Descubra nesse artigo qual o seu nível em Excel!

Geralmente categorizam os níveis de Excel em Básico, Intermediário e Avançado, no entanto há muitos outros níveis que podemos classificar.

Resumidamente, podemos dizer que os níveis de Excel:

  • Contribuem com a produtividade: o trabalho que você faz bem feito, o Excel faz melhor – e em poucos cliques.
  • Otimizam e deixa seu trabalho mais prático, rápido e menos trabalhoso: um ponto a favor para sua gestão de tempo.
  • Servem pra tudo: organizar suas finanças pessoais, melhorar suas estratégias de tomada de decisão, planejar investimentos, analisar viabilidade de empréstimos ou financiamentos, e por aí vai…

Bom, no âmbito profissional, já sabemos o quanto é importante os conhecimentos do famoso Excel, normalmente exigido nos níveis Intermediário e Avançado. Mas… Você realmente sabe o que as empresas querem ao pedir “Nível de Excel Avançado”?

Sendo assim, daremos a força necessária para que você dê o primeiro passo. Veremos a seguir mais detalhamentos do que é cada nível.

Quais são os Níveis de Excel conhecidos?

1. Nível Básico

O Excel Básico ou “basicão” abrange desde os “comandos” mais simples, como formatar planilhas, usar fórmulas (SOMA, SE, CONT.SE), usar tabelas (criar, editar, classificar e filtrar dados) até a criação de gráficos e a utilização de funções financeiras.

2. Nível Intermediário

O Excel Intermediário é o nível que já abrange mais algumas fórmulas do Excel, abrange a formatação condicional, assim como o domínio da fórmula SE e PROCV. A pessoa que é de nível intermediário sabe usar os gráficos avançados, sabe usar Filtro simples, a função SUBTOTAL, etc.

3. Nível Avançado

O Excel Avançado sabe usar o básico do VBA, sabe usar Tabela dinâmica, função CONCATENAR, Filtro avançado com Macros e sabe criar e editar Macros (edição simples). Além dessas “programações”, a pessoa de nível avançado sabe sobre a ferramenta Solver, sabe fazer formulários com botões (controles) e fazer Segmentação de dados.

4. Nível Super Avançado

O Excel Super Avançado entende bem de VBA: entende sobre criação de formulários em VBA, sabe sobre criação de Sistemas Complexos com Compilação de dados (em VBA) e sobre criação de Dashboards, além de saber criar sistema de login e senha (em VBA).

O que é Especialista em Excel

Os especialistas em Excel, entendem sobre Power BI (Business Intelligence), Power Map, programação avançada em VBA e por aí vai…. São os profissionais do topo da pirâmide quando se fala em Níveis de Excel.

Como ser diferenciado utilizando o Excel

Excel é uma arte e, ao mesmo tempo, uma ferramenta de valor inestimável. Isso porque sua sistemática nos garante uma das coisas mais complexas da contemporaneidade: a gestão do nosso tempo, que é escasso.

Entender e colocar em prática suas funcionalidades nada mais é do que otimizar atividades e evoluir a forma de geração de resultados. E, cá entre nós, não é exatamente isso que desejamos e buscamos em todos os âmbitos de nossa vida? 

Para ser diferenciado no Excel, basta ter isso como foco, otimização e evolução como propósito. A partir daí, a vontade de aprender, de saber usar as ferramentas e de se “auto” melhorar vão vir naturalmente e você, certamente, irá se destacar! 

Aprenda Excel gratuitamente

E aí, bora virar expert em Excel? Disponibilizamos 3 aulas gratuitas sobre Excel na plataforma da DNC, e você escolhe qual nível de Excel você quer aprender! Crie uma conta e escolha um dos cursos abaixo para curtir aulas 100% grátis:

  • Excel Iniciante
  • Excel Intermediário
  • Excel Avançado
  • Excel Especialista: Design de Planilhas
  • Excel Especialista: VBA

E se quiser ver todo o conteúdo dos nossos cursos de Excel e +50 cursos com certificados, confira nossos cursos da Jumpy Plus pra dar um plus na sua carreira.

Conclusão

Nesse universo do Excel, passamos pelos níveis de habilidade que vão desde “não sei o que estou fazendo” até o “sou o mestre das fórmulas”.

Pensa comigo: desde organizar listas até desbravar análises de dados, o Excel é tipo aquele amigo confiável que sempre está lá para te ajudar a arrasar nas tarefas, seja na escola, no trabalho ou na vida em geral.

Mas, ó, a dica final é: nunca pare de aprender. O Excel tá sempre lançando uns truques novos, então vale a pena ficar de olho em tutoriais, mergulhar nos cursos da DNC ou até se aventurar em umas planilhas por conta própria. Quanto mais você souber, mais fácil fica dominar esse mundo das células e colunas.

Então, bora lá! Desbrave o Excel, seja o mestre das fórmulas e faça suas planilhas brilharem. Afinal, quem sabe Excel, sabe se destacar! 🚀

De recomendação, deixo algumas boas leituras pra você mergulhar ainda mais no mundo de Excel:

Bons estudos!