A programação é uma ferramenta essencial para automatizar tarefas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões. Este artigo explora como a programação pode aumentar a produtividade e eficiência, além de destacar a importância do Python como uma linguagem versátil e de fácil aprendizado.

O que é programação e para que serve

A programação é uma forma de dar instruções para computadores e máquinas executarem tarefas de maneira automatizada. O objetivo principal da programação é fazer mais com menos, aumentando a produtividade e eficiência.

• Automatizar tarefas repetitivas e trabalhosas
  • Acelerar processos demorados
  • Melhorar a precisão e qualidade de resultados
  • Aumentar a capacidade de analisar grandes quantidades de dados
  • Tomar decisões complexas de forma mais assertiva

Principais áreas de aplicação da programação

A programação tem aplicações em praticamente todas as áreas, mas destacam-se 3 principais:

• Entretenimento e jogos: a programação é muito utilizada na indústria de entretenimento digital, especialmente em jogos eletrônicos.
  • Automação de processos: a programação permite a criação de sistemas que automatizam tarefas manualmente executadas por humanos anteriormente.
  • Desenvolvimento web e aplicativos: a programação é essencial para a criação de sites, aplicativos e sistemas web, sendo fundamental para a expansão do mundo digital.

Análise de dados e tomada de decisões

Áreas como ciência de dados aplicam programação para coletar, organizar e analisar grandes quantidades de dados, encontrando insights que suportem a tomada de melhores decisões por humanos ou até mesmo de forma automatizada pelas máquinas.

• Importância da programação na coleta e análise de dados
  • Uso da programação para encontrar insights que auxiliem na tomada de decisões
  • Apoio da programação para tomadas de decisões automatizadas

Tomada de decisões humana vs. computadores

Os seres humanos tomam decisões o tempo todo, desde decisões simples como o que vestir ou comer, até decisões empresariais complexas como onde investir ou qual estratégia adotar.

• Variedade de decisões tomadas pelos seres humanos diariamente
  • Dificuldade humana em lidar com a complexidade de decisões empresariais
  • Capacidade dos computadores em processar grandes quantidades de dados para auxiliar em decisões complexas

Por que Python?

Agora que entendemos o que é programação e suas aplicações, uma pergunta importante é: por que estamos usando Python? Existem centenas de linguagens de programação por aí, então o que faz o Python ser a escolhida para este curso introdutório?

• Simplicidade e clareza da sintaxe do Python
  • Facilidade de aprendizado para iniciantes
  • Abundância de bibliotecas open source disponíveis para Python

Por que escolher Python como linguagem de programação?

Python é uma linguagem de programação popular e versátil, adequada para iniciantes e experientes. Sua popularidade se deve a várias razões, como:

• Comunidade ativa: Python possui uma grande comunidade online que contribui e tira dúvidas constantemente, facilitando o aprendizado e a resolução de problemas.
  • Multiplataforma: O código Python é compatível com diversos sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux, Mac e smartphones, permitindo a criação de programas para uma ampla gama de dispositivos.
  • Uso em diversas áreas: Python é utilizado em front-end, back-end, desenvolvimento de aplicativos, ciência de dados, machine learning, automação, entre outras áreas, o que o torna uma escolha versátil para programadores.

Interpretadores Python e ambientes de desenvolvimento

Ao escolher Python como linguagem de programação, é essencial compreender os tipos de ambientes nos quais os códigos Python podem ser executados. Existem dois principais ambientes de execução e desenvolvimento:

• Interpretador Python: O interpretador Python, como o CPython, traduz o código Python em instruções de máquina para executar programas.
  • Ambiente de desenvolvimento integrado (IDE): Ferramentas como PyCharm, Spyder e Visual Studio Code oferecem uma interface amigável para escrever, executar e depurar códigos Python, além de recursos como realce de sintaxe e autocompletar.

Torne-se um cientista de dados aprendendo tudo na prática!

Conheça a nossa Formação em Dados e elabore modelos estatísticos, criar algoritmos, solucionar problemas e ampliar estratégia de negócios, desenvolvendo habilidades como:

• Python Fundamentals
  • Machine Learning
  • SQL for Data Science
  • Visualização de dados
  • Metodologias Ágeis
  • Big Data
  • Estatística
  • Manipulação e limpeza de dados

Ao entender os benefícios da programação e a versatilidade do Python, é possível vislumbrar como a automação e a melhoria na tomada de decisões podem impactar positivamente diversos setores. Com a utilização de um interpretador Python ou uma IDE, como o Visual Studio Code, é possível tornar o processo de desenvolvimento mais produtivo e eficiente.