Descubra as estratégias de crescimento e desenvolvimento de carreira no marketing digital. Este artigo oferece uma visão abrangente sobre a trajetória de Matheus, a estrutura do time de marketing, indicadores de performance, desenvolvimento de carreira e considerações finais sobre esse universo.
Sumário
- Estrutura do Time de Marketing
- Divisões do Time de Aquisição
- Estrutura de Times de Marketing
- Indicadores e Avaliação de Performance
- KPIs e Cultura Empresarial
- Desenvolvimento de Carreira
- Foco e Habilidades Técnicas
- Conclusão
Estrutura do Time de Marketing
Geralmente, o time de marketing é dividido por 3 áreas:
- Aquisição: focada em gerar leads através de anúncios pagos, e-mail marketing, WhatsApp, indicações, etc.
- Comunicação: focada no branding e conteúdo nas redes sociais como LinkedIn, Instagram, YouTube e outras.
- Growth: desenvolve testes e pilotos para encontrar novas alavancas de crescimento para o negócio.
Divisões do Time de Aquisição
O time de aquisição é subdividido em:
- Performance: responsável pelos anúncios pagos no Google, Facebook, etc.
- Low CAC: responsável pelos demais canais como e-mail, WhatsApp, orgânico.
Estrutura de Times de Marketing
Quanto maior a empresa, é comum haver uma fragmentação ainda maior dos times por canais (orgânico, social media, seo, etc). Já em empresas menores, é comum ter times mais generalistas cobrindo vários canais.
- Grandes empresas tendem a ter times especializados por canal, como orgânico, social media, seo, entre outros.
- Empresas menores costumam ter times mais generalistas cobrindo vários canais de marketing.
Indicadores e Avaliação de Performance
Cada área do marketing acompanha indicadores (KPIs) específicos:
- Aquisição: custo por lead, retorno sobre investimento, gastos com anúncios.
- Comunicação: alcance, engajamento, seguidores, custo por seguidor.
- Growth: depende de cada teste/piloto sendo conduzido.
KPIs e Cultura Empresarial
Ao desenvolver um plano de marketing digital, é essencial estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) e alinhá-los com a cultura da empresa. Cada pessoa deve ser responsável por influenciar esses números, atuando como “dona” dos KPIs designados.
- Definir KPIs específicos para cada área de atuação no marketing digital
- Alinhar os KPIs com os valores e objetivos da empresa
- Promover a responsabilidade individual em relação aos KPIs designados
Desenvolvimento de Carreira
O desenvolvimento de carreira na área de marketing digital pode seguir duas trilhas principais: gestão e especialização. Para a trilha de gestão, é crucial desenvolver conhecimento técnico em marketing, habilidades de gestão, capacitação de equipes e inspiração. Na trilha de especialização, o foco está no aprofundamento de habilidades técnicas em uma área específica de marketing.
- Desenvolver habilidades de gestão e liderança para a trilha de gestão
- Aprimorar conhecimentos técnicos em uma área específica de marketing para a trilha de especialização
- Buscar capacitação em coaching e motivação de equipes para a trilha de gestão
Foco e Habilidades Técnicas
Independentemente da trilha escolhida, é essencial manter o foco em uma habilidade principal para se tornar referência, ao mesmo tempo em que se desenvolve um conhecimento mais amplo de áreas correlatas e do negócio como um todo (conceito T-shaped). Além do marketing, é importante estudar sobre liderança, finanças, estratégia e mercado para obter uma visão sistêmica de negócios.
- Manter o foco em uma habilidade principal para se destacar na carreira de marketing digital
- Desenvolver conhecimento amplo em áreas correlatas para uma visão mais abrangente do negócio
- Buscar capacitação em liderança, finanças, estratégia e mercado para ampliar a visão de negócios
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Conclusão
Este artigo buscou resumir os principais pontos sobre carreiras e times de marketing digital, estratégias de crescimento e gestão de negócios digitais. Esperamos que as informações apresentadas sejam úteis para quem busca entender melhor esse universo ou atuar profissionalmente na área.