Este guia completo explora de forma detalhada e prática os diferentes tipos de junções (joins) de tabelas em SQL, fornecendo exemplos e explicações sobre suas aplicações e benefícios. A compreensão desses conceitos é essencial para análises avançadas de dados e exploração de relações entre múltiplas fontes de dados.

Filtrando por datas

O vídeo aborda a filtragem de registros por um range de datas, trazendo apenas os pedidos realizados em um determinado período. Essa ação é realizada utilizando a cláusula WHERE e comparando a data de criação do pedido (coluna `created_at`) com um range de datas desejado.

• Utilização da cláusula WHERE para filtrar registros por datas específicas
  • Comparação da data de criação do pedido com um range de datas desejado
  • Exemplo de comando SQL para filtrar pedidos realizados em um intervalo de datas

Tipos de Junções (Joins)

Agora que filtramos os dados, podemos unir as duas tabelas para trazer informações combinadas. Existem 4 tipos principais de junções:

• União de tabelas para combinar informações
  • Exploração dos 4 tipos principais de junções

Left Join

O left join pega os registros da tabela da esquerda (left) e adiciona as colunas da tabela da direita.

• Recuperação de registros da tabela da esquerda
  • Adição das colunas da tabela da direita

Right Join

O right join funciona de forma oposta. Ele pega toda a tabela da direita (right) e adiciona as colunas correspondentes da tabela da esquerda.

• Recuperação de registros da tabela da direita
  • Adição das colunas correspondentes da tabela da esquerda

Inner Join

O inner join retorna apenas as linhas onde há correspondência (interseção) entre as duas tabelas. Ele omite as linhas que não possuem correspondentes.

• Recuperação de linhas com correspondência entre as tabelas
  • Omissão das linhas sem correspondentes

Full Outer Join

O full outer join une as duas tabelas e retorna todas as linhas de ambos os lados, mesmo que não haja correspondência. As linhas sem correspondentes receberão valor NULL para as colunas da outra tabela.

• União das tabelas e retorno de todas as linhas
  • Tratamento das linhas sem correspondentes

União de Tabelas no SQL

Ao utilizar junções entre tabelas, é possível combinar dados de múltiplas fontes de forma prática e eficiente. No exemplo apresentado, o left join foi utilizado para unir as tabelas de produtos e pedidos, trazendo o título do produto junto com as informações do pedido.

• Junções entre tabelas são operações essenciais no SQL
  • Left join permite combinar dados de duas tabelas, trazendo todas as linhas da tabela à esquerda e as correspondentes da tabela à direita
  • Unir informações de diferentes tabelas facilita a análise de dados e gera insights valiosos

Tipos de Junções

Existem quatro tipos principais de junções no SQL: left join, right join, inner join e full outer join. Cada tipo possui sua utilidade específica dependendo do caso e do resultado desejado.

• Cada tipo de junção tem um propósito distinto
  • É fundamental compreender as diferenças entre os tipos de junções para aplicá-los de forma adequada
  • A escolha do tipo de junção impacta diretamente nos resultados da consulta

Filtragem de Dados e Intervalo de Datas

Além de unir tabelas, é possível filtrar os dados por um intervalo de datas antes de realizar a junção. Essa prática permite trabalhar apenas com o subset de dados que é relevante para a análise, otimizando o processo e economizando recursos.

• Filtrar dados por um intervalo de datas é uma estratégia eficaz para focar na análise de um período específico
  • A filtragem de dados contribui para a precisão e relevância das informações obtidas
  • Ao aplicar filtros, é possível direcionar a análise para os dados mais pertinentes

Importância das Junções para Análises Avançadas

As junções entre tabelas são essenciais para análises de dados mais avançadas e para explorar relações entre múltiplas fontes de dados. Dominar os diferentes tipos de junções é fundamental para aprofundar o conhecimento em SQL e potencializar as análises de dados.

• Dominar as junções é fundamental para análises complexas e aprofundadas
  • As junções possibilitam explorar relações entre diferentes conjuntos de dados
  • Conhecer e praticar os tipos de junções é crucial para o domínio do SQL

Torne-se um cientista de dados aprendendo tudo na prática!

Conheça a nossa Formação em Dados e elabore modelos estatísticos, criar algoritmos, solucionar problemas e ampliar estratégia de negócios, desenvolvendo habilidades como:

• Python Fundamentals
  • Machine Learning
  • SQL for Data Science
  • Visualização de dados
  • Metodologias Ágeis
  • Big Data
  • Estatística
  • Manipulação e limpeza de dados

As junções entre tabelas são operações fundamentais e poderosas no SQL, permitindo a combinação de dados de diferentes fontes de maneira eficiente. Com a compreensão dos tipos de junções, como left join, right join, inner join e full outer join, é possível otimizar análises de dados e explorar relações complexas entre tabelas. Além disso, a habilidade de filtrar dados por intervalos de datas antes de realizar junções é crucial para trabalhar apenas com os dados relevantes. A aplicação prática desses conceitos é essencial para dominar o SQL e conduzir análises de dados avançadas.