A descrição da experiência profissional é uma das partes mais importantes de um currículo, pois é onde o candidato pode realmente se vender e demonstrar suas habilidades e realizações sem a possibilidade de ser questionado. Porém, também não é preciso se preocupar ou perder o sono tentando escrever essa seção, basta seguir alguns frameworks e boas práticas.

• A descrição da experiência profissional é fundamental para demonstrar as habilidades e realizações do candidato.

Utilizando o Framework do Golden Circles

O framework do Golden Circles é uma excelente maneira de estruturar a descrição da experiência profissional no currículo. Ele sugere que a descrição deve abordar três elementos principais: O que você fazia, Como você fazia e Por que você fazia.

• Os três elementos do Golden Circles são: O que você fazia, Como você fazia e Por que você fazia.

O Que Você Fazia

Primeiro, descreva suas principais responsabilidades e atividades que executava naquele cargo. Foque nas atividades mais relevantes, evitando entrar em detalhes desnecessários das tarefas rotineiras.

• Destacar as principais responsabilidades e atividades executadas no cargo.
  • Evitar detalhes desnecessários das tarefas rotineiras.

Como Você Fazia

Em seguida, detalhe os processos, ferramentas e metodologias que utilizava para executar suas responsabilidades. Isso demonstra domínio técnico e prático na execução das tarefas.

• Detalhar os processos, ferramentas e metodologias utilizadas na execução das responsabilidades.
  • Demonstrar domínio técnico e prático na execução das tarefas.

Por Que Você Fazia

Por fim, destaque os principais resultados e impactos que você gerou naquele cargo. Quantifique metas batidas, indicadores melhorados, ganhos financeiros obtidos etc. Isso prova seu valor agregado.

• Destacar os principais resultados e impactos gerados no cargo.
  • Quantificar metas batidas, indicadores melhorados, ganhos financeiros obtidos, entre outros.

Exemplo Prático do Framework do Golden Circles

Vejamos um exemplo prático de como aplicar o Golden Circles na descrição de uma experiência profissional:

• Utilizar o exemplo prático como referência para aplicar o Golden Circles na descrição da experiência profissional.

Importância do Alinhamento com Palavras-Chave da Vaga

Alinhar os destaques da sua experiência às palavras-chave mencionadas na descrição da vaga é crucial para conquistar a posição desejada. Isso fará seu currículo ser lido quase como que ‘feito sob medida’ para a vaga em questão, o que aumenta suas chances de ser selecionado.

• Faça uma lista das principais hard skills e soft skills requeridas pela vaga
  • Mapeie sua experiência destacando projetos, entregas e habilidades que comprovam seu domínio das palavras-chave
  • Aumente suas chances de ser selecionado para a vaga desejada

Destacando Realizações de Cargos Diferentes

Muitas vezes, o profissional deseja mudar de área ou função e a experiência recente não é exatamente naquele novo cargo desejado. Mesmo assim, é possível destacar realizações e habilidades transferíveis.

• Destaque realizações e habilidades transferíveis ao mudar de área ou função
  • Aproveite experiências anteriores para demonstrar competências relevantes
  • Enfatize suas habilidades transferíveis ao buscar novas oportunidades

Destaque suas realizações relevantes

• Destacar realizações mais relevantes em gestão de projetos, equipes ou processos
  • Mostrar vivência prévia em habilidades essenciais para o cargo desejado
  • Demonstrar capacidade de impactar positivamente a empresa

Dicas para uma descrição de experiência impactante

Para criar descrições de experiência profissional de alto impacto, é importante seguir algumas dicas valiosas. Comece cada frase com verbos de ação no tempo passado, quantifique resultados sempre que possível e foque apenas em realizações relevantes. Além disso, faça conexões explícitas entre suas entregas e habilidades com os requisitos da vaga.

• Iniciar cada frase com verbos de ação no tempo passado
  • Quantificar resultados para comprovar valor entregue
  • Focar apenas em realizações relevantes
  • Fazer conexões explícitas entre suas entregas e habilidades com os requisitos da vaga
  • Destacar projetos desafiadores que geraram grande impacto positivo
  • Demonstrar domínio técnico citando processos, ferramentas e metodologias utilizadas

Construindo uma descrição sólida

Seguindo essas orientações, é possível construir uma descrição sólida, convincente e alinhada com o cargo desejado. Isso ajudará você a se destacar entre os demais candidatos e aumentar suas chances de ser selecionado para entrevistas.

• Construir uma descrição sólida e convincente
  • Aumentar chances de ser selecionado para entrevistas
  • Destacar-se entre os demais candidatos

Alavanque sua carreira com os nossos cursos!

Para complementar seus estudos, recomendo o curso de Autoliderança da DNC, onde disponibilizamos 3 aulas 100% gratuitas pra você aproveitar e dar o primeiro passo na área.

Crie uma conta para obter acesso ao curso e dê o primeiro passo para alavancar sua carreira!

Ao seguir as práticas apresentadas neste artigo, você estará mais preparado para criar uma descrição de experiência profissional convincente e alinhada com as expectativas dos recrutadores. Aplique as dicas de ouro para destacar suas realizações e habilidades transferíveis, aumentando suas chances de se destacar entre os candidatos. Com um currículo estratégico, você poderá evidenciar todo o seu potencial, independentemente da área de atuação desejada.