O PROCX chegou com tudo para substituir o uso do PROCV e facilitar a vida de quem precisa buscar valores em uma planilha. Nesse artigo, você aprenderá o que é a função PROCX e como utilizá-la.

Se existe um software que é usado na maioria das empresas, é o Excel. Hoje, o profissional que tem conhecimento sobre a ferramenta consegue se sobressair em relação aos outros, mas cuidado! Saber usá-lo é tão importante, que algumas empresas nem consideram essa competência como sendo um diferencial e sim um requisito básico.

Já dizia o CEO da Microsoft, Satya Nadella: ”Já deu para perceber a importância de dominar a ferramenta, né?!”

Para te deixar ainda mais interessado (a) em se aprofundar nesse assunto, veja abaixo quais serão os temas tratados ao longo deste conteúdo:

O que é a função PROCX?

A função PROCX é uma fórmula de busca. Muito mais simples que as outras ferramentas de busca, PROCV e PROCH, ela permite que você procure informações (valores) sobre algum dado da tabela selecionada.

Mas por que o PROCX veio para revolucionar a maneira de busca do Excel?

Antes, quando só existia o PROCH e o PROCV, o usuário sofria algumas dificuldades que agora podem ser resolvidas. Para funcionar, ambas as funções precisam que o dado procurado esteja na primeira coluna/linha da matriz selecionada. Além disso, o PROCH só procura dados para baixo e o PROCV para direita.

Se ainda está confuso ou confusa para você calma, agora vamos explicar passo a passo de como usar a função PROCX.

Para que serve a função PROCX?

Podemos dizer, de uma forma geral, que o principal objetivo de usar a função PROCX é viabilizar uma análise de colunas ou linhas quando é preciso encontrar uma informação em um elemento específico.

A partir do momento que consegue encontrar, o usuário pode retornar a célula desejada, inserir o valor correspondente àquela posição e não interferir no registro, já que isso é feito em uma coluna ou linha paralela à primeira “situação”.

Para facilitar o entendimento, considere que PROCX é uma função que, além de ser dinâmica, é uma das soluções mais interessantes para lidar com as limitações do PROCV e PROCH.

Graças a sua funcionalidade, tornou-se possível efetuar buscas em qualquer direção, além de excluir ou incluir alguma coluna/linha nas tabelas quando é necessário, sem quebrar nada.

Isso é algo que tanto PROCV quanto PROCH não são capazes de fazer.

Inclusive, se você conseguiu entender o que estamos dizendo e acha que essa função veio acabar com o PROCV e PROCH, acertou em cheio! Como anula a necessidade de uso da combinação das funções INDICE e CORRESP nas buscas de modo geral, certamente chega a ser injusto comparar a nova função com soluções anteriores.

Qual a diferença do PROCV para o PROCX?

Para entender qual é a principal diferença entre o PROCV e a função PROCX, considere que a segunda função se difere por ser mais geral – uma vez que seu uso vai permitir maior facilidade e liberdade aos usuários ao longo das buscas.

Também vale mencionar que a mesma funciona tanto para buscas verticais quanto horizontais.

Enquanto isso, a função PROCV só permite a realização de buscas na vertical, além de ter limitação em relação à posição das informações.

Então, se você for um usuário que já adotou o Microsoft 365 e teve a chance de ver tudo isso já pratica, é bem provável que concorde muito comigo quando digo que vale a pena trocar o PROCV pelo PROCX!

É capaz até que você esteja se perguntando o por que muitas pessoas ainda optam por utilizar o PROCV.

A grande verdade é que, como o PROCX é muito recente, a maioria das pessoas (especialmente as que não são incentivadas a buscar informações mais recentes em processos executados para empresas) não têm acesso a essa versão mais recente.

Essa falta de incentivo ou interesse na mudança faz com que tenham que continuar utilizando o PROCV ou ÍNDICE e CORRESP juntos, mas o que não sabem é que essa combinação funciona como uma espécie de PROCX.

