A AWS oferece inúmeras vantagens em termos de escalabilidade e flexibilidade, mas o uso desses serviços em nuvem pode se tornar dispendioso. Neste artigo, vamos explorar estratégias práticas para reduzir os custos na AWS, sem comprometer o desempenho. Desde compreender os padrões de uso até desligar recursos inativos, essas dicas ajudarão os desenvolvedores a otimizar seus gastos na nuvem.

Entendendo padrões de uso

A primeira dica para economizar na AWS é entender completamente os padrões de uso e requisitos do seu aplicativo ou carga de trabalho.

• Identificar os horários de pico e vales de tráfego do aplicativo
  • Analisar os recursos mais utilizados pelo aplicativo (CPU, memória, largura de banda, E/S de disco)
  • Compreender os padrões de uso para otimizar os recursos de economia da AWS

Planos de economia

Esses planos oferecem descontos de até 72% em comparação com o uso sob demanda, mas exigem que você faça uma reserva por um longo período (1-3 anos) com base em seus requisitos de uso previstos.

• Planos de economia oferecem descontos significativos em troca de reservas de longo prazo
  • Requer avaliação e projeção precisa dos requisitos de uso
  • Uma estratégia eficaz para reduzir custos a longo prazo

Instâncias spot

As instâncias spot aproveitam a capacidade não utilizada da AWS e oferecem economias de mais de 90%. No entanto, essas instâncias podem ser interrompidas com pouco ou nenhum aviso se a capacidade for necessária para outros clientes.

• Oferecem economias significativas, podendo chegar a mais de 90%
  • Riscos associados à possibilidade de interrupção sem aviso prévio
  • Ideal para cargas de trabalho tolerantes a falhas ou interrupções

Otimização de recursos na AWS

Ao utilizar a AWS, é essencial configurar grupos de auto-escala para adicionar ou remover automaticamente instâncias com base em métricas como utilização da CPU ou filas de trabalho. Isso garante que você só execute recursos quando necessário. Entender seus padrões de uso é fundamental para aproveitar esses recursos de forma ideal.

• Configuração de grupos de auto-escala para adicionar ou remover instâncias automaticamente
  • Utilização de métricas como CPU e filas de trabalho para garantir a execução de recursos apenas quando necessário
  • Importância de compreender os padrões de uso para otimizar recursos

Escolha do tipo de instâncias e serviços

A AWS oferece uma ampla variedade de tipos de instâncias e serviços, cada um adequado a diferentes casos de uso. Escolher o tipo certo para sua carga de trabalho pode reduzir significativamente os custos. Aqui estão algumas dicas:

• Utilização de instâncias otimizadas para computação (C5, M5) para cargas de trabalho orientadas para CPU
  • Utilização de instâncias otimizadas para memória (R5, X1) para aplicativos de banco de dados
  • Preferência por armazenamento EBS em vez de SSDs locais
  • Consideração de serviços serverless como Lambda e DynamoDB para cargas de trabalho intermitentes
  • Uso de serviços de nível gratuito da AWS para funcionalidade não crítica
  • Escolha do menor tamanho de instância que atenda às necessidades para economizar recursos

Desligamento de recursos

Compreender os padrões de uso permite desligar recursos quando não são necessários. Aqui estão algumas estratégias para isso:

• Desligamento de instâncias durante períodos de baixa demanda
  • Utilização de grupos de auto-escala para definir um mínimo de zero instâncias e desligar recursos quando inativos
  • Agendamento de instâncias para iniciar e parar automaticamente com cronogramas de inicialização/desligamento

Otimizando custos na AWS

Ao utilizar a AWS, é essencial adotar práticas para otimizar os custos e garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.

• Utilize instâncias reservadas ou savings plans para reduzir os custos de computação a longo prazo.
  • Desligue instâncias EC2 quando não estiverem em uso para evitar cobranças desnecessárias.
  • Implemente políticas de gerenciamento de custos para controlar e acompanhar os gastos com serviços AWS.

Desligando recursos ociosos

Uma prática simples e eficaz para reduzir os custos na AWS é desligar recursos ociosos, como instâncias EC2 e bancos de dados RDS, quando não estiverem em uso.

• Automatize o desligamento de instâncias EC2 em horários específicos usando o Cron Schedule da AWS.
  • Interrompa a cobrança de bancos de dados relacionais RDS quando estiverem inativos.
  • Utilize ferramentas de terceiros, como CloudHealth e CloudCheckr, para identificar recursos ociosos e realizar ações de desligamento.

Monitorando e otimizando gastos

Monitorar continuamente o uso e os gastos na AWS é fundamental para identificar oportunidades de economia e evitar gastos desnecessários.

• Habilite relatórios detalhados de uso/custo para identificar tendências e anomalias nos gastos.
  • Defina alarmes de gastos para receber notificações sobre picos inesperados nos custos.
  • Realize auditorias de custos regulares para identificar oportunidades de otimização e economia.

Aprenda mais sobre Tecnologia!

Para complementar seus estudos, recomendo o curso de Fundamentos de Cloud da DNC, onde disponibilizamos 3 aulas 100% gratuitas pra você aproveitar e dar o primeiro passo na área.

Crie uma conta para obter acesso ao curso e dê o primeiro passo para se tornar expert em Tecnologia.

O uso da AWS e outros serviços em nuvem pode trazer benefícios significativos, mas também requer atenção aos custos para evitar impactos financeiros negativos.

• Adote uma mentalidade vigilante em relação aos gastos na nuvem para garantir que a aplicação possa escalar sem exceder o orçamento.
  • Utilize as práticas recomendadas para otimizar custos na AWS sem comprometer o desempenho ou a capacidade dos aplicativos.