folha de papel escrito startup

De acordo com pesquisas da Endeavor, 1 em cada 4 universitários querem entrar no ramo do empreendedorismo. O anseio de ter o próprio negócio pulsa nos jovens, porém apenas 5% dos universitários estão em ação enquanto o restante pensa em empreender no futuro de sua carreira. Além do baixo índice de empreendedores universitários, poucos desses jovens sonham grande quando se trata de ter uma empresa. O maior entrave para empreender é que todos nós esperamos por uma “ideia brilhante” para iniciar nossa jornada e desenvolver um negócio próprio.

empreendedorismo
A espera pela “ideia”

No empreendedorismo, o problema é esperarmos que uma ideia inovadora e brilhante atinja miraculosamente a nossa cabeça. Esperamos acordar de um sonho com um modelo de negócio revolucionário, como se o Facebook, Google, Tesla tivessem surgido como mágica na mente de seus fundadores. Uma frase que você certamente já ouviu resume o oposto do que pensamos: ” Ideias não valem 1 real “, o que realmente conta são as execuções e ainda assim temos a concepção de que precisamos de uma ideia diferente do que existe no mercado para obtermos sucesso no empreendedorismo. Pesquisas mostram que a vantagem de largar primeiro em um negócio totalmente novo e disruptivo, o chamado “First-Move Advantage”, é na verdade uma ilusão pois a taxa de falência de empresas que foram as primeiras em um novo negócio é de 47% contra 8% dos chamados “Improvers”, empresas que apenas melhoraram ideias e modelos já existentes. O Facebook não foi a primeira rede social, Google não foi o primeiro buscador online e muito menos a Tesla foi quem inventou os carros elétricos. Claro que uma ideia inovadora e disruptiva é extremamente importante, porém ideias não são o único fator de sustentação para o sucesso de uma nova empresa. É necessário estabelecer um Roadmap pra traçar onde se quer chegar!

5 Pilares para o SUCESSO no empreendedorismo

empreendedorismo

Juntamente com uma ideia inovadora, podemos listar mais 4 pilares necessários para o crescimento de uma Startup. Nesse artigo vamos tratar de 2, Timing e Team, e como você pode iniciar o desenvolvimento imediatamente (Os outros 3 pilares ficam para o próximo artigo ?).

Timing

O Que é? Timing é o momento oportuno do mercado, das tecnologias e principalmente o momento oportuno dos consumidores. Refere-se a identificar as oportunidades que determinados momentos proporcionam, como mudanças nas Leis que permitem novas dinâmicas e concorrências, facilidades tecnológicas, mudanças de postura dos consumidores e aproveitá-las para o desenvolvimento e criação da sua empresa. 

Casos Reais? Airbnb é um incrível case de Timing. Muitos acreditavam que o modelo de negócio da empresa era falho, pois pessoas teriam receio e desconfiança de aceitar um estranho e colocá-lo dentro de sua própria casa. Porém o Timing da empresa foi essencial para o sucesso, devido à crise imobiliária nos EUA as pessoas superaram a desconfiança pela oportunidade de ganhar um dinheiro extra. 

Começando hoje! Mais do que estar antenado nas novidades, você precisa ser capaz de visualizar as tendências do futuro. Começar agora para que quando as tendências se tornarem realidade você esteja preparado para aproveitá-las. Timing trata-se de apostas. Blockchain, Inteligência Artificial, Micro-serviços, IoT, criptomoedas, são alguns temas que se mostram importantes para o futuro e é uma excelente vantagem conhecê-los à fundo.

Team

O que é? “It’s more important to know with who, then what”. Ter uma equipe de qualidade e confiança faz total diferença no sucesso de uma empresa. Uma equipe deve ser complementar quando se trata de skills e ser diversa. Diversidade é ir muito mais além do que aspectos como cor, gênero e idade: significa buscar agrupar diferentes especialidades, pensamentos, culturas e formas de agir. Diversidade gera inovação, criatividade e formas diferentes de se abordar um assunto, trazendo melhores resultados. 

Cases? O grupo 3G Capital é um excelente exemplo quando se fala de equipe. Jorge Paulo Lemann foi muito feliz ao encontrar Marcelo Teles e Beto Sicupira, e o próprio fala de como eles complementam suas skills e o ajudaram a desenvolver ainda mais o seu negócio. 

Começando hoje! Aposto que existem pessoas próximas, que você admira e que complementam suas habilidades. Faça uma lista de alguns nomes com quem gostaria de trabalhar, pessoas que pensam diferente ou que tenham competências complementares as suas.

Bom galera, é isso. Espero que tenham gostado e até a próxima!