A criação de conteúdo eficaz para as redes sociais requer mais do que apenas boas ideias. É essencial compreender o público-alvo, suas necessidades e interesses. Neste artigo, exploraremos a importância da pesquisa e técnicas de copywriting para criar conteúdos relevantes e engajadores nas redes sociais.

A importância da pesquisa para criação de conteúdo nas redes sociais

Neste artigo, vamos abordar a importância de realizar uma pesquisa aprofundada antes de criar conteúdo para as redes sociais. Aprender técnicas de copywriting e compreender sua audiência pode fazer uma grande diferença nos resultados obtidos on-line.

• Compreender a importância da pesquisa na criação de conteúdo para as redes sociais
  • Aprender técnicas de copywriting para melhorar os resultados on-line
  • Entender a audiência como chave para o sucesso na produção de conteúdo

A importância do copywriting

O copywriting refere-se ao texto persuasivo utilizado principalmente em marketing e publicidade para motivar o público-alvo a realizar uma ação específica.

• Aplicação do copywriting em diversos tipos de conteúdo, incluindo postagens em redes sociais, e-mails marketing e páginas de vendas
  • Necessidade fundamental de habilidades em copywriting em um mercado competitivo e exigente
  • Conexão aprimorada com o público e aumento das taxas de conversão ao dominar técnicas de copywriting

Etapas do processo de copywriting

Antes de criar qualquer conteúdo, é essencial realizar uma pesquisa aprofundada, que deve consumir a maior parte do tempo na produção de material para as redes sociais ou outros canais.

• Priorizar a fase de pesquisa na produção de conteúdo para as redes sociais
  • Entender profundamente o público-alvo e o tema a ser abordado no conteúdo
  • Divisão ideal do tempo no processo de copywriting: 80% pesquisa, 15% escrita, 5% revisão

Pesquisa com sua audiência

Uma das melhores formas de pesquisar é conversando diretamente com sua audiência existente. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

• Crie um formulário ou pesquisa para obter feedback sobre os tipos de conteúdo que a audiência gostaria de ver.
  • Peça sugestões nos Stories para incentivar a interação e receber ideias de temas para abordar.
  • Analise os comentários e mensagens para identificar dúvidas e interesses em comum.
  • Pergunte sobre os concorrentes para descobrir preferências e expectativas em relação a outros criadores de conteúdo do mesmo nicho.

Pesquisa nas redes sociais

Além de conversar diretamente com sua audiência, você pode fazer uma excelente pesquisa observando suas redes sociais. Preste atenção não só no que os influenciadores postam, mas também nas perguntas e interações que recebem.

• Assista aos vídeos mais populares do YouTube e analise os comentários para identificar interesses e dúvidas comuns.
  • Siga influenciadores do seu nicho para compreender os tipos de posts e Stories que geram mais engajamento.
  • Verifique as perguntas não respondidas de influenciadores famosos para criar conteúdos que atendam a essas necessidades.
  • Identifique temas recorrentes nas redes sociais para determinar os assuntos de maior interesse para seu público-alvo.

Transformando perguntas em conteúdo

Uma ótima maneira de criar conteúdo relevante é transformar as perguntas e interações identificadas em pesquisas em materiais que atendam às necessidades do seu público.

• Utilize as informações obtidas para produzir conteúdo que resolva os problemas e atenda às expectativas da audiência.
  • Desenvolva artigos, vídeos ou posts que abordem as questões levantadas durante a pesquisa.
  • Adapte o formato e o estilo do conteúdo com base nas preferências e no comportamento observado na audiência.
  • Mantenha-se atualizado com as tendências e interesses do público-alvo para oferecer conteúdos relevantes e engajadores.

Criação de Conteúdo Engajador

Uma maneira eficaz de criar conteúdo é pegando as perguntas que seu público faz e respondendo de forma completa e detalhada.

• Identifique as perguntas mais frequentes feitas pelo seu público-alvo
  • Desenvolva conteúdo que responda a essas perguntas de maneira detalhada e abrangente
  • Crie uma série de conteúdos baseados em uma única pergunta, abordando diferentes aspectos do tema

Reciclagem de Conteúdo

Outra dica importante é reaproveitar e reciclar conteúdos antigos, adaptando-os para diferentes formatos e plataformas.

• Transforme posts antigos em Stories para plataformas como Instagram e Facebook
  • Resuma textos longos em pequenos trechos ou frases de impacto para compartilhar em redes sociais
  • Regrave vídeos antigos para IGTV ou Reels, explorando diferentes ângulos ou adicionando novos elementos visuais
  • Atualize posts antigos com novas informações relevantes e atuais

Torne-se um profissional de marketing aprendendo tudo na prática!

Gostou do conteúdo? Se aprofunde ainda mais nesse assunto com a nossa Formação em Marketing!

Ao alinhar as necessidades do público-alvo com conhecimentos e visões sobre o assunto, é possível criar uma grande variedade de conteúdos valiosos. Esperamos que este artigo tenha sido útil para mostrar a importância da pesquisa no copywriting e criação de conteúdo. Ao aplicar as dicas aqui apresentadas, você poderá melhorar significativamente seus resultados nas redes sociais.