O copywriting é uma habilidade crucial para profissionais de marketing e vendas nos dias de hoje. No entanto, há várias armadilhas que devem ser evitadas ao redigir um bom copy, a fim de preservar a reputação e a confiança. Neste artigo, vamos explorar os 6 principais erros a evitar no copywriting, conforme recomendado por especialistas.

Mentir sobre seu produto/serviço

O primeiro e mais importante erro a se evitar é mentir sobre o que seu produto/serviço realmente oferece. Isso inclui exagerar nos benefícios, fazer falsas promessas sobre a transformação que ele trará para a vida das pessoas ou omitir informações importantes.

  • Evite exagerar nos benefícios do seu produto/serviço
  • Não faça falsas promessas sobre transformações irreais
  • Não omita informações importantes sobre o produto/serviço

Prejuízos da mentira

Quando você faz isso, não está prejudicando apenas a si mesmo e à sua autoridade como profissional. Você também está prejudicando a credibilidade de todo o mercado e categoria à qual pertence.

  • Prejudica a credibilidade do mercado e categoria
  • Pode afetar a confiança do público no produto/serviço
  • Compromete a autoridade do profissional de marketing ou vendas

Honestidade e realismo

Seja sempre honesto e realista sobre os verdadeiros benefícios e transformações que seu produto/serviço pode oferecer. Descreva com precisão o processo, esforço e investimento necessários para que o cliente alcance os resultados prometidos.

  • Descreva com precisão o processo e esforço necessário
  • Seja honesto sobre os resultados que podem ser alcançados
  • Destaque os benefícios reais do produto/serviço

Escrever sem acreditar

Outro erro comum é escrever sobre um produto/serviço mesmo quando você não acredita 100% nele. Isso acontece, por exemplo, quando você pega qualquer trabalho de copywriting apenas pelo dinheiro, sem avaliar se faz sentido para o seu posicionamento profissional.

  • Evite escrever sobre produtos/serviços nos quais não acredita
  • Analise se o trabalho faz sentido para seu posicionamento profissional
  • Priorize a credibilidade e autenticidade na sua escrita

Foque sua carreira em nichos e mercados que você acredita

Ao direcionar sua carreira para áreas nas quais você tem paixão e crença, é possível refletir isso positivamente nos resultados. Isso pode ser alcançado ao evitar o uso excessivo de templates prontos de cópia, realizar pesquisas prévias e enfatizar os benefícios do produto ou serviço.

  • Ao focar em nichos e mercados nos quais você acredita, é possível colocar paixão em seu trabalho, refletindo positivamente nos resultados
  • Evitar o uso excessivo de templates prontos de cópia é essencial para preservar a criatividade do copywriter e produzir textos originais e envolventes
  • Realizar pesquisas prévias sobre o público-alvo, produto/serviço e cliente é fundamental para criar cópias segmentadas e direcionadas
  • Enfatizar os benefícios do produto ou serviço é crucial, pois muitas vezes o que é óbvio para o copywriter pode não ser percebido pelo público

Evite o uso excessivo de templates prontos de cópia

O uso de templates prontos de cópia pode limitar a criatividade do copywriter, resultando em textos genéricos e sem personalidade. Embora modelos de estrutura possam servir como inspiração inicial, é essencial explorar ângulos criativos e narrativas originais para se destacar da concorrência.

  • O uso excessivo de templates prontos de cópia pode resultar em textos sem personalidade e que soam iguais a outros já vistos
  • Explorar ângulos criativos e narrativas originais nas cópias é fundamental para se destacar da concorrência
  • Modelos de estrutura podem servir como inspiração inicial, mas não devem limitar a criatividade do copywriter

Não fazer pesquisa prévia

Realizar uma pesquisa prévia detalhada sobre o público-alvo, produto/serviço e cliente é essencial para criar cópias segmentadas e direcionadas. Cópias generalistas raramente convertem bem, pois não conseguem utilizar linguagem, argumentos e enquadramentos relevantes para cada público-alvo.

  • Uma pesquisa prévia detalhada permite criar cópias segmentadas e direcionadas, adequadas para cada público-alvo
  • Cópias generalistas não conseguem utilizar linguagem, argumentos e enquadramentos relevantes para cada público-alvo
  • Entender profundamente o público-alvo, produto/serviço e cliente é essencial para criar cópias persuasivas e efetivas

Não enfatizar os benefícios

Muitas vezes, os benefícios do produto ou serviço podem ser óbvios para o copywriter, mas não necessariamente para o público. É crucial identificar e comunicar de forma persuasiva os benefícios, destacando como o produto ou serviço pode resolver os problemas do consumidor.

  • Identificar e comunicar de forma persuasiva os benefícios do produto ou serviço é crucial para destacar como ele pode resolver os problemas do consumidor
  • Os benefícios do produto ou serviço podem não ser percebidos pelo público, tornando essencial enfatizá-los de maneira persuasiva

Benefícios do software de gestão

Alguns benefícios óbvios para você podem incluir a automatização de tarefas administrativas, visibilidade clara de prazos e tarefas, painéis para acompanhar performance, integrações com outros softwares e suporte técnico especializado.

  • Automatização de tarefas administrativas
  • Visibilidade clara de prazos e tarefas
  • Painéis para acompanhar performance
  • Integrações com outros softwares
  • Suporte técnico especializado

Comunicação clara e persuasiva

Cabe a você explicar os benefícios do software de forma clara e persuasiva, focando no antes e depois. Mostre como era a situação caótica e estressante dos gestores antes e como o software vai transformar tudo isso, trazendo mais controle, organização e qualidade de vida.

  • Explicar os benefícios de forma clara e persuasiva
  • Focar no antes e depois
  • Mostrar a transformação do caos para controle e organização

Evitar promessas sensacionalistas

Promessas milagrosas e exageradas acabam soando falsas ou despertando desconfiança. É importante buscar um equilíbrio ao chamar a atenção do público, sem exagerar a ponto de soar falso ou improvável. Coloque-se sempre no lugar do seu público-alvo e modere nos benefícios anunciados.

  • Evitar promessas milagrosas e exageradas
  • Buscar um equilíbrio ao chamar a atenção do público
  • Colocar-se no lugar do público-alvo ao fazer promessas
  • Moderar nos benefícios anunciados

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Conclusão

Evitando esses erros, você estabelece mais credibilidade, conquista a confiança do público e melhora muito os resultados das suas ações de copywriting. Seus textos passam a soar mais realistas, honestos e segmentados para cada nicho de mercado. Continue estudando, praticando e aprimorando suas técnicas de copywriting de forma consciente e responsável. Assim você se consolida cada vez mais como uma autoridade no mercado.