Descubra como as estratégias empresariais são formadas e entenda a combinação entre estratégias deliberadas e emergentes para o sucesso de uma organização.

Estratégias empresariais: Deliberadas versus Emergentes

Este artigo explora a formação das estratégias empresariais, discutindo os conceitos de estratégias deliberadas versus emergentes.

• Estratégias empresariais são formadas por uma combinação de estratégias deliberadas e emergentes
  • As estratégias empresariais são essenciais para a sobrevivência e crescimento das organizações
  • A compreensão das estratégias deliberadas e emergentes é crucial para o sucesso empresarial

Estratégias puramente deliberadas

Segundo Henry Mintzberg, estratégias 100% deliberadas requerem condições difíceis de serem plenamente atendidas.

• Definição precisa das intenções da organização antes de qualquer ação ser tomada
  • Ações estratégicas precisam ser conhecidas e compartilhadas por todos os envolvidos
  • Nenhuma interferência de forças externas é permitida durante a execução
  • Realização das intenções exatamente como planejadas, sem alterações

Estratégias puramente emergentes

Nas estratégias puramente emergentes, segundo Mintzberg, as intenções ou planejamento prévio são inexistentes ou pouco detalhados.

• Ausência de intenções ou planejamento prévio
  • Intenções existem, mas não são detalhadas
  • Conhecimento das intenções por apenas alguns atores, emergindo como padrão para o restante da organização
  • Presença de um plano, mas o padrão de ações segue uma direção totalmente diferente

Estratégias Deliberadas vs Emergentes

Nesses casos, a estratégia vai surgindo e se moldando conforme as ações vão acontecendo e sendo percebidas como um padrão consistente.

• A importância de adaptar estratégias conforme as ações e padrões emergentes
  • Combinação entre estratégias deliberadas e emergentes
  • Adaptações feitas em resposta a mudanças no ambiente externo resultando em estratégias emergentes
  • Identificação de padrões nas estratégias emergentes para fazer adaptações na estratégia deliberada

Escolas de Planejamento Estratégico

Mintzberg identificou diferentes escolas ou linhas de pensamento sobre estratégia e planejamento estratégico.

• Escolas prescritivas e descritivas de planejamento estratégico
  • Ênfase na concepção da estratégia como um processo informal de pensamento
  • Uso de ferramentas e técnicas formais de planejamento
  • Ênfase na seleção de posições estratégicas no ambiente competitivo

Escola configurativa

Ênfase na transformação das organizações e no papel de fatores como liderança e visão estratégica. Essas escolas utilizam planejamento em menor grau ou nível de detalhe. A chave é que não existe uma receita única para estratégia – na prática, combina-se planejamento com adaptação. Estratégias bem sucedidas são aquelas que conseguem equilibrar essas duas dimensões.

• Transformação das organizações e papel da liderança e visão estratégica
  • Combinação de planejamento com adaptação para estratégias bem-sucedidas

Características das estratégias atuais

Atualmente, algumas características fazem com que o processo de formação de estratégias nas empresas seja facilitado: Desmistificação, Facilidade de gerenciamento e execução, Agilidade. Isso aumenta muito as chances de sucesso da estratégia dentro de uma empresa.

• Desmistificação da estratégia como exclusiva de ‘gênios’ ou departamentos específicos
  • Facilidade de gerenciamento e execução com objetivos e níveis estratégicos claros
  • Agilidade para mudar e se adaptar rapidamente às condições de mercado

Quais são as vantagens de combinar estratégias deliberadas e emergentes?

A combinação entre estratégias deliberadas e emergentes permite que a empresa tenha um plano inicial, mas também a flexibilidade para se adaptar a mudanças no ambiente externo. Isso resulta em uma estratégia mais dinâmica e eficaz, capaz de lidar com imprevistos e aproveitar oportunidades inesperadas, aumentando as chances de sucesso empresarial.

Como as estratégias atuais facilitam o processo de formação de estratégias nas empresas?

As estratégias atuais facilitam o processo de formação de estratégias nas empresas através da desmistificação da estratégia, permitindo que mais pessoas contribuam. Além disso, a definição clara de objetivos e níveis estratégicos, juntamente com a agilidade para mudar e se adaptar rapidamente, aumenta significativamente as chances de sucesso da estratégia dentro de uma empresa.

Qual é a importância da identificação de padrões nas estratégias emergentes?

A identificação de padrões nas estratégias emergentes permite que a empresa faça adaptações em sua estratégia deliberada para responder às mudanças ambientais. Isso possibilita antecipar tendências e ajustar a estratégia de forma proativa, tornando-a mais alinhada com as demandas do mercado e aumentando a competitividade da organização.

A combinação entre estratégias deliberadas e emergentes é a chave para o sucesso na formação e execução de estratégias empresariais.