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Feedback: Dicas de como evitar levar esporros do seu chefe no trabalho

Ninguém gosta de receber um feedback negativo no meio do trabalho. Aprenda com esse artigo a evitar passar por essas situações.

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Há diversas situações no ambiente corporativo onde ficamos sujeitos a levar algum feedback, com algumas advertências ou elogios, por erros ou acertos, prazos não cumpridos ou falta de produtividade. Pois é, tem dia que não estamos muito bem, e acabamos descontando isso no trabalho.

Evitar discutir com seu chefe ou coordenador é essencial, uma simples conversa pode mudar muitas situações. Converse com seu chefe exponha o que está passando, deixe que também ele possa dizer o que você pode melhorar.

Uma forma de muito usada na metodologia Scrum, é a 1×1 mais conhecida como one-on-one, onde uma vez por semana o gestor se reúne com seu liderado para expor os pontos positivos e negativos, assim como o liderado, que pode falar abertamente com seu gestor o que pode melhorar e como podem ter uma boa relação.

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Algumas dicas de feedback servem para gestores, subordinados, colaboradores, líderes, chefes e coordenadores:
  • Não é legal chamar a atenção de um colaborador na frente de outros, ou tratar de forma agressiva, chame-o para uma reunião sem muito alarme da situação.
  • Não discuta com seu chefe, controle suas emoções e nervosismo. Fazer as coisas de cabeça quente não é uma boa ideia.
  • Não chore na frente dele. Muitas vezes é incontrolável chorar diante de tal situação, porém é preciso evitar. Lembre-se, você não pode ficar onde não se sente bem.
  • Procure soluções para o problema que ocasionou tal discussão ou erro. Dialogar é a melhor opção, espere a poeira baixar e converse.
  • Não leve para o lado pessoal, se tiveram alguma discussão, independente de estar errado ou não é importante pedir desculpas.
  • Seja humilde, reconheça seu erro
  • Se o erro não for seu, procure não ficar acusando ou supondo que alguém é culpado.
  • Faça do problema a sua força, você pode resolver? Então não meça esforços.

Uma alternativa das empresas para ajudar seus colaboradores hoje, é ter um psicólogo dentro da empresa disponível, onde o funcionário pode conversar e desabafar problemas, tanto pessoais quanto profissionais. Este tipo de atitude por parte da empresa faz com que o funcionário se sinta mais seguro e bem em trabalhar. Muitas pessoas afetam sua produtividade no trabalho por pensarem muito em problemas pessoais.

Se não está conseguindo passar por tal situação, converse com seu líder e peça um dia de folga para resolver os problemas ou simplesmente descansar a mente, as empresas presam pela saúde mental e emocional do colaborador. Peça feedback para seu gestor, para que ele fale sobre seu desempenho e/ou te tranquilize sobre as situações que estão acontecendo.

Cuide da sua saúde em todos os âmbitos, se achar que não consegue trabalhar com certas pessoas, e que não já se sente bem dentro da empresa, não tenha medo de trocar de emprego, ou até mesmo de área. Mantenha sua saúde sempre em primeiro lugar!

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