Início » 5 Dicas de como se destacar no trabalho
Carreira, Desenvolvimento, Negócios

5 Dicas de como se destacar no trabalho

Tenho certeza que você em algum momento já foi cobrado por diversas tarefas complexas e prazos apertados e ao mesmo tempo pensando: “Será que é assim que meu gestor quer??? Será que dou conta de fazer tudo isso???”

Para se destacar no trabalho, hoje em dia, uma das características mais buscadas em colaboradores e equipes pelas empresas é a produtividade. Tenho certeza que você em algum momento já foi cobrado por diversas tarefas complexas e prazos apertados e ao mesmo tempo pensando: “Será que é assim que meu gestor quer??? Será que dou conta de fazer tudo isso???”

Ser cobrado por alta produtividade é fácil, mas o que os gestores realmente esperam da sua equipe??? E como eu devo me portar na empresa para atender essas expectativas??? E mais importante, como ser um colaborador de alta performance sem se matar de trabalhar??? Siga essas 5 dicas de produtividade:

1. Seja unitask

“Mas como assim seja unitask??? Sempre ouvi falar que os profissionais devem ser multitask!!!”. Conseguir fazer várias coisas diferentes não é a mesma coisa que ser multitask. Para se destacar no trabalho foque em 1 tarefa por vez e se dedique totalmente a ela até terminar. Dessa maneira, você terminará mais rápido todas as tarefas que ao invés de tentar fazer todas ao mesmo tempo.

Quer uma prova de que isso funciona? Pegue 2 folhas de papel e:

1 – Desenhe 4 barquinhos e a seguir 4 casinhas e meça o tempo. (unitask)

2 – Desenhe 1 barquinho e em seguida 1 casinha, repita por 4 vezes e meça o tempo. (multitask).

Agora compare o tempo de cada método.

A quebra de contexto de uma tarefa para outra faz com que a gente perca produtividade, então foque em uma tarefa por vez.

“Doing half of something is, essentially, doing nothing.” 
― 
Jeff Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time

2. Seja comprometido

Seja comprometido, mas não com o seu chefe e sim com a sua equipe e com as metas da empresa. Peça para o seu gestor ser transparente com você e sua equipe sobre quais são os objetivos reais que você deve cumprir e se comprometa com eles. Esse comprometimento muitas vezes significará dizer “NÃO” para algumas tarefas que não estejam alinhadas com as metas principais. Então, sempre se pergunte: “Isso é prioridade? Vai realmente fazer a empresa crescer”.

Também seja comprometido com os prazos e seja realista sobre a sua capacidade. Para se destacar no trabalho não adianta aceitar infinitas tarefas e não cumprir prazo de nenhuma delas. Sempre esteja alinhado com as expectativas de prazo e o que realmente significa para a empresa o conceito de “Concluído”. Assim você entregará somente o que é necessário e não gastará energia no que não agrega valor.

“Done is better than perfect.”

― Sheryl Sandberg, Lean In: Women, Work, and the Will to Lead

3. Seja Aberto

Os gestores esperam que seu time seja independente e consiga cumprir tarefas cada vez mais complexas com cada vez menos informação, quem conseguir isso está muito próximo de se destacar no trabalho. Isso significa cada vez mais correr riscos, errar mais, mas sempre estar aprendendo e correndo atrás de soluções espertas e fáceis. Como os desafios ficam cada vez mais difíceis, sempre que você tiver dificuldades, você deve estar aberto a novas opiniões e dicas de como resolver o problema. Os gestores esperam independência do seu time, mas também espera que eles procurem ajuda quando necessário.

Mas… como vou saber que é necessária uma ajuda??? Temos uma dica ótima para isso: Antes de fazer uma pergunta, pergunte para si mesmo, depois pergunte para o Google, se ainda assim não achou a resposta, pergunte para o seu time, e a seguir pergunte para o seu gestor ou para especialistas. Isso funciona muito bem para levar somente dúvidas complexas para o seu gestor e mostrar que seu time consegue ser independente.

4.Tenha Coragem

Tenha coragem para:

– Dizer “NÃO!!!” quando a tarefa não está alinhada com o objetivo principal ou para pedir para o seu gestor organizar sua lista de prioridades.

– Aceitar que nem sempre você está correto. Quando a equipe acredita que um caminho diferente é melhor, abrace a ideia e ajude o time a cumprir a meta.

5.Pratique Respeito com a sua equipe

Respeite as capacidades e dificuldades de cada um. Ajude o seu time a crescer no que você é bom e aprenda com eles. Não tente ser um herói e fazer tudo por conta própria, esteja disposto a ajudar sem julgar.

“No Heroics. If you need a hero to get things done, you have a problem. Heroic effort should be viewed as a failure of planning.” 
― 
Jeff Sutherland, Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time

Essas dicas foram todas tiradas das metodologias ágeis de projeto, porque estes profissionais estão fazendo as empresas de tecnologia crescerem exponencialmente nas últimas décadas. Além de startups e empresas de tecnologia essas metodologias estão ficando cada vez mais comum em grandes indústrias de manufatura e multinacionais.

Você quer saber mais sobre essas metodologias??? Confira a nossa Trilha de Scrum e seja um profissional e um líder de equipes de alta performance.

bit.ly/trilha-scrum

Autor: Everton Menezes