Valorizado e requisitado no mercado, o profissional T Shaped vem ganhando espaço nas organizações. Mas afinal, que perfil é esse? Essa é uma das perguntas mais frequentes da página da Harvard IT Academy.
Com a era da informação e da tecnologia, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e o profissional precisa estar muito bem preparado. As empresas tem buscado pessoas multidisciplinares, já que estas conseguem colaborar bastante com os outros, além de apresentar uma visão mais estratégica e analítica.



Nesse artigo você aprenderá mais sobre os diferentes perfis profissionais, o conceito de T Shaped (profissional T) e os conhecimentos necessários para desenvolver uma visão de negócios.
Ps. Nas últimas semanas publicamos diversos conteúdos sobre negócios, um deles te ajudará muito a criar essa visão. Aproveita e já abre o artigo aí!
O que é um profissional T Shaped?
Sabe aquele amigo ou aquela amiga que tem conhecimento muito aprofundado em uma área, mas “se vira” nas demais áreas correlatas!? Provavelmente, podemos considerá-los como T-Shaped.
Quando se fala em perfis profissionais, muitas pessoas ainda acreditam que existem apenas dois tipos: o generalista e o especialista. Na verdade, há outro perfil bem valorizado pelo mercado de trabalho, o tipo T.
O termo foi popularizado por Tim Brown, CEO da IDEO, uma empresa de design da Califórnia. Refere-se a profissionais multidisciplinares com conhecimentos específicos. A letra T é utilizada para representar as competências mais generalistas (eixo horizontal) e as competências específicas (eixo vertical).
Para Brown, ter um time de profissionais T garante uma cultura mais colaborativa e criativa, o que influencia diretamente no sucesso da organização.



Abaixo entenda mais resumidamente cada um desses 3 tipos de perfis profissionais. (Obs. Não leve apenas esses 3 tipos como sendo os únicos existentes, afinal a todo momento surgem novas classificações.)
- Especialista: Como próprio nome diz, esse perfil possui conhecimentos técnicos mais específicos de uma determinada área. Aqui o foco é profundidade. Ex: A pessoa que é referência em uma determinada área ou função. Tem Know-How e autoridade!
- Generalista: Neste caso, o foco principal é saber “um pouco de tudo”, porém nada muito específico. Muitas vezes esse perfil é necessário e importante, pois possui uma visão mais ampla e estratégica.
- T Shaped: Perfil no qual o indivíduo possui um mix de competências, tanto amplas como específicas. Apresenta Know-How de uma determinada área e uma visão multidisciplinar ao mesmo tempo.
Generalista, Especialista ou T Shaped?
Agora que você sabe um pouco sobre os tipos de perfis profissionais, provavelmente deve estar se perguntando qual deles é o melhor. A resposta é depende!
Não existe O MELHOR, mas o mais apropriado de acordo com os seus objetivos de carreira. Por exemplo, para áreas mais técnicas o perfil especialista é mais visado. Já o perfil generalista é bem valorizado em áreas estratégicas e de gestão. E o tipo T? Ele se encaixa muito bem em equipes colaborativas que trabalham com inovação.
Além disso, outro fator que influencia é a cultura da empresa. Algumas necessitam e valorizam profissionais generalistas, outras especialistas.
Então, não existe pior ou melhor! Isso vai depender do seu objetivo profissional. Muitas vezes, determinadas posições exigem que o profissional seja extremamente especialista, outras é ideal ter uma visão multidisciplinar.
Qual é o seu objetivo de carreira? Para escolher um tipo de perfil, você precisa pensar em qual deles faz seu estilo, que tipo de companhia você deseja trabalhar, o que a área que você deseja trabalhar exige e etc.
Por que profissionais T são tão valorizados?
O profissional T Shaped chega até a se destacar, justamente porque ele é mais “completo”, ou seja consegue se virar nesses dois quesitos (especialista e generalista). Nem sempre é o que a empresa vai buscar, mas ser do tipo T te permite ser mais adaptável. Afinal, além de ter legitimidade em uma área específica, o T Shaped consegue “se virar” nas demais áreas correlatas e até utilizá-las para realizar análises e estratégias.
Logo, na maioria das vezes ele apresenta facilidade em resolver problemas de forma criativa, atingindo os resultados esperados.
Quero me tornar um T Shaped, faço o quê?
A primeira coisa que você deve ter em mente é que para se tornar um tipo T serão alguns anos de preparação. A aprendizagem é contínua! Para isso, você precisa ter muito claro seus objetivos de carreira, ou seja, aonde você quer chegar (qual trilha de carreira pretende seguir, qual área etc.).
Autoconhecimento é fundamental!
Depois defina sua área de especialização e busque estar sempre em evolução. Domine a área escolhida e desvende todos os dos pontos cegos (habilidades e conhecimentos que só os melhores profissionais desenvolvem). Dessa maneira, você irá ganhar autoridade e legitimidade.
Em paralelo, desprenda tempo e dedicação para estudar áreas correlatas e demais conceitos que te permitam compreender as demais disciplinas. Assim você também desenvolve sua visão multidisciplinar.
Ah, não esquece que o segredo para você dar um salto profissional e se destacar em relação a concorrência é a prática. Seja um colecionador de experiências!
Preciso ter uma visão mais generalista de negócio…
Está buscando desenvolver uma “visão de negócio”? Ser um profissional com um perfil mais estratégico e analítico? Se liga nessa dica final: imagina aprender os principais conceitos básicos de gestão de negócios de forma prática, realizando um projeto de consultoria estratégica em um pequeno negócio. Você pode! Se inscreva e saiba mais sobre o nosso Master Business Program, um curso com duração de 4 meses, no qual você sairá com 8 certificados e uma experiência prática para contar.
Deseja ter acesso a mais conteúdos focados em carreira, negócios e projetos? Tem bastante vídeos legais em nosso canal do Youtube. Confira!
Espero que você tenha aprendido muito por aqui!
Abraços.
2 Replies to T Shaped: O perfil profissional valorizado por muitas organizações
Muito bom
Perfeito muito bom gostei muito
Entendendo o Seu Perfil Vocacional: O Que Ele Diz Sobre Você?