Descubra a importância de configurar corretamente os tipos de dados no Power BI e evite erros nas análises e gráficos. Saiba como identificar, corrigir e otimizar os tipos de dados para obter insights precisos.

Importância da configuração correta dos tipos de dados

A configuração correta dos tipos de dados é essencial por alguns motivos:

• Permite realizar cálculos de forma precisa, garantindo que o Power BI possa executar operações matemáticas corretamente.
  • Facilita análises temporais, possibilitando a visualização de tendências ao longo do tempo de maneira adequada.
  • Evita erros de interpretação, assegurando que valores textuais e numéricos sejam corretamente identificados, evitando distorções nos gráficos.
  • Permite o aproveitamento de recursos específicos do Power BI, como visualizações personalizadas para diferentes tipos de dados.

Como o Power BI detecta automaticamente os tipos de dados

Ao importar uma fonte de dados, como uma planilha Excel, o Power BI tenta detectar automaticamente os tipos de dados de cada coluna utilizando o recurso Detect Data Type.

• O Power BI analisa os valores em cada coluna e define o tipo que considera mais adequado.
  • No entanto, a detecção automática nem sempre funciona corretamente, podendo transformar códigos textuais em numéricos, não identificar corretamente datas ou considerar numéricos como textos.
  • Essas inconsistências ocorrem devido à análise meramente estatística dos valores, sem considerar o real significado dos dados.

Identificação de Tipos Configurados Incorretamente

Após importar os dados, é essencial verificar se os tipos estão adequados antes de prosseguir. Alguns sinais que indicam a possibilidade de tipos incorretos incluem erros ao aplicar fórmulas e cálculos, análises temporais sem sentido para colunas que deveriam ser datas e gráficos distorcidos com valores absurdos.

• Erros ao aplicar fórmulas e cálculos
  • Análises temporais sem sentido para colunas que deveriam ser datas
  • Gráficos distorcidos com valores absurdos

Confirmação dos Tipos de Dados

Para confirmar se os tipos estão adequados, podemos analisar o formato dos dados na fonte original (planilha Excel, banco de dados etc.) e a formatação aplicada pelo Power BI em cada coluna depois da importação.

• Análise do formato dos dados na fonte original
  • Verificação da formatação aplicada pelo Power BI em cada coluna

Convertendo Tipos de Dados no Power Query

O Power Query é a ferramenta do Power BI para realizar a transformação dos dados importados. Com ele, podemos ajustar os tipos de dados de cada coluna depois que o Power BI faz a detecção inicial.

• Utilização do Power Query para a transformação dos dados importados
  • Ajuste dos tipos de dados de cada coluna após a detecção inicial pelo Power BI

Passos para Converter Manualmente os Tipos no Power Query

O processo de conversão manual dos tipos de dados no Power Query envolve etapas específicas, tais como importar a fonte de dados, abrir o Power Query Editor, desfazer transformações automáticas, definir a primeira linha como cabeçalho e identificar e converter o tipo de cada coluna.

• Importação da fonte de dados
  • Abertura do Power Query Editor
  • Desfazer transformações automáticas realizadas pelo Power BI
  • Definir a primeira linha como cabeçalho
  • Identificar e converter o tipo de cada coluna

Detectar e Converter Tipos de Dados no Power BI

Ao utilizar o Power BI, é fundamental ter controle sobre os tipos de dados para garantir a precisão das análises e visualizações. Existem diversas maneiras de detectar e converter tipos de dados no Power BI, e é importante conhecer essas técnicas para otimizar o processo.

• Clicar em ‘Detectar Tipo de Dado’ para permitir que o Power BI determine o tipo mais apropriado automaticamente.
  • Manualmente escolher o tipo desejado, como texto, data ou número, clicando no ícone ao lado do tipo atual.
  • Utilizar as opções ‘Substituir Valores’ ou ‘Alterar Tipo’ ao clicar com o botão direito na coluna.
  • Testar os valores escolhidos para verificar se o tipo selecionado está adequado.

Aplicar Transformações e Considerações Importantes

Após converter os tipos de dados, é essencial aplicar as transformações de forma correta para que os dados estejam prontos para uso no Power BI. Além disso, existem algumas considerações importantes a serem feitas para evitar problemas com os tipos de dados.

• Salvar as modificações e aplicá-las aos dados clicando em ‘Fechar e Aplicar’ no menu superior em Home.
  • Prestar atenção se está sendo utilizado vírgula ou ponto decimal, e fazer a conversão para o padrão brasileiro, se necessário.
  • Criar novas colunas e dividir outras para obter os dados no formato desejado.
  • Verificar os tipos de dados após importar quaisquer fontes externas para garantir consistência.

Dicas para Evitar Problemas com Tipos de Dados

Evitar dores de cabeça com a formatação dos dados é crucial para manter a consistência e precisão das análises. Existem algumas dicas importantes que podem ser seguidas para evitar problemas com os tipos de dados no Power BI.

• Mantenha os originais (planilhas Excel etc.) intactos após a primeira importação para preservar a fonte original.
  • Não altere nomes ou exclua colunas na fonte original para evitar perda de dados.
  • Documente os ajustes realizados para facilitar a manutenção e reutilização futura das transformações aplicadas.
  • Aplique as transformações logo no início, assim que os dados entrarem no Power BI para garantir consistência desde o início.

Dominar a formatação adequada dos dados é essencial para usuários do Power BI. Configurar corretamente os tipos de texto, datas e numéricos garante precisão nos cálculos, visualizações e análises. Ao seguir as recomendações deste artigo, você evitará contratempos e aproveitará todo o potencial de recursos do Power BI.