Se você nos acompanha e não perde nenhum artigo deste blog, já deve ter visto a gente falar sobre a importância de um profissional escolher sua área de atuação (o mais cedo possível).
“Não li sobre isso no blog ainda! Cheguei agora!”
Não precisa se apavorar. Nesse artigo, voltarei um pouco nesse assunto, mas meu principal objetivo é explicar melhor esse processo da escolha de áreas de atuação.
Fiz engenharia, posso trabalhar com vendas?
Estou em dúvida entre 3 áreas? Preciso decidir? Faço o quê?



Muitas pessoas se sentem perdidas ao “definir o futuro”, ou melhor, definir o que elas vão fazer “para o resto da vida”. Olha, se você concorda com essa frase, já não deveria pensar assim!
O mercado de trabalho está mudando. Foi se o tempo em que as pessoas passavam quase que sua vida inteira em uma mesma área ou até mesmo em uma mesma empresa. (Não estou dizendo que é fácil fazer transição de carreira, mas você consegue!)
Você pode sim ficar em dúvida entre duas ou três áreas, entretanto calma lá que vamos chegar neste ponto (spoiler: importante serem áreas correlatas). Antes…
Por que definir sua área de atuação?
Existem dois pontos importantes que gostaria de destacar em relação a isso. O primeiro é o fato de que se você demorar muito para escolher uma área de atuação, ela vai te escolher. Isso quer dizer que você pode acabar aceitando uma oportunidade sem saber se este é melhor caminho. (Imagina se você começa trabalhar em algo e só depois descobre que não gosta.)
O segundo ponto está relacionado a “quão competitivo” você pode ser para o mercado ao se preparar o mais cedo possível. E para isso, você precisa escolher a área que deseja estudar.
Logo, o quanto antes você conhecer as possíveis áreas de atuação, escolher e se PREPARAR, maior será suas chances de atingir o sucesso profissional e a satisfação no trabalho.
Para saber mais, leia: “Vida profissional – Motivos para você escolher o quanto antes sua área de atuação”
Escolha áreas correlatas!
Nem sempre é fácil escolher qual área seguir carreira, algumas pessoas tem isso muito bem definido, já outras não. Como descobrir? Dica: Volta no link acima, tem sugestões no fim deste outro artigo!
O problema que estou querendo chegar é “e se eu ainda ficar entre duas áreas?”, “Posso escolher mais de uma área para me preparar?”…
Digamos que sim, desde que essas áreas sejam correlatas. Não faz sentido nenhum uma pessoa escolher Supply Chain e Recursos Humanos, por exemplo. Também não recomendo escolher mais de três!
Por que correlatas? O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, se você decidir focar em coisas totalmente diferentes, no fim você não vai estar focando em nada.
Exemplo de áreas correlatas: Customer Experience e Customer Success.
- Customer Experience – Envolve todo processo emocional da jornada do cliente. Responsável por garantir a satisfação dos clientes, desde as interações do cliente com marketing e vendas até Customer Success.
- Customer Success – O papel de CS é entregar tudo o que foi prometido pelo CX, ou seja, garantir que o cliente vai atingir o objetivo pelo qual ele adquiriu o produto/serviço. Engloba ações de acompanhamento, gestão de conteúdo, aumento do Life Time Value e ações para garantir o sucesso do cliente.
Inclusive, há muita dúvida em relação qual área está dentro de qual; quem surgiu primeiro; etc.
Quer mais um exemplo? Vendas e Marketing. Espero que tenha ficado claro para você!
E mais…
Você pode dar o primeiro passo realizando nosso “Quiz de Carreira”, descubra as áreas que você tem mais afinidade!
Até a próxima! Abraços.
Entendendo o Seu Perfil Vocacional: O Que Ele Diz Sobre Você?