Como utilizar o PROCX

Nada melhor que aprender algo na prática né!? Por isso, sugiro que você abra o programa do Excel e faça com a gente!

Primeiro vamos entender a montagem da fórmula:

Pesquisa_valor: valor a ser pesquisado, ou seja, é o dado que estamos procurando.

Pesquisa_matriz: matriz ou intervalo pesquisado, ou seja, matriz na qual estamos buscando o valor procurado.

Matriz_retorno: matriz ou intervalo que deve ser retornado, ou seja, matriz que contém o dado procurado.

[Se_não_encontrada]: retorna quando o valor não for encontrado.

[modo_correspondência]: indica se o valor é exato ou não (menor que 1 atribuirá um valor menor próximo ao valor procurado; Se 0, valor exato, e se 1, valor próximo maior.).

[modo_pesquisa]: indica a ordem da pesquisa, no qual 1 é para pesquisa do primeiro ao último (de cima para baixo) e <1 é o inverso. 

Exemplo da função PROCX

Agora que você se familiarizou com a fórmula, segue abaixo um exemplo prático e simples:

Imagine a seguinte situação:

Uma pequena empresa possui por volta de 20 colaboradores. Todos eles, ao ingressar na empresa, recebem um computador ou celular para trabalharem. Existe um setor que controla a disponibilização desses recursos por meio de uma planilha com diversos dados.

Entretanto, houve a necessidade de criar outra planilha, apenas com algumas informações. Qual fórmula usar? PROCX!

Exemplo Função PROCX

Suponha que as informações necessárias na outra tabela seja apenas Nº do funcionário e o código do equipamento dele. Com o PROCX você consegue encontrar o código na tabela “mãe” sem precisar procurar manualmente. Neste caso:

H6 = indica o nº do funcionário.

D:D = Coluna na qual se encontra o nº do funcionário, ou seja, do valor a ser pesquisado.

F:F = Coluna na qual possui os valores que você deseja encontrar.

*Observação: Em nosso exemplo, utilizamos tabelas pequenas para facilitar a visualização, mas essa fórmula ajuda muito quando há um excessivo número de dados.

Logo, temos o seguinte resultado:

Pronto! Agora ficou simples, só puxar a fórmula para as demais linhas.

Simples e prático! Para mais informações acesse o suporte da Microsoft. Lembre-se: Em nosso exemplo, consideramos valores exatos, por tanto não foi necessário utilizar os modos correspondência e pesquisa.

Como ativar a função PROVX no Excel?

A fórmula possui a seguinte estrutura: “=PROCV(valor procurado;intervalo da busca;índice da busca;procurar por valores aproximados)”. Colocamos tudo isso junto e sem espaçamento para você visualizar como deverá digitar o conteúdo das linhas e da coluna.

Agora sim, vamos exemplificar como fazer PROCV no Excel. Se preferir, use as colunas e linhas nas imagens como referência, alterando os nomes e títulos de acordo com a necessidade.

Selecione a célula que você quer inserir a fórmula;

Coloque o valor de busca. Neste exemplo, queremos buscar o valor que vai ser inserido na célula “G3”. Por isso, a fórmula será “=PROCV(G3;”;

Selecione a primeira coluna da tabela e insira o intervalo da busca;

Aperte a tecla “Shift” no teclado e selecione a última coluna do intervalo. A fórmula será atualizada para “=PROCV(G3;B:D;”, indicando que a busca será realizada entre as colunas B e D;

Insira o índice na coluna que está o item que você quer buscar.

Preencha o campo que valida se a pesquisa pode procurar valores aproximados. Insira “1” em caso positivo ou “0” em caso negativo. A fórmula final ficará “=PROCV(G3;B:D;3;0)”.

Como aprender PROCX?

Diante de tudo que foi apresentado aqui e de seus próprios conhecimentos com base na experiência que tem com a ferramenta, nem preciso me explicar muito ao afirmar que Excel é uma verdadeira arte.

Graças a seus atributos e tamanha versatilidade, posso acrescentar que o Excel se revela como uma ferramenta insubstituível, de valor inestimável.

