Definindo a Estratégia e Resultados Esperados

Antes de partir para a execução, é essencial definir a estratégia de conteúdo e resultados esperados. Isso guiará todas as ações seguintes.

Alguns pontos importantes a serem definidos:

Responsáveis pela Estratégia

• Quem será o responsável ou a equipe responsável por definir e gerenciar a estratégia de inbound?
  • Eles possuem capacitação e treinamento adequados na área?

É essencial ter um time dedicado e capacitado para maximizar os resultados.

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!

Cronograma de Implementação

• Em quanto tempo a estratégia será implementada?
  • Quando o blog será lançado? Redes sociais ativadas? E-mail marketing configurado?

Ter cronogramas bem definidos aumenta a assertividade da execução.

Ferramentas Utilizadas

• Quais softwares e ferramentas serão usados na estratégia?
  • Elas se encaixam no orçamento disponível?

Muitas ferramentas têm versões gratuitas limitadas. É preciso planejar os custos de versões pagas.

Orçamento

• Quantos recursos financeiros serão investidos na estratégia?
  • Como obter aprovação para aumentar o orçamento se necessário?

Ter metas associadas a checkpoints de orçamento facilita ganhar mais verba se preciso.

Canais de Distribuição

• Quais canais farão parte da estratégia? Blog, redes sociais, e-mail marketing, outros?

Quanto mais canais, melhor para distribuir o conteúdo.

Resultados Esperados

• Quais resultados precisam ser alcançados em termos de tráfego, leads e vendas?
  • Como essas métricas serão trackeadas?

Resultados claros aliados a métricas bem definidas são essenciais.

Gerenciamento da Estratégia

Ferramentas como Trello ou Asana são úteis para gerenciar todo o planejamento e execução da estratégia inbound.

Análise de Tráfego, Tendências e Concorrentes

Antes de estabelecer uma estratégia de conteúdo, é preciso entender profundamente o tráfego, tendências e concorrentes do mercado.

Isso permite criar conteúdo alinhado com o que o público busca e se diferenciar da concorrência.

Análise de Tráfego

O SimilarWeb permite analisar detalhadamente o tráfego de um site, identificando:

• Total de visitas
  • Duração média das sessões
  • Taxa de rejeição (bounce rate)
  • Origem do tráfego (direto, buscas, social, etc)

Já o Google Analytics fornece dados como:

• Percentual de tráfego por tipo (orgânico, pago, email, etc)
  • Dispositivos utilizados (desktop vs mobile)
  • Navegadores mais usados (Chrome, Safari e outros)
  • Categorias de interesse do público

Tendências do Mercado

Para identificar temas quentes e tendências é possível utilizar ferramentas como:

• Google Trends: para ver temas populares em buscas recentes.
  • YouTube Trends: assuntos em alta no YouTube.
  • Twitter Trending Topics: tópicos mais tweetados hora a hora.

Isso ajuda a criar conteúdo aproveitando tendências de alta procura.

Concorrência

Mapear o que os concorrentes estão fazendo permite se diferenciar e se posicionar melhor.

Uma dica é buscar por termos relacionados ao seu negócio no Google e analisar os resultados orgânicos e anúncios pagos.

Boas Práticas para Blogs

Um blog bem estruturado é o coração de qualquer estratégia inbound. Aqui vão algumas dicas de boas práticas:

URL do Blog

A URL deve estar preferencialmente em:

• blog.seudominio.com
  • seudominio.com/blog

Evite URLs sem relação com a marca se o foco não for geração de tráfego indireto.

Colunas de Conteúdo

Tenha colunas claramente definidas sobre temas específicos. Isso organiza os posts e facilita atrair públicos segmentados.

Inclua frequência de publicação e melhores horários.

Conteúdo & Conteudistas

Invista em conteúdo próprio e de qualidade. Cuidado com cópias ou conteúdo gerado por equipes terceirizadas sem supervisão.

Tamanho do Conteúdo

Posts longos, acima de 10 minutos de leitura, têm menos engajamento. Quebre posts grandes em partes quando necessário.

Relação Tempo x Resultado

Analise o resultado obtido por determinados tipos de post vs. o tempo gasto na produção. Elimine colunas que demandam muito esforço por pouco retorno.

Integração com Outros Formatos

Além de texto, inclua imagens, vídeos e links para outras partes do site quando relevante.

Também promova posts de sucesso no blog em outros canais: site, redes sociais, anúncios.

Coletores de Leads

Inclua coletores de e-mail ou outras formas de captura de leads por meio do blog. Assim quando alguém se interessar pelo conteúdo já pode se converter em lead.

Comentários e Avaliações

Peça avaliações e comentários sobre os posts. Isso gera engagement e dados para melhorar o conteúdo.

Ferramentas Úteis

Existem diversas ferramentas que podem facilitar bastante sua estratégia de inbound marketing. Confira algumas:

WordPress

Uma das plataformas mais utilizadas para blogs por sua facilidade de uso e recursos. Permite a instalação de temas e plugins para aprimorar o blog.

Uma dica é utilizar o plugin Yoast SEO para melhorar a otimização do blog para mecanismos de busca.

SEMrush

Essa ferramenta provê uma série de funcionalidades úteis, entre elas:

• Auditoria de performance de sites
  • Análise de palavras-chave pagas dos concorrentes
  • Pesquisa de tendências de tráfego por termos pesquisados

Outras Ferramentas

Muitas outras ferramentas podem ser úteis, como:

• Buzzsumo: análise de conteúdo viral performático
  • Ahrefs: pesquisa de backlinks
  • Google Search Console: dados de performance em buscas do Google

Implementar com sucesso uma estratégia de inbound marketing envolve diversos elementos, desde o planejamento inicial até a análise de resultados.

Lembre-se sempre de focar em oferecer conteúdo de qualidade e relevância para seu público-alvo. Assim é possível construir uma presença digital sólida e autoridade no mercado!

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!