O QUE É LEAN SIX SIGMA, DO QUE ELE É CAPAZ E POR QUE ESTES PROFISSIONAIS SÃO TÃO VALORIZADOS?
Green Belts passam nos Processos Seletivos

Muito se fala sobre Lean Six Sigma, mas pouco sabem realmente para que ele serve e de onde ele veio. Então pensando nisso nós escrevemos para vocês de maneira bem simples os principais tópicos relacionados ao Lean Six Sigma (LSS) para você entender por que os Black Belts e os Green Belts passam nos Processos Seletivos.

Veja o vídeo e entende melhor sobre o Lean Six Sigma:
O que é o Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é a união de duas metodologias: o Lean e o Six Sigma. O Lean ou Lean Manufacturing foi criado na Toyota onde sua base é o chamado TPS (Toyota Production System), e o seu foco é a redução de etapas do processo tirando tudo que não agrega valor para o cliente e eliminando os desperdícios. Já o Six Sigma teve sua origem na Motorola, mas foi na GE (General Eletrics) onde cresceu e se tornou uma metodologia muito conhecida mundialmente; seu foco é redução de variabilidade do processo e controle estatístico.

Quem são os especialistas na metodologia Lean Six Sigma?

Esta metodologia cresceu e um dos métodos de se medir o conhecimento foi por meio de “faixas”, os chamados BELTS. Os belts são divididos da seguinte forma: White/Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, e o Master Black Belt.

White/Yellow belt: Treinamento 24horas. Nível básico. Projetos Simples (baixa complexidade)

Green Belt: Treinamento de 80horas. Nível Intermediário. Projetos de baixa e média complexidade.

Black Belt: Treinamento de 120~160h. Nível Avançado. Projetos de baixa, média e alta complexidade.

Master Black Belt: 10projetos + 80h treinamento. Nível Master Avançado. Orienta e treina os outros belts. Atua com projetos de alto impacto financeiro.

Por que as empresas querem estes profissionais?

Qual o principal motivo pelo qual os Black Belts e Green Belts passam nos Processos Seletivos?

As empresas buscam lucro, e as forma de se atingir isto são: aumentando vendas ou reduzindo custo. Se o profissional não atua na área de vendas(comercial) e provavelmente terá que ter um pensamento voltado para redução de custo, e os BELTS são especialista nisto. Por este motivo os Black Belts e Green Belts passam nos Processos Seletivos e em muitas vagas esta certificação chega a ser uma exigência.

Este é um dos grande motivos para as empresas treinarem seus funcionários na metodologia LSS e também contratarem profissionais que já são BELTS; por que os belts geram retorno financeiro e impactam positivamente os locais onde trabalham.

Cerca de 81% das empresas indicam que ser Green Belt é um diferencial e 96% citam que ser um Black Belt é um diferencial nos processos seletivos (Pesquisa: Sistema FIRJAN/Cia de Talentos).

Como posso me tornar um GREEN BELT / BLACK BELT?

Existem empresa que trabalham na capacitação de profissionais nesta metodologia, e um ponto importante é se atentar aos diferenciais que estas empresas entregam.

Pontos importantes na escolha de um treinamento:

– Somente Master Black Belt (MBB) pode dar o treinamento
-Recomendado MBB formados fora do país, pois a exigência e experiência sempre são maiores dos MBB formados no Brasil.
-Conteúdo do curso deve ser baseado nos padrões da ASQ. 
-Treinamento de Green Belt deve ter no mínimo 80h e Black Belt 120h.
-Certificado Autorizado pelo MEC é um diferencial 
-Acompanhamento de Projetos (Coaching pós curso) é um grande diferencial, pois a maioria das empresas cobram este serviço separadamente
-Utilização do Minitab de maneira Avançada, este é um diferencial.
-Validação de especialista (certificado pós projeto) inclusa no preço do curso, isto é um diferencial, várias empresas cobram taxas separadamente.

Green Belts passam nos Processos Seletivos