Início » Por que as empresas querem ser mais ágeis?
Mercado de trabalho, Negócios

Por que as empresas querem ser mais ágeis?

Nesse artigo, veremos porque o “ágil” está tão em alta e porque as empresas prezam por isso

Hoje em dia, o profissional mais desejado para as empresas não é aquele que trabalha muito, mas o que trabalha de forma mais ágil e produtiva.

No século passado, as grandes indústrias estruturaram seus processos seguindo diretrizes mais burocráticas, onde o registro da informação foi importante para criar desenvolviam projetos complexos. Porém, as mudanças trazidas pelas tecnologias exponenciais estão reformulando a maneira como empresas atuam nos mais diferentes segmentos, dando maior prioridade a processos mais disruptivos, ágeis, mais produtivos e o profissional cobiçado deve estar preparado para uma nova maneira de trabalho.

Aqui estão alguns motivos que contribuíram para essas mudanças:

1 – Aumentar taxa de sucesso em grandes projetos
empresas ágeis

O método cascata, descrito pelas diretrizes do PMBOK, foi o que impulsionou o desenvolvimento da maioria dos produtos por grandes corporações até a década de 90, sustentado em 3 pilares: cronograma, orçamento e escopo. No início dos anos 2000, as metodologias ágeis de projeto nascem a partir de um grande problema com relação a essas metodologias “pesadas”: gastos desnecessários por mudanças no escopo do projeto; o não cumprimento do cronograma devido a complexidade do escopo estabelecido e, muitas vezes, o cancelamento de diversos projetos por estourar o budget acordado. Ferramentas e frameworks como o Kanban e o Scrum vieram para trazer projetos com uma maior flexibilidade

2 – Diminuir tempo de reuniões desnecessárias
empresas ágeis

Há estudos que afirmam que mais de 50% da carga de trabalho semanal de um funcionário é gasto em reuniões, sem necessariamente serem reuniões necessárias e produtivas. Com uma cobrança cada vez maior para aumentar o foco dos seus colaboradores e estimular a tomada de decisão rápida, as empresas estão começando a adotar a prática do “Daily Meeting”, estabelecida no framework de Scrum, na qual todos os integrantes de uma equipe tem 15 minutos para dar o status de suas atividades durante todos os dias da semana. Assim, você estimula a transparência de informações entre a sua equipe, evita que um impedimento bloqueie o desenvolvimento do seu projeto e aumenta o foco do seu time nas tarefas que tem o maior impacto para os resultados.

3 – Ter um feedback mais rápido do cliente e do mercado
empresas ágeis

Um dos principais motivos de grandes projetos não darem certo é não ter o fit com o mercado esperado, principalmente quando falamos de desenvolvimento de um novo produto ou atacar um novo segmento. Com as novas metodologias avançando, o olhar do cliente e as necessidades dele têm um papel mais fundamental durante o todo o projeto. Muitas vezes, o cliente participa da etapa de testes do produto. Uma das maneiras encontradas para trazer a visão do cliente para dentro dos processos da empresa é o cargo de Product Owner, estabelecido pelo framework ágil, que desempenha o papel de trazer as necessidades do cliente para otimizar o valor do trabalho operacional dentro das áreas.

4 – Criar um ambiente de trabalho mais adaptativo e colaborativo
empresas ágeis

Talvez um dos itens mais complexos para ser implementado dentro das empresas, é criar um ambiente de trabalho mais horizontalizado e com distribuição mais igualitária de tasks entre os integrantes, sem a antiga noção de um “gerente de projetos”, e estimulando a geração de times auto gerenciáveis e auto organizados. Muitas vezes, por um histórico de hierarquia muito forte, nem sempre essa ideia é aplicada com sucesso. Porém, tornando alguns processos mais ágeis, o senso de responsabilidade dentro de um time aumenta a performance e traz melhores resultados, em um tempo menor.

empresas ágeis

Entendeu porque as empresas estão querendo ser cada vez mais ágeis? Trabalhar de forma produtiva é uma das maiores formas de fazer as empresas repararem mais em você. Caso queira saber mais sobre isso, procure saber mais sobre o Framework Scrum, temos bastante materiais bons sobre ele! E fique de olho em nossas redes-sociais, sempre lançamos materiais que falam sobre como ser produtivo, principalmente nesta semana que estamos fazendo um especial com apenas conteúdos sobre isso!