Leitura

Neste artigo, vou falar de 4 pontos que mudaram a quantidade e principalmente meu aproveitamento com a leitura. Isso com certeza te ajudará em seu desenvolvimento e sua carreira.

Sem hipocrisia, até 2 anos atrás eu era quase um “analfabeto literário”.

Para ilustrar melhor, não li nem os livros obrigatórios do vestibular (preferi assistir as peças de teatro e até que foi uma boa tática). Hoje me considero um leitor de livros acima da média, lendo de 2 a 3 livros por mês.

• Leitura Dinâmica

O tema foi muito popular na década de 90, bombardeando escolas de leitura dinâmica e artigos sobre o tema. E praticamente como toda Hype, passou e caiu no esquecimento. O método despertou minha curiosidade, então busquei uma escola de confiança e conversei com pessoas no IN. Valeu muito a pena e recomendo. Talvez você não comece a ler uma página em 20s mas um aumento de velocidade de leitura em 30% já é um grande avanço.

Esse vídeo de 9 minutos do Tim Ferriss mostra 2 técnicas muito eficientes que já vai te ajudar a dar uma boa acelerada.

• Bons Livros

É muito mais fácil ler um livro rapidamente quando ele é bom. Claro, nem tudo que é bom para uma pessoa necessariamente será bom para outra. Livro bom pode ser um termo muito relativo. Pra isso, busque uma lista de indicações de pessoas que você admira, é muito provável que vocês gostem dos mesmos livros. Muitos livros focam em títulos super impactantes e atrativos para vender bem, mas no final das contas são uma grande furada. Antes de comprar, se questione do título, pesquise o autor, procure por reviews.

Aqui alguns links de listas que eu gostei muito e espero que você também aproveite.

A primeira é um lista da Endeavor, com 8 livros indicados por empreendedores, que não falam sobre empreendedorismo. Vale muito a pena.

A segunda é um site chamado curador de livros do Murilo Gun que contém várias recomendações sobre temas diferentes.

• Desapegue

Aliado a prática de ler bons livros, você tem que aprender a se desapegar. Se você está “patinando” num livro, não consegue avançar com fluidez, então deixa ele pra lá. Talvez o livro não seja bom realmente ou então simplesmente o conteúdo não falou contigo naquele momento. Deixa de se martirizar e passa para o próximo. Pensa que se você aprendeu pelo menos uma coisa com esse livro, o retorno do teu investimento já está pago. Segue o jogo.

• Kindle/Lev

“Ah, mas eu gosto de papel!” Eu já falei essa quando me sugeriram um Kindle. A verdade é que a gente fica em média 8/9hrs por dia olhando pra telas. Me rendi a ideia e peguei um na plataforma de pontos da minha empresa. Juro, aumentou e muito a quantidade de leitura. Facilita demais para ler no Uber durante seus trajetos rotineiros, no almoço, no avião, na fila do cartório e banco. E sinceramente, ninguém disse que você nunca mais pode ler em papel, eu ainda compro livros físicos que eu leio quando tenho tempo de ir a um parque, ou até em casa.

E para melhorar a retenção do conhecimento vai uma dica bônus:

Já conhece o app 12 minutos? Ele faz resumos de livros em áudios de apenas 12 min. Muito bom para escutar durante seu café da manhã. Entenda que são resumos e isso não substitui a boa e velha leitura do livro, então na verdade a verdadeira dica mesmo é a seguinte: leia o livro e depois de uns 10 ou 15 dias, escute o resumo daquele livro, isso o ajudará a reter melhor as informações já lidas pois você consegue relembrar e gravar melhor tudo que você aprendeu.

Essas 4 dicas mudaram muito a forma com que leio e diretamente na forma que aprendo. Espero que elas também possam te ajudar. Bom, é isso e até a próxima!