Livros de desenvolvimento pessoal

Você sabe a importância de investir em livros de desenvolvimento pessoal? Bem, acredito que se você chegou até aqui, pelo menos você tem interesse em saber mais sobre o assunto. Nesse artigo, escolhemos dez livros de diversas áreas para você aprender, sem deixar o divertimento de lado.

Há livros de educação financeira, inteligência emocional, criatividade e etc.

Todo profissional do mercado deveria se preocupar com o seu desenvolvimento pessoal, afinal é um processo capaz de potencializar suas competências e habilidades, preparando-o para o mercado de trabalho.

De acordo com o psicólogo norte-americano Abraham Maslow, criador da Pirâmide de necessidades, o desenvolvimento pessoal também é uma necessidade humana (auto realização). Observe a figura abaixo:

Pirâmide de Maslow
A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow defende que o homem possui cinco categorias de necessidades, respeitando uma hierarquia da base (necessidades básicas) até o topo.

Logo, a pessoa que procura se capacitar constantemente, torna-se mais realizada, positiva e feliz. E para isso, um livro cai bem!

Lembre-se: Mais importante que ler e aprender com um livro, é colocar seus ensinamentos em prática, afinal “a revolução é a prática”!

O desenvolvimento pessoal é um processo contínuo de autoaperfeiçoamento que engloba várias dimensões da vida humana, visando aprimorar habilidades, conhecimentos e qualidade de vida. Este tema é crucial por diversas razões, que podem ser exploradas sob vários aspectos:

  1. Crescimento Pessoal e Autoconhecimento: O desenvolvimento pessoal promove uma jornada de introspecção e autoconhecimento, permitindo que indivíduos compreendam melhor suas forças, fraquezas, desejos e medos. Este entendimento profundo é a base para a autoaceitação e o crescimento contínuo.
  2. Melhoria da Qualidade de Vida: Ao adotar práticas de desenvolvimento pessoal, indivíduos podem melhorar significativamente sua qualidade de vida, adquirindo habilidades para gerenciar melhor o estresse, a ansiedade e outros desafios emocionais, contribuindo para uma vida mais equilibrada e feliz.
  3. Aumento da Eficiência e Produtividade: O desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, como gerenciamento de tempo, comunicação eficaz e pensamento crítico, leva a um aumento da eficiência e produtividade, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Sem mais delongas, vamos para esses incríveis livros de desenvolvimento pessoal que escolhemos.

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol Dweck

Escrito por Carol S. Dweck, professora de psicologia de uma das melhores universidades do mundo (Stanford), esse livro nos mostra como a atitude mental é uma das maiores influências do sucesso de uma pessoa.

Baseado em estudos, a autora apresenta em seu livro os dois tipos de mentalidades existentes, fixa (fechada) e progressiva (aberta). Enquanto a fixa não leva as pessoas em lugar algum, quem possui traços de personalidade com uma mentalidade aberta atinge o sucesso e a felicidade.

  • Mindset fixo: Pessoas que acreditam que nasceram com uma inteligência imutável; Para elas a mudança não é algo possível.
  • Mindset Progressista: São os aprendizes. Aqueles que acreditam na mudança e no aprimoramento de suas habilidades; Incentivados pelo crescimento pessoal.

Dessa maneira, Dweck defende que apesar de ninguém ter uma personalidade 100% positiva, as pessoas são capazes de ajustar sua mentalidade (mindset – forma como se enxerga o mundo) para chegar mais longe.

livros

Como Influenciar Pessoas e Fazer Amigos – Dale Carnegie

Já esse segundo livro é um clássico. Escrito em 1936 por Dale Carnegie, “Como Influenciar Pessoas e Fazer Amigos” já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos. Se você ainda não leu, está perdendo tempo!

Aprender a lidar com as pessoas e interagir com elas é essencial para qualquer profissional, afinal seja qual for a área ou profissão, vivemos a todo momento em círculos sociais. E é sobre isso que este livro remete.

Ele descreve diversas estratégias de comunicação, relacionamento interpessoal e demais técnicas relacionadas, como por exemplo a forma de pensar e agir.

livros

Criatividade S.A – Edwin Catmull

Você conhece os filmes Procurando o Nemo e Toy Story? E a Pixar?

A Pixar Animation Studios é uma empresa de animação digital norte-americana pertecente a Walt Disney Company, responsável por criar filmes maravilhosos e envolventes. Tá, mas o que a Pixar tem a ver com o livro “Criatividade S.A”? O autor do livro!

Lançado em 2014 por Ed. Catmull, cofundador e CEO da Pixar, esse livro narra a história da empresa de animação gráfica, mostrando como a criatividade e a inovação fazem a diferença em um ambiente de trabalho. Com o livro você vai aprender mais sobre gestão pessoal, cultura organizacional, liderança e criatividade. Leitura obrigatória, hein!?

livros

Inteligência Emocional – Daniel Goleman

Nos últimos anos, a inteligência emocional vem ganhando destaque dentro das organizações. Habilidades que antes, não se falava muito sobre. Mas o que é inteligência emocional? Resumidamente, é ter a habilidade de saber compreender e lidar com nossas emoções e também com as emoções dos outros, ou seja, se adaptar em determinadas situações e etc.

