Buscar se manter atualizado, tanto na sua área, como no mercado de trabalho, se tornou uma recomendação ou necessidade? É isso que iremos discutir hoje.
Conforme o tempo passa, muitas mudanças acabam surgindo. E com isso, o aumento de novas necessidades do mercado e pessoas buscando soluções.
Além desse processo ser uma maneira para você aprimorar suas habilidades, é uma oportunidade para desenvolver flexibilidade com essas transformações. Afinal, já não é novidade que tanto os profissionais, como as empresas, precisam acompanhar as tendências do mercado de trabalho, já que elas podem influenciar o sucesso do seu negócio ou da sua carreira.
Como se manter atualizado, tanto para o mercado de trabalho, como para as tendências?
A tecnologia tem evoluído constantemente, e você como profissional precisa estar preparado para essas mudanças. Por isso, visando seu crescimento profissional, é necessário que você busque formas para acompanhar esse processo e se qualifique. Alguns exemplos são:
- Mantenha um fluxo de capacitação com objetivo em aprimorar seu conhecimento,
- Invista em cursos de especialização
- Fortaleça seu networking e se mostre disposto a ajudar as pessoas
- Se desafie em novas áreas que tem interesse
- Acompanhe sites de notícia e seja curioso em querer saber o que está acontecendo no mundo
- Faça partes de grupos sobre assuntos pertinentes á sua atuação
Essas dicas vão te ajudar a manter uma atualização profissional, garantindo um preparo para as tendências que possam surgir e segurança em seu emprego, além de comprovar que a experiência profissional que vamos adquirindo ao longo da vida, por mais que nos permita alcançar novos objetivos, não pode ser argumento para nos acomodar. Senão, o sucesso não será parte da sua jornada.
Quer exemplos da importância se manter atualizado, principalmente relacionado as tendências de mercado?
Blockbuster era uma rede popular de locadora de filmes que não acreditou na evolução desse segmento. Desse modo, se acomodou, não acompanhou o crescimento dos serviços de streaming e caiu no esquecimento.
Diferente da Netflix, que na época enxergou esse progresso como oportunidade e hoje é uma das maiores desse ramo.
Outro exemplo foi a empresa Kodak, pois confiou tanto que as máquinas fotográficas com filme não ficariam obsoletas, e declarou falência, anos depois por não se adaptar para o digital.
Algo que se a companhia tivesse acompanhando o mercado e visto a mudança de comportamento dos consumidores com base em suas novas necessidades, isso poderia ter sido evitado.
Ou seja, qual a conclusão que tiramos referente a pergunta do primeiro parágrafo dese artigo? Se manter atualizado, hoje, virou mais que uma necessidade. É uma forma de sobrevivência.
Entendendo o Seu Perfil Vocacional: O Que Ele Diz Sobre Você?