Não! Isso não é exagero nenhum. Afinal, existem provas concretas que mostram como sua sistemática pode garantir uma das coisas mais adversas da era contemporânea, que é a gestão do nosso tempo (algo que passou a ser escasso). Quando entendemos isso e colocamos em prática tudo que é possível para poupar tempo gasto em nossas atividades, consideramos as funcionalidades do PROCX tornam-se ainda mais valiosas.

No final das contas, a função PROCX nada mais é do que uma forma de otimizar essas atividades da rotina e também evoluir a forma que os seus resultados são gerados. De certa forma, esse contexto parece até filosófico, visto que é exatamente o que desejamos e buscamos em qualquer âmbito de nossa vida.

Mas como você pode aprender PROCX? Como de fato vivenciar tudo que viu até agora?

Bom! Para continuar sendo diferenciado no Excel, para dar um passo além, basta ter acesso à essa informação da forma mais tradicional de todas: estudando. E pra saber por onde começar, recomendamos um artigo bem legal para você descobrir seu nível de Excel.

Com dedicação, foco e propósito você vai conseguir desenvolver cada vez mais a vontade de aprender a usar mais ferramentas para evoluir, entregar o melhor no que faz!

É certo que as recompensas não estão no início do processo, mas acredite que elas vão vir naturalmente até você. Ao longo do caminho, certamente seu lado evoluído como profissional irá se destacar.

A nossa dica para você que pretende dominar as ferramentas de projeto (como Excel, Minitab, Power BI e Scrum) e aplicar seus conhecimentos gerando alto impacto é: conte com a Escola DNC!

Atue em grandes empresas utilizando metodologia Lean Six Sigma, além de aperfeiçoar suas habilidades necessárias para traçar os planos de carreira delimitados por você.

Para quem ainda não conhece nosso trabalho, a Escola DNC concilia o conhecimento teórico que o mercado valoriza com projetos reais e práticos com tudo que há de melhor da tecnologia. 

Com toda especialidade que essa instituição já tem, nossa estrutura tende a revolucionar a educação, empoderando cada vez pessoas, desenvolvendo líderes e reduzindo progressivamente a desigualdade social do Brasil.

Apesar de seguir um método 100% online, os alunos da DNC não são prejudicados com a falta de encontros presenciais quando o assunto é experiência prática.

Para ser possível aplicar todo o conhecimento aprendido durante os módulos do curso (ministrados em gravações e nas transmissões ao vivo), os alunos costumam ser divididos em alguns grupos e, então, a equipe da DNC fica com a responsabilidade de fornecer um case de uma empresa real para que seja desenvolvido um projeto utilizando o Framework DNC.

Nesse caso, as análises de redução de custo e melhoria de processos do Lean Six Sigma são conciliados com as ferramentas ágeis do Scrum. 

Depois é mão na massa!

Conclusão

Você está cansado de continuar usando apenas as ferramentas simples do Excel? Quer parar de perder tempo e oportunidades incríveis de carreira? Enquanto não dominar as planilhas, o seu futuro não tende a ser muito diferente do presente (o que não é algo necessariamente positivo).

Todos os dias você precisa estar preparado(a) como profissional para resolver os mais complexos problemas. Tendo uma base de dados de forma mais ágil e trabalhando com planilhas automatizadas você pode ir mais longe.

Saia do comum e faça suas atividades com planilhas dinâmicas, interativas e com um visual agradável.

Aprenda Excel gratuitamente

Não deixa de conferir as 3 aulas gratuitas na plataforma da DNC vão te ajudar a dar a entender as principais funções do Excel, principalmente PROCX. Para acessar, só precisa criar uma conta e escolher um dos cursos que listamos abaixo para curtir aulas 100% grátis 🙂

  • Excel Iniciante
  • Excel Intermediário
  • Excel Avançado
  • Excel Especialista: Design de Planilhas
  • Excel Especialista: VBA

E para complementar ainda mais seus estudos, fica de recomendação outros bons artigos para você mergulhar em Excel:

Boa leitura!