O marketing digital veio para somar, e não substituir, o marketing tradicional. É essencial integrar as estratégias off-line e on-line para melhorar a experiência do cliente.

Uma boa dica é sempre se colocar no lugar do cliente e pensar: esse e-mail/mensagem/conteúdo é relevante para mim? Isso evita ações de spam e melhora a percepção da marca.

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!

Os 8Ps do Marketing Digital

O modelo tradicional do marketing tem 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção. O marketing digital agrega mais 4Ps:

• Pesquisa: entender as dores, necessidades e desejos do seu público-alvo.
  • Planejamento: definir objetivos, estratégias, táticas e métricas para cada ação.
  • Produção: criar conteúdo e experiências relevantes para o cliente.
  • Publicação: distribuir o conteúdo nos canais certos.
  • Promoção: oferecer descontos e benefícios que gerem valor.
  • Propagação: amplificar o alcance das suas mensagens.
  • Personalização: entregar comunicações personalizadas.
  • Precisão: medir resultados e otimizar campanhas.

Erros Clássicos a Evitar

Alguns erros muito comuns em campanhas de marketing digital:

• Não definir orçamento máximo em propagandas: pode gerar gastos excessivos.
  • Não validar estoque/atendimento antes de uma promoção: leva a experiência ruim do cliente.
  • Impulsionar conteúdo sem avisar equipe de TI: risco de derrubar site.
  • Personalização falha: nomes errados, acentuação etc.

Em resumo: sempre faça uma validação geral antes de qualquer campanha, assumindo a perspectiva do cliente.

Cases de Sucesso e Fracasso

A seguir, alguns cases interessantes relacionados aos 8Ps do marketing digital:

Pesquisa

• Sucesso: TikTok viralizou ao entender profundamente seu público-alvo e oferecer uma experiência altamente personalizada e engajadora.

Planejamento

• Fracasso: Floricultura fez promoção sem planejamento, estourando orçamento e gerando problemas de estoque/atendimento.

Produção

• Sucesso: Portais de notícia investem em SEO para ranquear no Google, gerando muito tráfego.

Publicação

• Fracasso: Chalézinho fez parceria com site de cupons, derrubando seu site com a demanda gerada.

Promoção

• Sucesso: Nubank teve alta taxa de adesão ao Pix por sua estratégia focada no cliente, mais do que campanha do Santander.

Propagação

• Sucesso: CoinTimes teve pico de tráfego ao ranquear conteúdo no Google, mas precisou melhorar infraestrutura.

Personalização

• Sucesso: Lamborghini oferece alto nível de personalização de veículos; Paco permite personalizar garrafas com nome.
  • Sucesso: Méliuz conquistou cliente com cartão postal e vinho escritos à mão após problema.

Precisão

• Fracasso: Santander teve baixa adesão ao Pix mesmo com campanha de TV com celebridade, por não focar enough no cliente.

O tema é muito rico e complexo, portanto, deixamos também uma sugestão de material complementar para continuação dos estudos:

Esta área requer aprendizado e otimização constantes, mas é extremamente gratificante para profissionais apaixonados por entender e influenciar o comportamento humano!

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!