Quando falamos de qualidade, sempre vem em nossa memória algo que já nos deu problema, como por exemplo alguma coisa que compramos e veio com defeito, ou algum serviço contratado que foi mal feito. E é para isso que se usa as 7 ferramentas da qualidade.

Quando pensamos em qualidade, vemos que está muito relacionado a experiência do cliente com o produto, que se há algum defeito gera uma insatisfação.

Para empregar as 7 ferramentas da qualidade em sua empresa, é necessário conhecer por completo cada processo, e conhecer todas as etapas de cada um deles. Descobrindo quais são as entradas e saídas, achamos a causa do problema e consequentemente resolvemos a insatisfação do cliente.

Para ajudar nessa “procura” temos as 7 ferramentas de qualidade que ajuda em cada etapa desta descoberta:

Fluxograma

O fluxograma é uma representação gráfica que mostra todos os passos de um processo. Nele você descreve, estuda um processo atual ou planeja etapas de um novo, verifica como as diversas etapas do processo estão relacionadas entre si, treina a pessoa e identifica gargalos, folgas e redundâncias.

Folha de verificação

É uma tabela organizada que você vai passar para o responsável do processo para ele fazer edições a todo momento daquilo que está acontecendo. Ele irá medir e no final você vai poder pegar para serem analisados e descobrir a causa raiz deste problema.

Estratificação

É uma ferramenta que anda junto com a folha de verificação, e ela nos ajuda a dividir os dados no momento da coleta e no momento da análise, de uma maneira que faça mais sentido e que facilite a encontrar as possíveis causas raiz de um problema ou as diferenças que aquele problema tem em determinadas situações.

A estratificação divide o que queremos observar em categorias diferentes, ou seja, agrupamos informações sob vários pontos de vista de modo a focalizar a ação.

Pareto

É um gráfico de barras agrupado de modo que você priorize o que tem maior impacto, o que tem maior valor, e faça a análise do que são as maiores responsáveis por aquele problema.

O Pareto é basicamente um gráfico de barras verticais que evidencia a priorização de temas, assim há maior concentração em áreas que podem ser obtidos maiores ganhos.

Ishikawa

Mais conhecido como diagrama espinha de peixe, é utilizado para tentar achar as possíveis causas de um determinado problema, a grande diferença dele é subdividido nas 6 mais prováveis causas de problemas em qualquer tipo de processo.

Este diagrama relaciona os fatores (causas) envolvidas na produção de uma característica (efeito), para apresentar relação existente entre um resultado de um processo que possam afetar o resultado.

Histograma

É um gráfico de barra no qual o eixo horizontal em pequenos intervalos, apresenta valores assumidos por uma variável de interesse, ou seja, é uma ferramenta estatística para verificar como está o formato dos nossos dados, tanto de entrada quando de saída.

Ele facilita a visualização da distribuição de conjunto de dados, a localização do valor central e a dispersão.

Diagrama de dispersão

É um gráfico utilizado para visualização do tipo de relacionamento existente entre duas variáveis uma de entrada uma de saída, causa e efeito, e seu principal objetivo é o aumento da eficiência de métodos de controle de processo, detecção de problemas e planejamento de ações e melhoria.

Cartas de controle

São para verificar a estabilidade de nosso processo e o objetivo principal é monitorar a variabilidade e avaliar estabilidade de um processo, assim é possível detectar causa especiais e causas comuns.

Como usar as ferramentas?

As ferramentas são métodos simples de uso e de utilização, que facilitam e muito a análise para melhorar os resultados. Se você sabe qual é o problema, utilizamos o círculo da direita, se queremos identificar o problema usamos o círculo da esquerda.

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