Descubra as etapas fundamentais para estruturar testes de forma efetiva e focada em resolver problemas de negócios. A estruturação de um teste é crucial para orientar todas as etapas do processo, desde a definição de objetivos até a priorização com a Matriz RISE. Aprenda como definir objetivos, variáveis, amostra e preparar dados para aumentar a assertividade na coleta, análise e extração de insights.

Etapas de Estruturação de Testes

Neste artigo, abordaremos as etapas fundamentais para estruturar testes de forma efetiva, independentemente do contexto. A estruturação de um teste depende muito do contexto no qual você está inserido, incluindo a empresa, os frameworks utilizados, os produtos e processos.

• Contextualização da estruturação de testes
  • A importância de considerar o contexto empresarial, frameworks, produtos e processos
  • Principais etapas para estruturar testes de forma efetiva

Definir Objetivos

O primeiro passo na estruturação de um teste é definir claramente os objetivos que se quer atingir. Essa definição é crucial para orientar todas as outras etapas.

• Importância da definição clara de objetivos
  • Orientação das demais etapas a partir dos objetivos definidos
  • Alinhamento dos objetivos com as partes interessadas (stakeholders)

Definir Variáveis

As variáveis representam os fatores ou parâmetros que você deseja medir e testar. Elas formam a base para a coleta e análise de dados.

• Tipos de variáveis: quantitativas, qualitativas e categóricas
  • Importância da definição clara das variáveis para coleta e análise de dados
  • Exemplos de variáveis em testes

Escolha das Variáveis-Chave

Ao escolher as variáveis-chave, é fundamental garantir que elas sejam relevantes para o teste a ser realizado. Isso assegura que os dados coletados ofereçam insights valiosos para o negócio.

• Identificar as variáveis que impactam diretamente o desempenho ou a resposta do teste
  • Garantir que as variáveis selecionadas estejam alinhadas aos objetivos e perguntas que se deseja responder
  • Evitar incluir variáveis irrelevantes que possam distorcer os resultados do teste

Definição da Amostra

A definição da amostra é crucial para garantir a representatividade dos resultados obtidos. O tamanho da amostra e sua composição influenciam diretamente a validade estatística do teste.

• Determinar um subconjunto representativo da população total a ser analisada
  • Considerar a viabilidade de testar toda a população versus a extrapolação dos resultados a partir de uma amostra
  • Encontrar um equilíbrio entre o tamanho da amostra e as restrições de execução, como orçamento, recursos da equipe e tempo de obtenção dos dados

Cálculo do Tamanho da Amostra

O cálculo do tamanho da amostra é uma etapa crucial para garantir a precisão dos resultados, mas na prática de produtos digitais, é comum lidar com limitações que impactam a aplicação dessa fórmula.

• Compreender a fórmula para calcular o tamanho da amostra necessário
  • Levar em consideração o nível de confiança, a porcentagem da amostra esperada e a margem de erro
  • Adaptar o cálculo do tamanho da amostra de acordo com as restrições de execução e as amostras possíveis dentro dessas limitações

Preparação e Organização dos Dados

Além do planejamento do teste, a preparação e organização dos dados desempenham um papel crucial na obtenção de análises precisas e significativas.

• Assegurar que todas as informações necessárias sejam coletadas de forma completa
  • Garantir a qualidade dos dados, evitando erros ou informações corrompidas
  • Organizar os dados de maneira que facilite a análise e a extração de insights relevantes

A importância da qualidade dos dados

Garantir a qualidade dos dados é crucial para o sucesso das análises. Dados ruins podem comprometer os resultados e levar a decisões equivocadas. Para isso, é fundamental seguir algumas práticas:

• Documentar a origem de cada dado obtido
  • Utilizar processos de obtenção e tratamento de dados sólidos e reutilizáveis
  • Priorizar a qualidade dos dados antes de realizar as análises

Utilização da Matriz RISE

A Matriz RISE é uma ferramenta valiosa para priorizar iniciativas, levando em conta quatro variáveis principais: Alcance, Impacto, Confiança e Esforço. Cada variável recebe uma pontuação que é somada para obter a priorização dos projetos.

• Alcance: indica quantas pessoas serão impactadas pelo teste
  • Impacto: mede quais resultados o teste pode trazer para os objetivos do negócio
  • Confiança: representa o nível de segurança da equipe em relação ao sucesso do teste
  • Esforço: avalia os recursos necessários para a execução do projeto

Benefícios da Matriz RISE

A utilização da Matriz RISE traz diversos benefícios para as equipes, promovendo discussões importantes entre times de produto, negócio e dados, garantindo alinhamento e foco nos testes que potencialmente trarão resultados mais relevantes para o negócio.

• Foco e priorização de recursos nos testes mais relevantes
  • Alinhamento entre equipes de diferentes áreas
  • Promoção de discussões importantes

Torne-se um gerente de produto aprendendo tudo na prática!

Gostou do conteúdo? Se aprofunde ainda mais nesse assunto com a nossa Formação em Produto!

Estruturar adequadamente os testes com produtos digitais é fundamental para que eles entreguem valor de negócio. Seguindo as etapas de definir objetivos, variáveis, amostra, preparar dados e priorizar com a Matriz RISE, você aumenta significativamente suas chances de sucesso. Colocando essas técnicas em prática, seu trabalho terá muito mais foco e assertividade na hora de coletar dados, analisá-los e extrair insights.