Com o aumento dos ataques cibernéticos e vazamentos de dados, a segurança na nuvem se tornou um tema crítico nos dias atuais. Este artigo explora boas práticas recomendadas para aprimorar a segurança nas soluções em nuvem, com foco na AWS (Amazon Web Services). Abordaremos tópicos como autenticação multifator, IAM e gerenciamento de acesso, redes virtuais privadas, grupos de segurança e firewalls de aplicação web, visando auxiliar na proteção eficaz dos dados na nuvem.

Autenticação Multifator

A autenticação multifator (MFA) é uma camada extra de segurança que permite proteger o acesso à sua conta AWS.

• Adiciona uma camada extra de segurança ao login na conta AWS
  • Requer um código de autenticação gerado no smartphone, além do usuário e senha
  • Impede o acesso mesmo em caso de comprometimento da senha, sem o código do MFA

Como habilitar o MFA

Para habilitar o MFA na sua conta AWS, siga os passos abaixo:

• Acesse o console da AWS
  • Clique em seu nome de usuário no canto superior direito
  • Selecione ‘Minha conta de segurança’
  • Escolha ‘Ativar MFA’
  • Escolha o tipo de MFA (aplicativo autenticador ou hardware)
  • Siga as instruções para scanear um código QR e vincular seu dispositivo MFA

IAM e Gerenciamento de Acesso

O IAM (Identity and Access Management) é um serviço da AWS que permite gerenciar o acesso.

• Permite criar e gerenciar usuários e grupos de usuários
  • Controla o acesso aos recursos da AWS de forma granular
  • Possibilita a definição de políticas de acesso customizadas

Gerenciamento de Acesso com IAM

O Identity and Access Management (IAM) é uma ferramenta fundamental para gerenciar o acesso a recursos e contas de maneira granular. Com o IAM, é possível criar usuários e grupos, definir permissões e políticas de acesso, gerar credenciais de acesso e auditar a atividade de usuários.

• Não utilize o usuário root para tarefas do dia-a-dia. Crie um usuário administrador com menos privilégios.
  • Utilize o princípio do menor privilégio: dê acesso mínimo necessário para um usuário executar suas funções.
  • Configure políticas para dar permissão apenas aos recursos necessários.
  • Roteie o login do IAM via seu provedor de identidade corporativo.
  • Ative o registro em log para auditoria da atividade de usuários.

Boas Práticas de Segurança com VPCs

As redes virtuais privadas (VPCs) permitem que você lance recursos AWS em uma rede isolada, controlando o acesso via grupos de segurança.

• Não deixe portas expostas publicamente sem necessidade. Feche o acesso externo e permita apenas via grupos de segurança.
  • Use grupos de segurança para controlar protocolos/portas de entrada e saída dos recursos.
  • Crie sub-redes públicas e privadas para segmentar níveis de acesso. Sub-redes privadas não têm acesso direto à internet.
  • Utilize listas de controle de acesso de rede (NACLs) como firewall na sub-rede.
  • Utilize endpoints da VPC para acessar serviços AWS sem saída à internet.

Controle de Tráfego com Grupos de Segurança

Os grupos de segurança atuam como firewall virtual, controlando o tráfego de entrada e saída dos recursos em uma VPC.

• Crie regras menos permissivas para restringir o tráfego indesejado.
  • Revise e atualize regularmente as regras de segurança para garantir a eficácia do controle de tráfego.
  • Utilize grupos de segurança separados para diferentes tipos de recursos, seguindo o princípio da segmentação.

Melhores práticas de segurança na nuvem

Ao utilizar recursos em nuvem, é fundamental adotar práticas de segurança eficazes para proteger suas cargas de trabalho. Uma das maneiras de aumentar o isolamento e filtragem de tráfego dos recursos em nuvem é através do uso de firewalls e restrições de acesso. Aqui estão algumas boas práticas para garantir a segurança dos seus recursos em nuvem:

• Liberar apenas portas e IPs essenciais para o funcionamento, evitando deixar portas completamente abertas à internet (0.0.0.0/0)
  • Restringir o acesso externo obrigatório a IPs específicos sempre que possível
  • Fechar totalmente o acesso público para serviços que não precisam de acesso externo
  • Utilizar grupos diferentes para funções distintas, como front-ends e bancos de dados, a fim de aumentar o isolamento e filtragem de tráfego dos recursos em nuvem

Firewalls de Aplicação Web (WAF)

O WAF (Web Application Firewall) é um serviço gerenciado de firewall para aplicações web, que oferece uma camada extra de proteção contra ameaças web nos seus aplicativos. Aqui estão algumas boas práticas relacionadas ao uso do WAF:

• Posicionar o WAF na frente do seu aplicativo web ou API para inspecionar todo o tráfego de entrada
  • Criar regras para bloquear ataques comuns de OWASP Top 10, como injeção SQL, XSS, etc.
  • Definir filtros contra bots e raspagem de sites
  • Monitorar logs para identificar padrões de requests suspeitos ou maliciosos
  • Utilizar o modo de aprendizado para que o WAF construa automaticamente um conjunto inicial de regras

A segurança na nuvem requer uma combinação de boas práticas, políticas, serviços e monitoramento contínuo. Ao implementar medidas como a autenticação multifator, gerenciamento adequado de acesso, isolamento de recursos e inspeção de tráfego com firewalls, é possível fortalecer significativamente a postura de segurança. Ademais, manter-se atualizado e investir em treinamentos regulares sobre segurança na nuvem para a equipe são passos essenciais para garantir que as defesas evoluam em paralelo às ameaças.