O que é Matriz Esforço X Impacto

A matriz Esforço X Impacto é uma ferramenta de gestão que serve para priorização de atividades e problemas. Ela é uma espécie de grade composta por quatro áreas para a categorização das tarefas e ações identificadas após uma análise da situação em questão. A ordenação ocorre de acordo com o esforço gasto em cada ação e o impacto que ela representa no projeto ou objetivo trabalhado.

Em relação ao eixo “esforço”, considera-se o volume de trabalho necessário e o “suor” da equipe para que um problema seja solucionado. O eixo “impacto” entende-se pelo ganho e pelas consequências positivas obtidos para o time ou para o projeto com a resolução do problema.

Para que serve a Matriz Esforço X Impacto

Esta ferramenta pode ser usada para qualquer tipo de projeto ou tarefas a cumprir, desde o planejamento pessoal de atividades da semana até problemas encontrados numa construção de um prédio. A grande vantagem dessa matriz é a possibilidade de identificar os ganhos rápidos maximizando a produtividade, e assim poder priorizar as ações que trazem maiores resultados com menor esforço. É uma estratégia assertiva e flexível que otimiza a resolução de diferentes tipos de atividades que demandam esforço e produzem algum impacto no projeto ou ambiente em que são realizadas.

A matriz deve ser feita junto a uma análise, para que se verifique o tempo gasto em cada quadrante do eixo Esforço X Impacto. Assim, é possível elaborar uma estratégia para usar o tempo de forma mais sábia, considerando novas ações ou mudanças de atitude que priorizem o quadrante de baixo esforço e alto impacto.

As ações categorizadas como “baixo esforço e alto impacto” são as mais produtivas e devem ser priorizadas por produzirem, consequentemente, um maior resultado com menos “suor”. Quanto menor o esforço necessário para corrigir um problema, mais rápido ele será resolvido e mais cedo a equipe terá os resultados dessa ação.

Muitas vezes, sem nem percebermos, evitamos executar algumas tarefas por parecerem difíceis, mas que poderiam perfeitamente fazer parte deste quadrante mais produtivo ao se fazer uma breve análise e uma segmentação em tarefas menores, categorizando nos quadrantes da nossa estimada matriz Esforço X Impacto.


DICA: Essa técnica é interessante pois pode ser útil em diversos âmbitos e ambientes!

DICA 2: Auxilia em atividades diárias e motiva as pessoas que a utilizam para uma gestão eficaz do tempo 🙂

Autora: Priscila D’Avillar