Aprenda a explorar e analisar dados de forma intuitiva no MetaBase, uma ferramenta poderosa para insights de negócios.

Explorando Tabelas e Fazendo as Primeiras Análises de Dados no MetaBase

Neste artigo, vamos abordar o processo de explorar tabelas e realizar as primeiras análises de dados no MetaBase. O MetaBase é uma ferramenta poderosa para análise de dados, e entender como explorar tabelas e fazer análises é fundamental para obter insights valiosos para o negócio.

• O MetaBase é uma ferramenta poderosa para análise de dados
  • Entender como explorar tabelas e fazer análises é fundamental para obter insights valiosos para o negócio

Problema de Negócio

No contexto do artigo, consideramos a tabela ‘produtos’ de um banco de dados de exemplo para exemplificar o processo de análise de dados. O objetivo é realizar diversas análises sobre os produtos da empresa, visando extrair insights para apoiar a tomada de decisão.

• O objetivo é realizar diversas análises sobre os produtos da empresa, visando extrair insights para apoiar a tomada de decisão

Explorando a Tabela de Produtos

No MetaBase, acessamos a área de ‘Explorar Dados’ para visualizar as tabelas e começar a analisá-las. Ao selecionar a tabela ‘produtos’, ela é exibida conforme a imagem abaixo.

• Acessamos a área de ‘Explorar Dados’ para visualizar as tabelas e começar a analisá-las
  • Ao selecionar a tabela ‘produtos’, ela é exibida conforme a imagem abaixo

Explorando e Classificando Dados

Ao explorar uma tabela, a funcionalidade de ordenar/classificar suas colunas de forma crescente ou decrescente é crucial. Isso permite visualizar rapidamente dados como os produtos com maior/menor avaliação, mais baratos/caros, mais novos/antigos, etc. Por exemplo, ao ordenar a coluna `Rating` de forma decrescente, podemos ver rapidamente os 3 produtos com maior avaliação.

• A ordenação das colunas facilita a visualização de informações relevantes, como produtos mais bem avaliados, mais baratos, entre outros.
  • A capacidade de ordenar de forma crescente ou decrescente permite uma análise mais aprofundada dos dados da tabela.
  • A ordenação também é útil para classificar colunas textuais, como a `Category`, em ordem alfabética, facilitando a compreensão dos dados.

Filtrando e Refinando Dados

Além da ordenação, a funcionalidade de filtrar os dados da tabela é essencial para visualizar apenas as informações relevantes. Podemos filtrar por ID do Produto, texto, números e datas, permitindo uma visualização mais precisa dos dados. Por exemplo, filtrar os produtos com preço acima de R$ 50 permite uma análise focada nos produtos de maior valor.

• Os filtros permitem visualizar apenas as informações desejadas, reduzindo a necessidade de analisar toda a tabela.
  • É possível combinar múltiplos filtros para refinar ainda mais os dados exibidos, permitindo uma análise mais detalhada e específica.
  • Os filtros por texto, números e datas oferecem flexibilidade para encontrar informações específicas de acordo com as necessidades do usuário.

Visualizando Detalhes dos Produtos

Ao posicionar o mouse sobre o ID de um produto, o registro é destacado e suas informações ficam visíveis, possibilitando uma análise rápida e detalhada. Além disso, as setas para a esquerda e direita permitem navegar entre os produtos, facilitando a visualização dos detalhes de cada um.

• A visualização detalhada dos produtos ao posicionar o mouse sobre o ID permite uma análise rápida e sem a necessidade de filtros adicionais.
  • A navegação entre os produtos por meio das setas facilita a comparação e análise de múltiplos itens de forma eficiente.
  • Essa funcionalidade agiliza a análise de detalhes específicos dos produtos, contribuindo para uma compreensão mais abrangente dos dados.

Exportando Dados Filtrados

Após aplicar filtros e ordenar os dados, uma funcionalidade valiosa é a capacidade de exportar os resultados para utilização em outros sistemas. A exportação pode ser feita nos formatos XLSX (Excel), CSV (Valores separados por vírgula) e JSON (Notação de Objetos JavaScript).

• Exportar dados filtrados agiliza o compartilhamento de resultados com outras áreas da empresa.
  • A exportação para Excel gera uma planilha pronta para análise, facilitando o processo de compartilhamento de resultados.
  • A exportação para CSV é útil para transferir dados para outros sistemas que suportam esse formato.

Criando Gráficos e Painéis

Além de explorar os dados brutos da tabela, o MetaBase permite analisá-los visualmente por meio de gráficos e painéis. É possível gerar gráficos do tipo barras, pizza, linhas, dispersão e mapas de calor, arrastando e soltando colunas da tabela.

• Os gráficos gerados visualmente facilitam a identificação de insights importantes, como faixa de preço médio dos produtos e outliers.
  • Os gráficos podem ser salvos em painéis personalizados, permitindo a criação de dashboards com filtros e segmentações específicas.
  • A análise visual por meio de gráficos e painéis facilita a identificação de padrões e tendências nos dados.
  • A facilidade de arrastar e soltar colunas da tabela para gerar gráficos agiliza o processo de análise visual dos dados.

Dominando o MetaBase, você poderá explorar e extrair valor de dados para apoiar decisões com informações sólidas.