O feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Por meio dele, gestores e colaboradores podem trocar informações valiosas sobre desempenho, comportamento e resultados.

Um bom feedback deve ser claro, objetivo e construtivo. Ele serve tanto para apontar melhorias necessárias quanto para reconhecer conquistas e reforçar pontos positivos.

Preparação para o feedback

A preparação é fundamental para que o feedback seja produtivo. Alguns passos importantes:

Registrar situações e exemplos

Mantenha um “diário de bordo” com anotações sobre o desempenho e comportamento da pessoa ao longo do tempo. Registre situações, exemplos concretos, conquistas e oportunidades de melhoria.

Isso ajuda a tangibilizar o feedback, tornando-o mais claro e construtivo.

Agendar formalmente

Marque uma data e horário específicos para a sessão de feedback. Envie um convite por e-mail ou agenda para formalizar.

Dessa forma, tanto você quanto a outra pessoa podem se preparar adequadamente.

Escolher local apropriado

Reserve uma sala de reuniões ou outro local tranquilo. Evite interrupções.

Se possível, escolha um ambiente mais descontraído, para que a conversa flua melhor.

Realizando a sessão de feedback

Ao dar o feedback, algumas atitudes contribuem para uma comunicação assertiva e um bom resultado:

Trazer exemplos claros

Ao falar sobre um ponto de melhoria ou parabenizar uma conquista, dê exemplos concretos, baseados em suas anotações.

Factos e situações tangíveis dão mais peso e clareza à mensagem.

Ouvir com atenção

Ouça atentamente a outra pessoa. Muitas vezes, novas informações e perspectivas podem surgir durante a conversa.

Registre os principais pontos discutidos para acompanhamento posterior.

Ser empático

Mesmo que precise apontar melhorias, mantenha uma comunicação respeitosa, sem julgamentos. Coloque-se no lugar do outro.

Reforce os pontos positivos e demonstre confiança de que lacunas podem ser preenchidas.

O que não fazer no feedback

Alguns erros devem ser evitados para que o feedback seja construtivo:

Demorar para dar o feedback

Não deixe acumular muitas situações antes de realizar uma sessão de feedback.

Factos e exemplos recentes têm mais impacto e facilitam a assimilação.

Falta de clareza nos objetivos

Seja claro sobre o que é esperado da pessoa em termos de resultados, comportamentos, entregas, etc.

O alinhamento de expectativas é crucial.

Fazer críticas públicas

Jamais repreenda um colaborador na frente de outros ou em locais com muitas pessoas por perto.

Além de constrangedor, isso mina a relação de confiança entre gestor e liderado.

Recebendo feedback

Assim como é importante saber dar um bom feedback, também é essencial saber recebê-lo adequadamente:

Solicitar feedback

Se seu gestor não estiver agendando sessões de feedback com frequência, peça para marcar uma.

Isso demonstra interesse em evoluir e contribui para sua carreira.

Aceitar críticas

Mesmo quando a mensagem é desconfortável, evite discussões e contestações. Ouça com mente aberta.

Lembre-se que o objetivo é ajudá-lo a crescer. Não leve como algo pessoal.

Pedir esclarecimentos

Se não entender algum ponto, peça mais detalhes ou exemplos. Questione de forma educada e com o intuito de aprender.

Esclarecer dúvidas é fundamental para aproveitar o feedback de maneira construtiva.

Tipos de feedback

Diversas situações do dia a dia profissional podem ser objeto de feedback. Alguns exemplos:

Desempenho e resultados

Compare os resultados entregues com as metas combinadas previamente.

Reconheça conquistas e apresente planos de ação para melhorias.

Comportamento e postura

Aborde questões como pontualidade, organização, proatividade, relacionamento com colegas, etc.

Aponte impactos positivos e oportunidades de ajustes.

Conduta profissional

Lide com eventuais desvios de comportamento, como faltas de respeito, discussões acaloradas, falta de comprometimento.

De forma respeitosa, estabeleça limites e expectativas.

Realizar feedbacks periodicamente fortalece a cultura organizacional, melhora o desempenho coletivo e acelera o desenvolvimento das pessoas.

Contudo, é preciso fazê-lo com responsabilidade e de maneira construtiva.

Prepare-se adequadamente, escolha o momento certo, forneça exemplos claros, ouça atentamente e evite julgamentos.

Assim, o feedback se torna uma ferramenta positiva e um presente para todos.