Atualmente, os dados são extremamente valiosos para quem trabalha com marketing digital e campanhas de anúncios pagos. Isso porque eles permitem entender melhor o comportamento do público-alvo e, com isso, direcionar anúncios mais assertivos e relevantes.

Quando criamos uma conta em plataformas de anúncios como Google Ads, Facebook Ads ou outras, normalmente precisamos aceitar os termos de uso. Neles está descrito que nossos dados serão coletados e utilizados para exibição de anúncios personalizados.

Ou seja, ao mesmo tempo que compramos dados sobre os usuários para nossas campanhas, também estamos fornecendo nossos próprios dados para que as plataformas melhorem cada vez mais suas segmentações e targeting.

Isso na verdade pode ser muito benéfico, pois quanto mais dados as plataformas têm sobre nós, mais assertivos serão os anúncios exibidos. Por exemplo, se você não tem interesse por caminhões, provavelmente verá poucos anúncios relacionados a esse tema.

Portanto, os dados têm um papel crucial no sucesso de campanhas de anúncios hoje em dia. Saber analisá-los é essencial para identificar oportunidades e melhorar resultados.

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!

Principais indicadores e métricas para análise

Agora que entendemos a importância dos dados, vamos explorar os principais indicadores e métricas que devemos analisar em nossas campanhas de anúncios.

Podemos dividir esses KPIs (Key Performance Indicators) em 3 grupos: Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil. Vamos explorar cada um deles:

Topo do Funil

No topo do funil, temos indicadores relacionados ao alcance da campanha e engajamento inicial com os anúncios. Os principais são:

• CPM: Custo por Mil Impressões, indica quanto você paga cada vez que seu anúncio é visto por 1000 pessoas.
  • CPC: Custo por Clique, indica quanto você paga cada vez que alguém clica no seu anúncio.
  • CTR: Taxa de Cliques, indica a porcentagem de pessoas que clicaram no anúncio dentre todos que o viram. Um CTR baixo pode indicar problema no anúncio ou landing page.
  • Frequência: Número médio de vezes que cada pessoa visualizou o anúncio. Frequências muito altas podem levar à fadiga do anúncio.

Meio do Funil

No meio do funil, temos métricas relacionadas ao engajamento do usuário com o seu site, depois de clicar no anúncio:

• Taxa de Rejeição: Porcentagem de pessoas que abandonaram seu site logo após chegar nele. Taxas altas podem indicar problemas com a página de destino.
  • Páginas/Sessão: Número médio de páginas acessadas durante uma sessão de usuário em seu site. Quanto maior, mais engajamento.
  • Tempo no Site: Tempo médio que usuários passam em seu site por sessão. Mais tempo indica mais engajamento.

Fundo do Funil

No fundo do funil, temos os indicadores mais importantes, relacionados às conversões e retorno sobre o investimento:

• Receita Gerada: Total de receita obtida com vendas e leads gerados pelos anúncios.
  • Custo Total: Soma de todos os custos com anúncios em todas as plataformas utilizadas.
  • ROAS: Retorno sobre Investimento em Anúncios. É a razão entre Receita Gerada e Custo Total. Indica quanto se gerou de receita para cada real investido em anúncios.
  • Lucro Líquido: Diferença entre Receita Gerada e Custo Total. Indica quanto de fato se lucrou considerando custos com anúncios.

Monitorar todos esses indicadores é essencial para entender profundamente os resultados de suas campanhas e identificar melhorias.

Boas práticas na análise de dados

Agora que você conhece os principais KPIs, veja algumas dicas de boas práticas para analisar os dados de forma eficiente:

• Compare indicadores por períodos. Por exemplo, semana atual x semana anterior. Isso ajuda a entender tendências.
  • Segmente dados por dispositivo, idade, sexo e outros filtros relevantes. Isso ajuda a entender diferenças de comportamento.
  • Utilize relatórios e painéis para visualizar os dados, em vez de apenas tabelas. Gráficos facilitam a visualização de tendências.
  • Tenha paciência. Resultados levam tempo e dados inicialmente podem estar “barulhentos”. Não tome decisões com poucos dias de campanha.
  • Evite pausar e ligar campanhas o tempo todo. Isso atrapalha o algoritmo de aprendizado das plataformas.
  • Teste variações na segmentação, anúncios criativos, landing pages, etc. Isso ajuda a otimizar campanhas.

Seguindo essas boas práticas e monitorando os KPIs apresentados, ficará muito mais fácil entender profundamente os seus resultados em campanhas de anúncios e tomar decisões assertivas.

Lembre-se sempre que a análise de dados é uma habilidade essencial para quem deseja se tornar um bom gestor de tráfego pago. Portanto, invista tempo para dominar essas técnicas apresentadas.

Vimos que existem 3 grupos principais de indicadores: Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil. Cada um deles fornece insights únicos sobre o comportamento do usuário à medida que ele avança no funil de conversão.

Além disso, apresentamos dicas de ouro sobre como interpretar os dados de forma eficiente, evitando armadilhas comuns como decisões precipitadas ou pausas excessivas nas campanhas.

Quando os dados são bem compreendidos e as boas práticas são aplicadas, prepare-se para resultados excepcionais!

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!