Alcançar características para ser um profissional de alta performance é o objetivo de muitas pessoas dentro do mercado de trabalho.

São qualidades que vão muito além de um colaborador apenas focado em resultados para empresa. O profissional deve superar as expectativas, compactuar com os valores da corporação, ter um propósito de crescimento, contribuir para o aumento da produtividade e tornar o local de trabalho um ambiente inspirador; para ele e seus colegas.

Competências de um profissional de alta performance

Para que isso seja possível, é necessário ter e desenvolver determinadas competências profissionais.  Essas habilidades estão ligadas ao comportamento, que contribuem para atingir metas propostas e ajudam a obter melhor desempenho no trabalho.

Deste modo, separamos 6 competências essenciais requisitadas pelas empresas, para você ficar atento e buscar se aprimorar em seu ambiente de trabalho. Confira!

1ª Saber definir metas

Parece clichê, mas muitos profissionais ainda possuem dificuldade em identificar prioridades e ter foco para atingir determinados resultados. Saber definir metas contribui para visualizarmos onde precisamos chegar e quais serão os passos necessários para atingirmos o propósito preestabelecido.

Faça um bom planejamento, defina responsabilidades junto à sua equipe e delegue atividades correspondentes ao perfil de cada um no time. Assim, todos trabalham a favor de um bem comum e contribuem para a entrega de resultados com excelência.

profissional de alta performance - planejamento

2ª Tenha empatia para Feedbacks

Todos nós estamos em constante aprendizado e para nos desenvolvermos tanto pessoal como profissionalmente, precisamos de direcionamento e incentivos. E a cultura do feedback pode ajudar.

Essa prática é essencial, pois quando recebemos avaliações, conseguimos enxergar quais atividades podem ser aprimoradas. Não encare essas avaliações como algo negativo; pelo contrário, elas são essenciais para aumentar o seu desempenho e para que saiba identificar pontos de melhoria. Então, sempre que possível peça feedbacks para o seu líder ou equipe; em simultâneo, distribua e inicie essa troca saudável.

profissional de alta performance - feedback

3ª Desenvolva novas habilidades

A cada dia novas informações e tendências surgem, precisamos estar atualizados e preparados. Reconheça as mudanças constantes e quais ações você deve tomar para alcançar novas oportunidades.

Invista em cursos para enriquecer suas habilidades; assista vídeos no Youtube sobre as últimas novidades do mercado; aprenda uma nova língua, procure livros sobre desenvolvimento pessoal; consuma conteúdos sobre as soft skills requisitadas pelas empresas; entre outros. Um profissional de alta performance não pode se acomodar!

4ª Esteja preparado para desafios

Embora não seja fácil, quando saímos da zona de conforto descobrimos novas habilidades, que contribuem para nosso desenvolvimento pessoal. Quando aceitamos desafios, nos tornamos inspiração para outros colaboradores. Tudo é possível, só precisamos começar.

Não desanime quando surgirem novas atividades em sua rotina; encare como oportunidades de capacitação e aprimoramento de seus conhecimentos. Se essa nova função foi direcionada a você, sinal de que confiaram em sua capacidade. Então, mão na massa!

profissional de alta performance - desafio

5ª Seja resiliente

Essa capacidade separa os profissionais que não conseguem controlar seus comportamentos diante das dificuldades, daqueles que aprendem com os erros e buscam aperfeiçoar suas capacidades.  

Essa competência mostra que o perfil de um profissional de alta performance está alinhado com a habilidade de ter flexibilidade com as mudanças do mundo corporativo. Ao mesmo tempo, ter a humildade de pedir ajuda, buscar evoluir e estar focado no sucesso da corporação.

profissional de alta performance - resiliência

6ª Gerencie seu tempo

Como o Ben, tio do Peter Parker (Homem-Aranha) disse: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. É preciso saber gerenciar o tempo conforme novas atividades surgem em sua rotina. Comece definindo o grau de prioridade de cada uma delas.

Foque nas tarefas consideradas mais importantes e evite distrações, para que consiga finalizá-las no prazo combinado. Não tenha receio em dizer ‘não’ quando necessário; é melhor ser honesto ao dizer que não conseguirá realizar a demanda naquele momento, do que aceitar e acabar decepcionando seu colega.

Agora que você conhece quais competências podem fazer a diferença no seu desenvolvimento, comece a colocar em prática.

Compartilhe essas informações com seu time e seja um profissional de alta performance.