Para te ajudar a entender sobre Vaca Roxa, vamos começar com um exemplo sobre se eu te falasse agora como foi um pouco do meu dia, começando que:

Eu acordei, tomei banho, escovei os dentes, preparei uma xícara de café, assisti uma girafa passar na minha sala e depois saí para trabalhar.

Então, você já está começando a entender o conceito do tema deste artigo.

Em um mundo cada vez mais competitivo, onde a palavra inovação se torna mais presente, precisamos buscar constantemente novas maneiras de nos destacar no mercado. E isso se aplica tanto para o nosso negócio, como para nós mesmos.  

Ou seja, o que fazer para não passar despercebido?

Como causar um impacto diferente do que as pessoas já estão habituadas?

Isso é o que Seth Godin, um profissional muito renomado na área de marketing aborda em seu livro com a teoria da Vaca Roxa e a sua importância para ser notável entre os concorrentes.

Mas afinal… O que é Vaca Roxa?

De maneira objetiva, Vaca Roxa representa aquilo que desperta a atenção das pessoas por ser diferente.

Aplicando ela no mercado de trabalho é basicamente você se destacar por alguma performance feita, habilidade ou experiência que proporcione algo inédito na vida das pessoas não te tornando igual a todo mundo ou que seja responsável em causar algum impacto no ambiente na vida dos clientes.

Um exemplo disso é a história que Seth Godin conta em seu livro que ilustra bem essa teoria.

Em uma viagem para a França com sua família, em determinado trecho, eles ficaram encantados com a grande quantidade de vacas nos pastos à beira da estrada, e isso se estendeu a alguns quilômetros. Até que em um momento, essa paisagem já não chamava mais a atenção deles, uma vez que a sensação de novidade já tinha passado, a ponto daquele cenário com as vacas que foi considerado algo extraordinário, se tornar algo monótono… entediante… chato. 

Agora imagina se nesse pasto, tivesse uma Vaca Roxa? O destaque nela seria imediato.

Esse termo mostra a importância em como devemos ao máximo nos atentar em desenvolver estratégias para atrair a atenção das pessoas em meio a quantidade de outras criações já existentes. É você buscar se reinventar e não se tornar apenas mais um, e com isso ser notado. 

Associação da Vaca Roxa no Marketing

Dentro do universo do marketing, a Vaca Roxa é muito presente, pois, pelas necessidades e desejos dos consumidores que os produtos e serviços são criados. Mas para que eles sejam aceitos, eles precisam oferecer algo novo.

Para surpreender e entregar diversos atributos que sejam dignos de exclusividade, é necessário se manter atualizado das tendências de mercado, pois merecer a atenção do consumidor não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mundo onde tudo parece já existir. 

Justamente por isso que precisamos desenvolver estratégias em como divulgar nosso produto ou serviço, e como tornar ele conhecido de uma forma positiva, principalmente por um dos meios de comunicação que mais pode contribuir para que isso aconteça, que no caso é a internet, que, ao mesmo tempo pode ser responsável em viralizar seu conteúdo a ponto de se tornar negativo.

Um exemplo clássico de como tornar algo comum e sem muita procura, para algo viral mas que teve uma propagação negativa, foi o caso Bettina Rudolph, que foi conhecida por aparecer com frequência em anúncios do Youtube representando a empresa Empiricus, comentando sobre seu ganho de $1,5 mil em R$ 1,42 milhão no período de apenas três anos. 

Por mais que a campanha atingiu um conhecimento gigantesco e conseguiu um grande destaque, a estratégia não foi bem recebida por aparecer excessivamente para os usuários, além de despertar a atenção de especialistas no assunto e gerar incertezas se realmente era possível atingir os números informados.

No marketing é essencial analisarmos as estratégias para criar destaque de nossa empresa, pensando principalmente em maneiras dele se tornar viral. Mas da mesma forma que isso pode ser bom, é preciso ter pensamento crítico para que isso não seja ruim. Afinal, eu tenho certeza que você quer ser conhecido como uma Vaca Roxa que traga lembranças e experiências boas, e não ao contrário. certo?

Livro Vaca Roxa do autor Seth Godin – Fonte Saraiva

Ainda é possível se diferenciar entre tantos concorrentes?

Claro que é! Não é novidade para ninguém que hoje em dia existe uma quantidade enorme de produtos, serviços e concorrentes, e isso pode nos afetar para criar algo considerado inovador. 

Mas vou te falar uma coisa: mesmo em mundo onde pareça que tudo já foi feito, o conhecimento e a forma de como você irá compartilhar isso, é o que tornará ele único e exclusivo!

Primeiro procure identificar qual a sua especialidade e depois buscar formas para desenvolvê-las de acordo com o público em questão que você focará em ajudar. Afinal, o foco sempre será as pessoas e como podemos solucionar problemas que elas possuem em seu cotidiano, mesmo que nem elas saibam que possuem.

Não enxergue o mercado em crescimento ou o surgimento de novos concorrentes uma ameaça para você tirar a sua ideia do papel e ganhar destaque com ela, mas sim uma oportunidade de explorar os novos públicos que vão surgindo, e com eles novas necessidades que você poderá ajudar a solucionar por meio do seu diferencial. Ou melhor, por causa da sua Vaca Roxa.  

Saiba mais sobre o termo “Vaca Roxa”:

  • Leia o livro “Vaca Roxa” de Seth Godin para ter maior aprofundamento e ver lições valiosas como não ter medo de arriscar, não ter a zona de conforto como aliada, como criar ideias que viralizam e muito mais!
  • Dá uma olhada na Formação em Marketing da DNC para você se tornar um especialista em áreas consideradas Vacas Roxas e que mais crescem no mercado de trabalho!