zona de Conforto não significa apenas ajudar em outras áreas, pode ser algo que vai melhorar seu desempenho e produtividade em sua própria área!

4. Veja a possibilidade de trocar de cargo!

zona de conforto

Sabia que hoje em dia as empresas estão muito mais maleáveis em relação à cargos? Só porque você entrou no cargo de Vendas, não quer dizer que você precise ficar nele! Antigamente, se as pessoas cansavam de seu emprego, elas pediam demissão para “seguir novos caminhos”. Mas hoje em dia, seu novo caminho pode estar mais próximo do que você pensa! Aqui na Dinâmica, a responsável por Operações entrou como Vendedora! E quem entrou em Operações foi para Marketing! Se faz sentido, porque não seria uma boa ideia?

Explorar além de sua zona de conforto vai ser ótimo para treinar suas Soft e Hard Skills, algo que vai ajudar não apenas em seu trabalho, como na sua vida pessoal, e até acadêmica. Praticamente, são apenas vantagens que você ganha fazendo isso!

Então saia um pouco da Zona de Conforto, e entre na Zona de Progresso! Espero ter ajudado vocês e até a próxima.