


De repente cai a ficha de que seus anos na faculdade estão contados – e se acabando. E agora? Será que estou no caminho certo para ser um engenheiro de verdade?
Vem cá que a gente preparou um passo a passo de sucesso para esta fase crítica da vida em que o mercado de trabalho já tá batendo na sua porta.



A partir de um certo momento, quando nos aproximamos do fim da nossa graduação, começamos a ver aquela luz no fim do túnel que é a tão sonhada formatura. Depois de árduos anos, tudo o que queremos é um belo de um diploma nas mãos, não é mesmo? Será que estamos no caminho certo?
Mas… será que conquistar o sonhado diploma vai resolver todos os nossos problemas?
A resposta é: NÃO. Não se assuste, mas a real é que o diploma é só uma certificação de que você fez o mínimo que uma pessoa graduada deve fazer. É, de fato, o primeiro passo para concretizar o início da sua carreira como profissional.
Ok, se esse é o primeiro passo… qual é o próximo??
Calma lá, porque não é bem assim. Bom, sabemos que o ideal é começar a se preparar para o mercadode trabalho o quanto antes. Por exemplo, é muito mais fácil e inteligente construir uma casa, tijolo por tijolo, em um prazo longo do que em um prazo curto, na correria.
A pressa é inimiga da perfeição, não é? E por você já estar aqui, lendo este texto, você já está contribuindo para a sua formação e dando pequenos passos rumo à inserção no mercado de trabalho.
Sendo assim, concluímos que a construção de uma carreira que te faça FELIZ conta com diversos aspectos, pequenos e grandes atitudes que fazem a diferença e juntos impactam positivamente para a solidez da sua formação <3
Isso significa que o diploma é o que menos deve importar, em termos práticos. Um profissional completo se constrói aos poucos e com o objetivo de satisfazer seus propósitos profissionais e pessoais. Isso começa MUITO antes do diploma.
Se você já é um quase-engenheiro, então você certamente já iniciou a sua jornada como profissional. Tudo o que você consome e que te agrega, faz parte de um arsenal de conteúdo e conhecimento que sustenta o seu background profissional.
Isso inclui: “consumo” de filmes, músicas, livros, artigos, conversas, networkings, viagens, cursos, conflitos interpessoais, mesas de bar….
Além dos famosos: Facebook, Instagram e até o Whatsapp.



Não adianta tampar os ouvidos… Acredite. Tudo é oportunidade e veículo de transformação pessoal e profissional.
E… tcharãn! É essa nossa primeira dica:
#1 – SE PREPARE, TODOS OS DIAS. CONSTRUA O PROFISSIONAL QUE VOCÊ SONHA SER.
E sim, tudo é valido. Tudo o que te agregar algum crescimento, conhecimento e novas ideias é totalmente válido. Documentários, leituras, blogs, podcasts, cursos online, workshops, eventos, enfim… Foco naqueles que você enxerga ganhos substanciais para sua auto-construção. (Dica: entender sobre PNL vai te ajudar nisso!).
Claro que existem os os “agentes” agregadores que são mais poderosos. Cursos e certificações voltados para a sua área são um ótimo exemplo. Vai fundo e não tenha medo de começar cedo: nunca é cedo demais para começar, mas amanhã pode ser tarde… porque aí vai ser mais trabalhoso e corrido para se preparar para um processo seletivo, por exemplo.
Ampliar seu repertório é uma tarefa diária. Aos poucos você vai entendendo o que faz sentido pra você e o que não faz, e é isso que fará TOTAL diferença no seu futuro.
#2 – SE CONHEÇA. CONHEÇA SEUS PONTOS FORTES E PONTOS A MELHORAR – E FAÇA UM “AUTO FEEDBACK”, SEMPRE QUE ACHAR NECESSÁRIO.
Essa dica é poderosa. O “olhar pra dentro” tem um impacto fortíssimo para nossa vida pessoal e profissional, pois é isso que vai, literalmente, GUIAR VOCÊ.
Para saber qual caminho seguir, você precisa saber quais caminhos você se encaixaria melhor e quais te farão MAIS FELIZ.
#3 – MANTENHA-SE ATUALIZADO.
Não tem a menor ideia de qual caminho seguir?
Volte na dica #1. Reflita sobre com quais áreas de conhecimento você se indentifica mais. Amplie seu repertório, saiba o que te faz bem e melhor, e o que não faz. E assim você melhora seu autoconhecimento e otimiza seus próximos passos para trilhar os caminhos que contribuirão para você chegar onde você sonha.
Essa dica é complementar à primeira. Se manter atualizado também é uma forma de se preparar para o futuro (e para o presente).
Hoje em dia temos a sorte de ter a informação mais acessível do que nunca e as coisas mudam com uma rapidez incrível.
Se você está prestes a se formar, é provável que haja técnicas novas que você não aprendeu nos últimos anos durante a faculdade. Não corra o risco de ficar para trás porque está desatualizado.
4# – PRESTE ATENÇÃO NAS SUAS COMPANHIAS. VOCÊ SE IDENTIFICA COM OS PROPÓSITOS DELAS?
Aquele velho conselho dos seus pais ainda está valendo! Sabe por que? Porque você é a média das 5 pessoas com quem passa mais tempo.
Por isso que é tão importante escolher cuidadosamente com quem você vai compartilhar seus preciosos minutos. Tente se aproximar de quem te agrega positivamente de alguma forma! Evite passar muito tempo com pessoas negativas e que não combinam com seus objetivos, principalmente aquelas que não tem muito foco em crescer pessoalmente e profissionalmente. Aproveite para passar um tempo com aquele colega que tem habilidades complementares às suas, assim vocês lapidarão seus pontos fracos um com o outro.
Valorize quem te proporciona experiências que o seu “futuro eu” vai te agradecer depois ? E lembre-se: “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Mas se quiser ir longe, vá acompanhado. ”
#5 – SONHE, TRACE SEUS PLANOS E TENHA ELES EM MENTE, SEMPRE.
O título já é autoexplicativo, né? Sonhar é MUITO importante, sim! Sem seus sonhos, fica impossível se nortear e fazer com que o vento bata a seu favor para seguir o caminho que você sempre quis trilhar.
E o primeiro passo para consolidar seus sonhos é identificá-los (ou seja, sonhar, sonhar e sonhar) e colocá-los no papel.
A partir do momento em que você visualiza seus sonhos por escrito, você os transforma em planos! E planos, nada mais são, do que sonhos um pouco mais próximos de se tornarem realidade. Já que assim, você consegue metrificar, categorizar e clarear suas ideias, o que te faz ter consciência do que você precisa fazer para chegar onde você REALMENTE quer. Para seguir o caminho certo.
Sacou?



♦ Espero, de coração, que essas dicas sejam úteis para vocês encontrarem o caminho certo porque elas foram, muito, para mim! ?
E não se esqueçam que, nós da Dinâmica, podemos te ajudar com o seu preparo para se tornar o profissional FO*DA que você merece ser. Você pode contar com vários cursos que te preparam para o mercado, e se quiser entender um pouco melhor do PORQUE eles podem te ajudar, dá uma olhadinha em nossos outros artigos sobre carreira!
Até breve e boa sorte <3
Autora: Priscila D’Avillar