O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para estabelecer e fortalecer o relacionamento com clientes e leads. Através de e-mails segmentados e personalizados, é possível entregar conteúdo relevante e fazer chamadas para ação que convertam os contatos em vendas.

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!

Indicadores-chave de E-mail Marketing

Para saber se sua estratégia de e-mail marketing está funcionando, é essencial monitorar métricas e indicadores. Os principais são:

E-mails Entregues

Este indicador mostra quantos e-mails foram efetivamente entregues na caixa de entrada dos assinantes, sem terem sido barrados por filtros de spam ou outros problemas técnicos. É a base para calcular as taxas de abertura, cliques e conversões.

Uma porcentagem alta de e-mails não entregues pode indicar problemas na base de contatos, erros nas configurações técnicas ou conteúdo não relevante que está sendo marcado como spam.

Taxa de Abertura

Indica a porcentagem de e-mails que foram abertos pelos assinantes em relação ao total de e-mails entregues com sucesso.

Uma taxa de abertura alta significa que o assunto e pré-header utilizados despertaram o interesse do público-alvo. Já uma taxa baixa pode indicar desinteresse pelo conteúdo ou problemas no trabalho de segmentação.

Taxa de Cliques

Mostra o percentual de pessoas que clicaram em links dentro do e-mail em relação ao total de e-mails entregues.

Esse indicador é importante para avaliar se a chamada para ação (call to action) está gerando engajamento. Uma taxa de cliques alta significa que o botão ou link estão atraentes e bem posicionados.

Lembre-se que a taxa de cliques deve ser calculada com base no total de e-mails entregues, e não de e-mails abertos.

Taxa de Conversão

É o percentual de pessoas que realizaram a ação desejada após clicar no e-mail. Por exemplo, cadastraram-se no site, compraram um produto, agendaram uma ligação etc.

A taxa de conversão indica se sua estratégia está gerando resultados concretos para o negócio. Um bom e-mail marketing não para na etapa do clique, é preciso continuar medindo os próximos passos do lead.

Taxa de Descadastro

Indica a porcentagem de pessoas que solicitaram a remoção da lista de contatos a cada mês. Um aumento nessa taxa pode significar que os assinantes estão insatisfeitos com a frequência ou conteúdo dos e-mails.

Analisar os motivos de descadastro também é importante para ajustar sua estratégia. Muitas vezes, basta reduzir o número de envios ou melhorar a segmentação para reverter o problema.

Limpeza e Higienização da Base

Além de monitorar indicadores, também é essencial fazer uma limpeza periódica na base de contatos. Isso envolve:

• Remover e-mails inválidos e inativos que estejam comprometendo as taxas de entrega e abertura
  • Segmentar melhor os contatos com base em dados de comportamento
  • Enviar e-mails confirmando o interesse em continuar recebendo conteúdo
  • Descadastar contatos que não respondem ou não demonstraram engajamento depois de um período

Esse processo de higienização ajuda a maximizar as taxas de conversão do e-mail marketing, entregando cada mensagem para o público certo.

Principais Ferramentas de E-mail Marketing

Existem diversas ferramentas no mercado para automatizar campanhas de e-mail marketing. As mais utilizadas são:

RD Station

Uma das ferramentas mais populares no Brasil. Possui funcionalidades de CRM e e-mail marketing, muito utilizada por negócios tradicionais. Foi adquirida recentemente pela TOTVS.

HubSpot

Ferramenta americana que oferece recursos mais robustos e é indicada para empresas que têm um volume maior de leads. Possui integrações com redes sociais e outros canais.

ActiveCampaign

Muito utilizada no mercado de infoprodutos por conta da facilidade de uso e foco em automações de e-mail marketing. Ideal para quem busca uma ferramenta mais simples e direcionada.

MailChimp

Ótima opção para quem está começando, pois possui uma versão gratuita. Permite criar formas de captura, templates responsivos e fluxos básicos de disparo de e-mails.

Monitorar indicadores-chave como taxas de abertura, cliques e conversões é fundamental para saber se sua estratégia de e-mail marketing está no caminho certo. Além disso, ferramentas especializadas ajudam a automatizar e otimizar esse processo.

Manter sua base limpa e bem segmentada também maximiza os resultados da sua comunicação. Teste variar conteúdos, dias e horários de envio para encontrar o que funciona melhor para seu público.

O e-mail continua sendo um dos canais mais efetivos para nutrir leads, aumentar vendas e fortalecer relacionamentos!

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!