Neste artigo, vamos explorar o Voice of Customer (VOC) e seu papel fundamental no desenvolvimento de produtos. Entenda como aplicar essa prática no contexto ágil e como transformar as informações obtidas em requisitos valiosos para orientar o desenvolvimento do produto.

O que é Voice of Customer (VOC)?

O Voice of Customer (VOC) consiste em ouvir atentamente ao cliente e entender quais são as suas necessidades e desejos. É uma prática fundamental nos projetos ágeis, especialmente quando se utiliza a metodologia Scrum.

• VOC é a prática de ouvir atentamente o cliente para compreender suas necessidades e desejos.
  • É fundamental em projetos ágeis, especialmente com a metodologia Scrum.

Scrum e sua importância no contexto do VOC

O Scrum é um framework de gerenciamento de projetos ágeis que introduziu práticas para lidar melhor com a mudança de escopo durante um projeto e evitar estouros de prazo e orçamento. Além disso, é orientado para entender as necessidades do cliente e entregar valor de forma rápida e sustentável.

• Scrum é um framework ágil que permite lidar com mudanças de escopo e evitar estouros de prazo e orçamento.
  • O Scrum é orientado para entender as necessidades do cliente e entregar valor de forma rápida e sustentável.

O que é VOC?

VOC significa Voice of Customer, que traduzindo do inglês é ‘A Voz do Cliente’. Consiste em ouvir atentamente o cliente e entender quais são as suas necessidades, desejos e expectativas em relação a um produto ou serviço.

• VOC significa ‘A Voz do Cliente’ em inglês.
  • Envolve ouvir atentamente o cliente para compreender suas necessidades, desejos e expectativas em relação a um produto ou serviço.

Importância do VOC

Fazer um bom VOC e ouvir atentamente o cliente é importante por alguns motivos:

• Permite entender os verdadeiros problemas e necessidades do cliente.
  • Evita desenvolver funcionalidades erradas ou que não agregam valor.
  • Ajuda a priorizar os requisitos mais importantes.

A importância do Voice of Customer (VOC)

O Voice of Customer (VOC) é fundamental para o desenvolvimento de soluções centradas no cliente. Ele cria empatia, reduz riscos e retrabalho, e aumenta as chances de sucesso e satisfação do cliente.

• VOC cria empatia e aproxima o time do cliente
  • Reduz riscos e retrabalho no projeto
  • Aumenta as chances de sucesso e satisfação do cliente

Aplicando o VOC: Cliente direto e acessível

Em situações onde o cliente é acessível, como no caso de freelancers ou consultorias, é possível realizar reuniões presenciais ou calls diretas para entender as necessidades e expectativas. Durante essas interações, é essencial fazer perguntas abertas e específicas para capturar o máximo de informações relevantes.

• Realizar reuniões presenciais ou calls diretas com o cliente
  • Fazer perguntas abertas para entender as necessidades e expectativas
  • Fazer perguntas específicas para capturar detalhes relevantes

Aplicando o VOC: Cliente corporativo menos acessível

Em grandes corporações, onde o cliente pode ser uma empresa ou departamento, é comum ter um Product Owner (PO) como representante da visão do cliente. O PO atua como ponte entre o time de desenvolvimento e os clientes, coletando as necessidades e definindo os requisitos.

• Utilizar um Product Owner (PO) como representante da visão do cliente
  • O PO atua como ponte entre o time de desenvolvimento e os clientes
  • Coletar as necessidades e definir os requisitos junto aos clientes e partes interessadas

A importância do Voice of Customer (VOC)

O Voice of Customer (VOC) é uma prática poderosa para garantir que os produtos desenvolvidos atendam às necessidades e expectativas dos clientes e usuários. No contexto do Scrum, o VOC ajuda a estabelecer uma visão clara sobre os problemas e necessidades que o produto precisa resolver, guiando assim todo o trabalho do time de desenvolvimento.

• Entrevistas com stakeholders importantes
  • Pesquisas com usuários e clientes
  • Análise de dados de uso de produtos existentes
  • Benchmarking com concorrentes
  • Pesquisa em fóruns e redes sociais

Transformando o VOC em Requisitos

Depois de coletar os insights dos clientes, é trabalho do Product Owner consolidar e priorizar esses inputs, transformando-os em requisitos claros no Product Backlog que orientarão o trabalho de design e desenvolvimento.

• Consolidação das informações coletadas com os clientes
  • Priorização dos requisitos no Product Backlog
  • Definição clara e detalhada de cada item do Product Backlog
  • Atualização contínua do Product Backlog à medida que mais informações são coletadas

O Voice of Customer é uma prática poderosa para garantir que os produtos desenvolvidos atendam às necessidades e expectativas dos clientes. No contexto do Scrum, o VOC estabelece uma visão clara sobre os problemas e necessidades do produto, guiando assim todo o trabalho do time de desenvolvimento.