A estratégia do Oceano Azul é uma abordagem inovadora para a criação de novos espaços de mercado, nos quais a concorrência se torna irrelevante. Ela se baseia na visão de que as fronteiras de mercado e a estrutura da indústria não são rígidas, podendo ser reconstruídas pelas ações dos participantes.

Ao invés de competir nos espaços existentes (o “Oceano Vermelho”), a estratégia do Oceano Azul busca a criação e captura de novos espaços ainda inexplorados. Isso é feito reconstruindo as fronteiras do mercado e realinhando todo o sistema de atividades da empresa para buscar, ao mesmo tempo, diferenciação e liderança em custos.

Vamos explorar em detalhes o que é a estratégia do Oceano Azul, como ela funciona, suas diferenças em relação às abordagens tradicionais, exemplos de sucesso de sua aplicação e como implementá-la na sua empresa.

Alavanque sua carreira com os nossos cursos da Jumpy Plus!

O que é a Estratégia do Oceano Azul?

A estratégia do Oceano Azul foi conceituada pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, da INSEAD, em seu livro “A Estratégia do Oceano Azul” (2005). Ela estabelece a criação e a captura de um novo espaço de mercado, tornando a concorrência praticamente irrelevante.

Tradicionalmente, as empresas competem nos espaços existentes, buscando criar mais valor para os clientes ou reduzir custos. Isso leva a uma competição acirrada, limitando as margens e o crescimento (o “Oceano Vermelho”).

Já a estratégia do Oceano Azul busca a diferenciação e a liderança de custos simultaneamente, gerando um grande salto de valor tanto para a empresa quanto para os clientes. Isso é feito reconstruindo as fronteiras do setor e criando uma nova curva de valor.

O valor para os clientes é resultado da utilidade e preço dos produtos/serviços; e o valor para a empresa, do preço em relação aos custos. Portanto, a inovação de valor só ocorre quando todo o sistema de atividades da empresa – envolvendo utilidade, preço e custo – se alinha adequadamente.

Em resumo, a estratégia do Oceano Azul visa a criação de novos espaços de mercado (ainda inexplorados), nos quais a concorrência se torna irrelevante, proporcionando um salto de valor tanto para a empresa quanto para os clientes.

Diferenças entre Estratégias de Oceano Vermelho e Oceano Azul

As estratégias de Oceano Vermelho e Oceano Azul têm diferenças fundamentais:

Oceano Vermelho:

  • Compete nos espaços de mercado existentes
  • Busca vencer os concorrentes
  • Aproveita a demanda existente
  • Envolve trade-off entre diferenciação e custo
  • Alinha atividades para diferenciação OU custo

Oceano Azul:

  • Cria novos espaços de mercado
  • Torna a concorrência irrelevante
  • Cria e captura nova demanda
  • Rompe o trade-off entre diferenciação e custo
  • Alinha atividades para diferenciação E custo

Enquanto a estratégia de Oceano Vermelho aceita as regras estabelecidas e compete nos limites existentes, a de Oceano Azul reconstrói as fronteiras do mercado, realinhando todo o sistema de atividades da empresa para buscar diferenciação e liderança de custos simultaneamente.

Exemplos de Estratégias de Oceano Azul

Alguns casos famosos de estratégias de Oceano Azul bem sucedidas:

Cirque du Soleil: Reconstruiu as fronteiras do setor de entretenimento, combinando o circo tradicional com teatro e artes cênicas. Eliminou artistas de nome e animais, reduziu preço dos ingressos e criou shows temáticos com música e coreografia.

Uber: Repensou o setor de transporte individual, implementando tecnologia para conectar passageiros e motoristas. Melhorou conforto e conveniência, reduziu custos operacionais e criou nova experiência de usuário.

Netflix: Revolucionou o mercado de entretenimento, eliminando locadoras físicas e criando plataforma online de streaming sob demanda. Ofereceu maior conveniência, catálogo amplo e planos acessíveis.

Airbnb: Transformou o setor de hospedagem, conectando viajantes a anfitriões com acomodações disponíveis. Ofereceu hospedagem única e autêntica, preços mais baixos e nova experiência de viagem.

Esses e outros casos ilustram como a estratégia do Oceano Azul, ao reconstruir as fronteiras do setor, pode gerar modelos de negócios altamente inovadores e bem sucedidos.

Implementando uma Estratégia de Oceano Azul

A implementação de uma estratégia de Oceano Azul envolve algumas etapas fundamentais:

1. Entender o Setor e os Atributos de Valor

O primeiro passo é fazer um diagnóstico detalhado do seu setor, mapeando todos os principais atributos de valor oferecidos atualmente pelos players. Isso permitirá visualizar a “curva de valor” do setor.

2. Reconstruir as Fronteiras do Setor

Em seguida, você precisa reconstruir as fronteiras desse setor, questionando os atributos estabelecidos e buscando novas formas de combiná-los que gerem muito mais valor. Isso é feito aplicando 4 ações estratégicas:

  • Eliminar – Quais atributos padrão são desnecessários e podem ser eliminados?
  • Reduzir – Quais atributos podem ser reduzidos muito abaixo do padrão do setor?
  • Elevar – Quais atributos devem ser elevados bem acima do padrão do setor?
  • Criar – Quais atributos completamente novos devem ser criados?

3. Alinhar Atividades para Diferenciação e Baixo Custo

Depois de redesenhar a curva de valor, é preciso alinhar todo o sistema de atividades da empresa – operações, pessoas, marca, parcerias, etc – para entregar essa nova proposta de valor, buscando diferenciação E custos baixos.

4. Superar Barreiras para Implementação e Adoção

Por fim, é essencial planejar como superar barreiras internas e externas para implementar essa estratégia disruptiva e ganhar adoção no mercado. Isso envolve um plano claro de execução e comunicação.

Seguindo essas etapas, é possível criar e implementar com sucesso uma estratégia de Oceano Azul capaz de reconstruir as fronteiras do seu setor e criar um novo e valioso espaço de mercado.

Conclusão

A estratégia do Oceano Azul é uma poderosa abordagem para a inovação estratégica, capaz de criar novos espaços de mercado e modelos de negócios altamente diferenciados.

Ao invés de competir dentro dos limites estabelecidos (Oceano Vermelho), ela propõe a reconstrução das fronteiras do setor por meio de uma nova curva de valor, visando diferenciação e custos baixos simultaneamente.

Diversos casos de sucesso ilustram o potencial transformador dessa estratégia, que vem sendo adotada por empresas dos mais variados setores ao redor do mundo.

Sua implementação envolve mapear o setor, questionar o status quo, reconstruir a curva de valor por meio de eliminar/reduzir/elevar/criar atributos, alinhar atividades internas e superar barreiras de execução e adoção.

Ao colocar em prática os conceitos e processos da estratégia do Oceano Azul de forma consistente, é possível desenvolver modelos de negócios extremamente inovadores e lucrativos, nos quais se torna possível crescer rapidamente com altas margens, sem precisar competir diretamente nos mercados estabelecidos!

Alavanque sua carreira com os nossos cursos da Jumpy Plus!