Ao contrário do que muita gente pensa, o Lean Manufacturing (saiba mais) não é uma metodologia de projetos e sim uma filosofia de gestão de tempo focada na redução dos sete tipos de desperdícios. Esse sistema veio da empresa Toyota e quer dizer manufatura enxuta ou manufatura esbelta.

Podemos colocar que existem 5 fundamentos principais do Lean:
  • Mentalidade – É fazer um processo simplificado, e um caminho mais curto. Fazer com que o processo seja mais enxuto, de um jeito simples e otimizado.
  • Balanceamento de Linha – Dentro de um processo, de compra, de produção etc. Existem etapas que estão diferentes umas das outras e precisamos alinhá-las. Não iremos conseguir alinhar 100%, porém podemos fazer continhas básicas e fazer a seguinte pergunta: Como era antes da melhoria e como está agora? O importante é gerar melhoria e maior faturamento.
  • Just in time – Significa “momento certo”, ou seja, produzir uma quantidade exata de um produto de acordo com a demanda.
  • Kanban – O Kanban é um método organizacional, é a base de sustentação do Just in Time, que visa aumentar a produtividade e otimizar a realização das tarefas e das entregas. O objetivo do uso do Kanban é fazer apenas o que é necessário, quando necessário e na quantidade necessária.
  • Análise de valor agregado (melhoria de fluxo) – Eliminar o que não agrega valor, veja as possibilidades de melhoria.

Existem muitos outros fundamentos, porém o Lean possui um único objetivo que é reduzir custo e desperdício.

Existem 3 termos utilizados no Lean como os 3 M’s, eles descrevem práticas coletivas de desperdícios que devem ser eliminados:

MUDA: Qualquer processo que consuma recursos sem agregar valor para o cliente.
MURA: É a falta de regularidade em uma operação, no próprio sistema de produção, diminuindo o ritmo de trabalho e a produtividade.
MURI: Sobrecarregar operadores ou equipamentos fazendo com que seja muito mais intenso ou acelerado o ritmo de trabalho, por um período maior do que suportam.

Antes de começar um projeto de Lean Manufacturing se faça estas perguntas:

AS LINHAS ESTÃO BALANCEADAS?

ELES APLICAM JUST IN TIME?

NESTA EMPRESA É IMPORTANTE APLICAR O JUST IN TIME?

COMO PODEMOS MELHORAR O FLUXO DESTA EMPRESA?

CONSEGUIMOS REDUZIR ESSE SETUP?

O jeito simples de praticar o Lean

Você pode praticar o Lean em tudo o que você faz, até em sua vida pessoal. Em 4 passos para seguir:

  1. Padronização

Se existe um processo acontecendo e ele não está acontecendo do jeito que eu gostaria eu preciso criar um padrão. Olhar o passo a passo. Está correto? É isso que precisa ser feito?

Pegue parâmetros, use referências!

Como fazer isso?

  • Escrever o passo a passo (tudo bem detalhado)
  • Escrever os parâmetros mais importantes para execução
  1. Gestão visual

Sinalização das coisas gera agilidade. Coloque etiquetas em seu estoque, escritório, produção. Etiquetar as coisas deixa claro o que possui ali, e economiza tempo de procura.

  1. Timwoods

É o acrónimo de Transports, Inventory, Motion, Over production, Over processing, Defects and Skills. Ou seja, um monte de desperdícios que por toda a parte das Empresas contribuem para o aumento de tempos e de custos. Estes desperdícios são os mais populares, mas não são os únicos.

  • Transporte (Transports) = Gastos desnecessários com transpostes, frete extra, fretes desnecessários.
  • Estoque (Inventory) = Dinheiro parado não rende, eu preciso ter todo este estoque? Reduzir estoque mínimo.
  • Movimentação (Motion) = Ver a viabilidade das coisas, deslocamentos desnecessários. Otimizar processos.
  • Super produção (Over production) = Produzir demais, desgaste matéria prima, mais dinheiro parado, previsão mal feita.
  • Super processamento (Over processing ) = Etapas do processo sem necessidade.
  • Defeitos (Defects) = O que causa isso? Perceber e olhar o que pode melhorar.
  • Habilidades (Skills) = quem está na área errada, e pode ser melhor em outra. Tem potencial para trabalhar em outras áreas
  1. Layout

Apenas mudando o Layout da empresa, você pode melhorar a produtividade, saúde, ergonomia e muito mais dos seus colaboradores.

Calcule e execute mudanças!

Praticar o Lean é muito mais do que adotar um método de melhoria, e sim ter visão de melhoria contínua. É querer entregar o melhor, bem feito e dentro do prazo.

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