O copywriting é uma técnica de comunicação persuasiva cada vez mais relevante no cenário do marketing digital. Neste artigo, exploraremos as principais estratégias e técnicas de copywriting, bem como sua importância para o sucesso de lançamentos digitais, campanhas de marketing e alcance nas redes sociais.

O que é copywriting?

Copywriting significa, traduzindo do inglês, “escrita publicitária”. Consiste em técnicas de escrita persuasiva com foco em conversão, ou seja, levar o leitor a uma ação desejada pelo copywriter, que normalmente está relacionada a vendas. O objetivo do copywriting é gerar desejo e interesse no produto ou serviço anunciado, levando o leitor a realizar uma conversão.

• Técnicas de escrita persuasiva com foco em conversão
  • Levar o leitor a uma ação desejada, geralmente relacionada a vendas
  • Gerar desejo e interesse no produto ou serviço anunciado

Como o copywriting funciona

O copywriting só é efetivo quando está centrado no público-alvo e em solucionar os problemas e atender às necessidades dele. Por isso, antes de criar qualquer peça publicitária, o copywriter precisa entender muito bem quem é seu público e buyer persona.

• Efetividade centrada no público-alvo
  • Solução de problemas e atendimento às necessidades do público
  • Entendimento do público e buyer persona

Conhecendo o Público-Alvo

Ao entender profundamente seu público-alvo, o copywriter consegue se comunicar de forma muito mais assertiva, focando no ‘você’ em vez de no ‘eu’.

• Realizar pesquisas de mercado para identificar características demográficas, comportamentais e psicográficas do público-alvo
  • Analisar dados de audiência em redes sociais e ferramentas de análise de tráfego para compreender os interesses e valores em comum entre o público-alvo
  • Realizar entrevistas e pesquisas qualitativas para entender os principais problemas e desejos do público-alvo
  • Mapear os canais e redes sociais favoritos do público-alvo para identificar onde consomem conteúdo online

Formatos de Peças Publicitárias

Existem diversos formatos de peças publicitárias que podem ser usados para se comunicar com o público-alvo.

• Posts e artigos em blogs
  • Vídeos para redes sociais
  • Capas para Instagram
  • Roteiros para podcasts
  • Newsletters
  • Landing pages
  • Propagandas online e offline
  • Embalagens de produtos

Técnicas de Copywriting

Existem diversas técnicas consagradas de copywriting que são muito efetivas para prender a atenção, influenciar e converter leads.

• Utilizar headlines impactantes com números, perguntas instigantes, referências populares, exagero e superlativos, listas e comparações
  • Contar histórias e usar metáforas e analogias para criar conexão emocional com o leitor
  • Aplicar a técnica FOMO (Fear of Missing Out) para despertar o medo de perder uma grande oportunidade
  • Testar e otimizar o formato e canal de comunicação para alcançar o público-alvo de forma eficaz

Uso de autoridade e prova social

Destacar casos de sucesso, depoimentos de autoridades no assunto e experiências positivas de outros clientes geram mais credibilidade e confiança em seu produto, além de prova social de que ele realmente funciona.

• Inserir depoimentos de clientes satisfeitos que comprovem a eficácia do produto ou serviço
  • Destacar casos de sucesso alcançados por clientes que utilizaram o produto
  • Compartilhar opiniões de autoridades no assunto que endossem a qualidade do produto

Segmentação de benefícios

Em vez de simplesmente listar os recursos e características do produto, o copywriting eficiente separa tudo em tópicos focados nos benefícios para o cliente em cada aspecto.

• Enfatizar os benefícios diretos que o cliente obterá ao adquirir o produto ou serviço
  • Destacar como o produto atende às necessidades específicas do cliente
  • Focar nos resultados que o cliente poderá alcançar ao utilizar o produto ou serviço

Copywriting para mídias sociais

As redes sociais são atualmente um dos principais canais para divulgar produtos e serviços e gerar vendas. Por isso, dominar técnicas de copywriting para plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e TikTok é essencial.

• Utilizar conteúdo visual atrativo e de fácil consumo nas postagens das redes sociais
  • Compartilhar dicas e soluções relevantes antes de promover os produtos ou serviços
  • Interagir com a audiência por meio de perguntas, enquetes e discussões

Alavanque sua carreira com a Jumpy+!

Para complementar seus estudos, recomendo o curso de Conteúdo e SEO da DNC, onde disponibilizamos 3 aulas 100% gratuitas pra você aproveitar e dar o primeiro passo na área.

Crie uma conta para obter acesso ao curso e dê o primeiro passo para alavancar sua carreira!

Dominar técnicas de copywriting é crucial para prosperar no ambiente online atual. Além de impulsionar as vendas de produtos e serviços, o copywriting bem executado cria conexões emocionais e estabelece confiança com a audiência, demonstrando claramente como a marca pode ajudar a alcançar objetivos e resolver problemas.