Você já deve ter ouvido falar em Inteligência Emocional, mas sabe que esse termo existe desde mais de 25 anos atrás? Nesse livro de Daniel Goleman, considerado o “pai da Inteligência Emocional” nos ensina sobre as habilidades chaves da inteligência emocional, as emoções e também da importância do desenvolvimento da inteligência para o ser humano.

livros de desenvolvimento pessoal

O Milagre da Manhã – Hal Elrod

Você já se deu conta de como uma manhã pode influenciar o seu dia, ou melhor, a sua vida? Pois bem, esse livro escrito por Hal Elrod nos mostra como a forma de começar o dia pode melhorar nossa produtividade diária, e consequentemente, nos tornar pessoas bem sucedidas.

“O Milagre da Manhã” define que o nível de sucesso raramente será maior que o nível de desenvolvimento pessoal. O próprio livro diz que você atrai o sucesso pela pessoa que se torna. Dessa maneira, ele incentiva a tática do que ele chama de “mini-hábito” (pequenas mudanças) e define um ritual matinal com seis atividades chaves: Silêncio, Afirmações, Visualizações, Exercício Físico, Leitura e Escrita. Legal, né!?

livros de desenvolvimento pessoal

As armas da Persuasão – Robert Cialdini

Nesse livro, Robert Cialdini explica os seis princípios fundamentais capazes de influenciar qualquer pessoa. O autor, professor de psicologia na Universidade do Arizona, realizou diversas pesquisas durante anos para entender a persuasão, suas causas e efeitos.

“As armas da Persuasão” é uma ótima leitura para quem deseja entender como o cérebro funciona em relação a tomada de decisão, além de trazer técnicas para persuadir o comportamento humano. De acordo com os estudos realizados, nosso comportamento possui padrões fixos impulsionados por estímulos específicos.

Logo, o livro apresenta os seis comportamentos fixos do ser humano, também chamado de “atalhos” universais, capazes de persuadir uma pessoa, sendo eles:

  • Reciprocidade;
  • Comprometimento e coerência;
  • Aprovação Social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.
livros de desenvolvimento pessoal

Scrum: A Arte de Fazer o Dobro na Metade do Tempo – Jeff Sutherland

Esse é um de nossos queridinhos! Sabe por quê? S-C-R-U-M-M-M-M!

Sim, esse livro escrito pelo co-criador do método SCRUM, Jeff Sutherland, ele explica como funciona esse framework e como aplicá-lo nas organizações. Essa abordagem desenvolvida para ser aplicada em projetos de software, hoje, é usada na gestão de qualquer tipo de projeto.

Essa é uma ótima dica de leitura! Mas sabe o melhor?

Você pode aprender Scrum com a gente! Entenda mais sobre esse framework com nosso artigo “O que é Scrum? Saiba como aplicá-lo“. Além disso, você pode acessar a “Trilha de Scrum“, um mini-curso gratuito.

livros de desenvolvimento pessoal

O poder do Hábito – Charles Duhigg

De Charles Duhigg, ex-repórter do New York Times, esse livro é incrível para quem deseja entender mais sobre hábitos. Sabemos que a mudança de hábitos nem sempre é um processo fácil, entretanto possuir essa habilidade de reconstruir hábitos de uma maneira mais rápida e prática pode fazer toda diferença em nossas vidas.

No livro, Duhigg nos apresenta toda a ciência por trás da criação e reconstrução de hábitos. Você vai aprender sobre o Loop do hábito (rotina, recompensa e deixa), a Regra de Ouro da Mudança de Hábitos e etc.

Um dos melhores livros de desenvolvimento pessoal!

livros

A Marca da Vitória – Philip H. Knight

Essa obra é uma autobiografia do fundador da Nike: Phil Knight. Você irá entender os caminhos e escolhas do criador da empresa estadunidense de calçados, roupas, e acessórios fundada em 1972. Uma leitura bem interessante, principalmente para aqueles que desejam criar seu próprio negócio.

A trajetória da Nike foi marcada por grandes altos e baixos, a empresa vivia em um caos e muitas vezes se viu prestes a fechar. Com o livro você irá aprender sobre liderança, persistência e como o errar é fundamental para chegar ao sucesso.

livros

Conclusão

E aí, gostou das sugestões de livros de desenvolvimento pessoal? Para se destacar no mercado de trabalho, ou até mesmo para se desenvolver como ser humano, é preciso estar em constante evolução. Os livros são uma das portas de entrada para o conhecimento, consequentemente, podem também auxiliar no desenvolvimento pessoal.

E você sedento por conhecimento, já criou a sua conta gratuita e conferiu nossos cursos? Corre lá!